jump to navigation

Algumas ideias sobre a nova versão do Linux Educacional da SEDUC. 31/07/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

boto_____________________________________________________________________________________________

Divulgo alguns pontos de vista sobre a nova versão do Boto que terá o codinome Cabano, uma homenagem justa ao movimento revolucionário ocorrido no estado do Pará no período de 1835 a 1840.


Vamos a elas:


1. A nova versão do BotoSetCabano deverá ter como foco principal a integração a sua interface gráfica das ferramentas com potenciais pedagógicos disponíveis na internet (Google Docs, Youtube, WordPress, por exemplo). Esta ideia será materializada através de um painel a ser incorporado ao boto semelhante ao utilizado pelo MacOS X. Entretanto, o menu “Aqui” já existente deve ser mantido.


A ideia original é a de que o Boto, diferente do Linux educacional, seja uma personalização que visa incentivar educadores e alunos a utilizarem pedagogicamente os recursos disponíveis na internet. Será uma personalização do Ubuntu para quem quer utilizar todo o potencial educativo da Rede Mundial de Computadores, que em nossa concepção é um espaço privilegiado de produção de saberes, trocas de experiências educacionais e compartilhamento de conhecimentos.


2. Esta nova versão será constituída de uma personalização para servidor de redes e um versão live-cd que será instalada nas estacões de trabalho das salas de informática da rede estadual de ensino. Para viabilizar os servidores nas salas de informática será necessário a aquisição de memorias e demais equipamentos, conforme previsto no Convênio de Cooperação Técnica firmado entre a SEDUC e a UFPA.


3. O ambiente educacional do Boto terá como temática a cabanagem (a versão atual utiliza cores e ilustrações referentes ao açaí), portanto haverá necessidade de trocar os temas da área de trabalho (cores e papeis-de-parede). Este trabalho deverá ser feito pela equipe do Projeto SET em conjunto com a equipe de designers da SEDUC ou design contratado pelo CTIC.


4. Devido às eleições de 2010, todas as logomarcas referentes ao Governo Popular deverão ser substituídas por bandeiras do estado do Pará. O Boto tende a ser um software institucionalizado e público.


5. Algumas correções precisam ser feitas para a próxima versão:


Melhorar a usabilidade para a configuração de rede e internet, além de compartilhamento de arquivos e impressoras e atenderemos, assim, a demanda de coordenadores de salas de informática e professores(as) que utilizam o Linux educacional da SEDUC. Tudo que parece ser difícil de fazer – por um usuário com pouco conhecimento de sistemas operacionais, deverá ser feito em apenas alguns cliques.


Adição de um botão Rede (ou algo equivalente para o “Ambiente de Redes” do Windows);


Haverá a possibilidade de utilizar o Modo de instalação em “Modo Texto” (Alternate) para máquinas com menos de 256 MB de memória RAM;


Manter a proposta do Live CD + CD de pacotes (substituir a forma de instalação: de pacotes avulsos para um míni-repositório) ou um DVD;


Melhor suporte a dispositivos móveis (internet 3G e câmeras digitais).


Atendendo a solicitação de coordenadores(as) de salas de informática será implementada uma solução que permite restaurar o Boto a sua configuração Padrão, sem perda de arquivos dos alunos(as) .


A nova versão poderá conter recursos que permitam sua utilização como multiterminal. (Uma contribuição que considero original no Linux Educacional do MEC).


Será disponibilizado no sistema um estúdio com ferramentas para edição de programas radiofônicos e audiovisuais para atender os projetos de rádio-escola e Tv nota 10, além de aplicativos para robótica.


6. Estamos discutindo com a UFPA o ambiente gráfico padrão para a nova versão do BotoSetCabano. No momento temos disponíveis três possibilidades:


KDE 3.5

KDE 4.2

Gnome 2.26


Atualmente é utilizado o KDE 3.5 na versão Açaí do Projeto SET. Entretanto, esta versão está descontinuada pela equipe do KDE e do Kubuntu, e seria muito complicado adotar esse ambiente para a nova versão (porém, na UFPA, a versão 3.5 ainda deverá ser utilizada).


O KDE 4.2 e o Gnome 2.26 são utilizados nas versões atuais do Ubuntu e Kubuntu. A Ctae preocupa-se em manter os mesmos aplicativos já utilizados no Boto Açaí. A equipe do SET deverá desenvolver duas interfaces-testes (ambientes de trabalho) para a nova versão do BotoSetCabano (cada uma utilizará o KDE 4 e o Gnome 2.26 respectivamente), já com as sugestões dadas pela CTAE.


7. O mês limite para a apresentação para os professores(as) das duas sugestões de interfaces será agosto em um encontro a ser definido pela CTAE/CTIC. Deste modo, os educadores deverão avaliar as interfaces e escolher a que for mais amigável. A partir desta escolha é que será construída, de fato, a nova versão do BotoSetCabano, que está planejada para ser apresentada no dia 7 de janeiro de 2010 (aniversário da cabanagem). Na apresentação, também será mostrado a metodologia de trabalho e organogramas.


8. Enquanto a nova versão do BotoSetCabano vai sendo construída coletivamente a UFPA disponibilizará para todos os educadores uma atualização da versão Acaí já em fase de conclusão.


Além disso, precisaremos formar técnicos de suporte e os professores(as) de laboratório, numa perspectiva que eles sejam os multiplicadores de conhecimento (e também irão realizar a divulgação e a popularização do BotoSetCabano). Uma outra forma de divulgação será a criação de um blog específico para o BotoSetCabano, com contribuições dos professores e da comunidade em geral (testes, dúvidas e sugestões).


9. A CTAE, também, pediu para verificar a possibilidade de utilização de uma máquina servidora na UFPA para hospedar o repositório de pacotes do BotoSetCabano, em virtude de dificuldades técnicas e operacionais em armazená-los nos servidores da SEDUC.

10. Especificamente para a versão de servidores de laboratórios, a CTAE pediu para desenvolver uma instalação em DVD com os pacotes e configurações prontos para serem instalados.


11. Em o SETadm, a CTAE sugeriu um suporte melhor para o cadastro de alunos e controle de acessos a páginas Web. Também solicitou uma forma de permitir que o professor(a) observe quais sites que os alunos estão acessando no momento da sua aula e possa ter acesso a estatísticas sobre a utilização educativa e ética da internet.


Texto: Luis Cavalcante

Baseado na Ata de Reunião CTIC/CTAE

___________________________________________________________________

Comentários»

1. Marcelo Carvalho - 02/08/2009

Professor Cavalcante, gostei das novas idéias e propostas do novo BotoCabano, a começar pelo nome.
Minha sugestão é cadastrar a proposta do novo boto no fórum de desenvolvimento do Linux Educacional do MEC, pois desta forma podemos contribuir com o deles e assimilar idéias que são lançadas por lá. Creio que a colaboração é o núcleo fundamental da proposta do Linux, saber livre e compartilhado, este deve ser nosso compromisso.

Parabéns pelo novo convênio e pelo novo Linux Cabano.

Marcelo Carvalho

2. Marcelo Carvalho - 02/08/2009

Professor Cavalcante o Boto Cabano também deveria trazer soluções voltadas aos alunos e professores com necessidades especiais. Existem softwares livres que podem auxiliar o trabalho pedagógico com alunos com déficit de visão, audição ou dificuldades motoras.
Vamos inserir mais esta pauta no projeto do novo boto.

Marcelo Carvalho
______________________________________________________________________________________________
Estou de pleno acordo…
Luís Cavalcante

3. « Unidade Pedagógica na Escola 15 – USE15 - 30/12/2009

[…] Ainda não está definido. Clique aqui para ler mais Postado em […]


Deixe um comentário