jump to navigation

A vez e a hora do Aluno Monitor(Argonauta) 03/02/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

Em 2008, a CTAE elaborou o Projeto de Aluno Monitor(Argonauta) e destinou uma parcela significativa de seu recurso orçamentário para assegurar o pagamento de bolsas para os estudantes que participam do Programa Escola de Portas Abertas. O Ano de 2009, se inicia com os recursos liberados para as escolas participantes do programa e com a Coordenação de Inclusão Digital do EPA  apresentando o projeto do aluno monitor (Argonautas).

Apresentamos algumas informações sobre o programa e apresentaremos em breve a lista de escolas beneficiadas pela ação da DEDIC/CTAE/CAEC/SAEN

Quais os critérios para seleção de Alunos bolsistas e Monitores de informática?

O aluno precisa estar matriculado e frequentando regularmente a Escola em que está implantado o Programa “Escola de Portas Abertas”; ter no mínimo 16 e no máximo 24 anos; cursar o 1º ou 2º ano do Ensino Médio; possuir, preferencialmente, um bom rendimento escolar; demonstrar interesse em desenvolver atividades em benefício da comunidade; não ter vínculo empregatício ou qualquer tipo de remuneração oficial; o período de duração da monitoria é de 5 meses podendo ser renovado uma vez por igual período. No caso do aluno monitor, este terá que ter disponibilidade de 4 horas diárias no turno contrário ao de estudo efetivo na Escola. A Escola terá que dispor de sala de informática com, preferencialmente, professor coordenador lotado naquele espaço.

Obs.: Os critérios acima relacionados não são excludentes entre si.

Qual a diferença entre o aluno monitor, o oficineiro comunitário da educação digital e o bolsista do EPA?

O aluno monitor será um jovem matriculado no 1º ou 2º ano do ensino médio e que esteja efetivamente frequentando as aulas, este auxiliará o professor coordenador lotado na sala de informática, ministrará cursos de informática básica e orientará os colegas no uso adequado da tecnologia, estas atividades deverão ser desenvolvidas em turnos contrários, nos dias letivos, ao que o aluno está matriculado e receberá uma carta de recomendação pela Coordenação do EPA ao final do período de sua monitoria.

O oficineiro da inclusão digital pode ser uma pessoa da comunidade intra ou extra-escolar que, selecionado por meio de um projeto apresentado ao gestor e ao conselho escolar, ministrará oficinas de informática nos finais de semana, nos moldes do voluntariado, que venham ao encontro das necessidades presentes na comunidade. O bolsista do programa “Escola de Portas Abertas” articula o programa junto a comunidade.

Quais os municípios que já foram beneficiados com a implantação do EPA?

O EPA, atualmente, está em todos os polos das regiões de integração e propõe-se, até 2010, estar em todos os 143 municípios do Estado do Pará. Mais de 100 (cem) escolas serão atendidas pelo projeto Aluno Monitor (Argonauta) do EPA.

Fonte: Coordenação de Inclusão Digital do EPA.

ALÔ, ALÔ INTERIOR!!!!!  HELLO PARÁ!!!!!

As escolas, abaixo relacionadas, vão receber 5 mesas para computadores, 5 cadeiras e uma mesa para impressora.  Fiquem vigilantes!  Por favor usem os novos computadores em projetos inovadores.  Sejam felizes!  E qualquer problema informe aqui no blog.

————————————————————————————————————————————————-

The schools listed below are  going to receive 5  desks for computers, 5 chairs, and one table for a printer.  Be on the lookout for their arrival!  Please use the new computers for innovative projects.   Be happy!  And please keep us informed of any problem.  Post any report here on the blog.

_________________________________________________________________________________

Relação de município

Município de Muaná.

Escola Deputado Osvaldo Braga

Dr. Cipriano Santos – Vila Jararaca

Município de Curralinho

Maria das Dores Sá

Município de Salvaterra

Escola de Joanes

Escola de Ensino Fundamental Mangueira

Município de Melgaço

Getúlio Vargas

A tradução do texto para o inglês foi feita por Charlie Roberts. Ele veio participar do Fórum Social Mundial.  Para conhecê-lo assista a participação que ele teve no programa ¨The Daily Show¨ onde fez a tradução do Presidente Evo Morales da Bolívia

Veja aqui

_________________________________________________________________________________

Atenção professores(as) da Escola Guadalupe.

A solicitação feita a Coordenadora do Proinfo (Bertolina Silva) foi atendida. Desejamos sucesso e que vocês utilizem de forma ousada os recursos disponíveis.

Não estamos no mundo para produzir mesmice. Creio, que vocês tem a ousadia de lutar e  a capacidade de sonhar coisas belas.

Parabéns!!!!!!!!

____________________________________________________________________________________________

Filosofia Cyber

Ser honesto é um compromisso com a sua consciência. Ser honesto é ser fiel, leal, inclusive com àqueles que não acreditam em você, mesmo que isso lhe traga prejuízos ou sacrifícios, por isso, é uma virtude, sim.

Professor Samuel (NTE-Benevides)

_____________________________________________________________________________________________

Até o próximo post.

Carpe Diem

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: