jump to navigation

Radio Escola 03/02/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

A integração entre o Rádio e a Educação tem ocorrido, tanto na programação das emissoras, quanto em âmbito escolar com a implementação de projetos que, além de promover a audição e análise de programas radiofônicos, estimulam a criação de rádios ou “emissoras” com “transmissões” em circuito fechado dentro das escolas. A programação de cunho pedagógico e cultural é produzida em conjunto por integrantes da comunidade escolar.

Em projetos espalhados pelo Brasil, a rádio vem se convertendo num ativo recurso tecnológico, capaz de resgatar e valorizar a voz dos membros da comunidade e suas formas de articular o pensamento e expressar emoções, compartilhar experiências e debater questões relacionadas ao cotidiano da comunidade escolar.

O conteúdo produzido nas escolas, pode ser socializado com pessoas de todo mundo via WEB, trata-se da criação do “Podcast”, rádio virtual desenvolvida com softwares não-proprietários. O uso pedagógico dessa ferramenta pode ser bastante interessante, pois possibilita a produção de conteúdo, divulgação e reformulação de forma colaborativa. Os alunos e professores assumem a postura ativa na elaboração do conhecimento e encontram na rádio o instrumento para divulgá-lo.

A CTAE/DEDIC/SAEN tem estimulado a utilização das novas tecnologias na educação. Elaborou o projeto rádio escola e agora divulga a relação das 50 (cinquenta) primeiras escolas que foram selecionadas para participar do projeto.

Acesse a relação

________________________________________________________________________________________________________________

Pinga Fogo!!!!

NTE de Tucuruí, através de seu coordenador Cláudio Fernandes, solicitou lotação da multiplicadora DILMA MARIA DO  SOCORRO   DO AMARAL CORREA. A CTAE encaminhará a solicitação a CODES, caso preencha os critérios, dando continuidade a política de revitalização dos NTEs no Estado.

A CTAE, lembra aos coordenadores(as) de salas de informática e núcleos tecnológicos que estados importantes da federação, como São Paulo, praticamente desmontaram seus núcleos de tecnologias e retiraram coordenadores(as) das salas de informática.

Nossa política, ao contrário desses governos, tem primado pela lotação de novos multiplicadores(as)  nos NTEs e  educadores(as) nas salas de informática.

____________________________________________________________________________________________________

A Ctae, solicitou a Empresa Digidados a instalação dos computadores do Proinfo na Escola João Apolinário Batista
Pamploma, localizada no Município de Santa Cruz do Arari, Rua Benjamim Gaioso Iglesias, 70.

Solicita ao gestor(a), professores(as) e a comunidade da escola que fiquem em contato conosco, através do blog, e nos comunique caso a empresa demore a instalar os equipamentos.

________________________________________________________________________________________________________________________________

Em nosso próximo post informaremos sobre a lotação dos ambientes pedagógicos nas escolas  e explicaremos como serão lotados os professores(as) nas salas de informática.

carpe diem para todos

Luís Cavalcante

********************************************************************************************************

Enquete


Comentários»

1. Marcelo Carvalho - 03/02/2009

Bem vindo seja todo blog criado para facilitar e iluminar o trabalho dos educadores;
Bem vindo seja todo canal de comunicação livre;
Bem vindo todos aqueles que queiram contribuir e aperfeiçoar este blog!

Marcelo carvalho

2. NTE/Castanhal - 03/02/2009

“Nossa política, ao contrário desses governos, tem primado pela lotação de novos multiplicadores(as) nos NTEs e educadores(as) nas salas de informática.”

Iniciativas como essas, a do blog e outras, fazem a diferença e demonstram a vontade de realizar mudanças significativas dentro do processo de inserção das tecnologias na educação no nosso Estado. Parabéns!

3. Edna Brito - 06/02/2009

Estou felicíssima, em participar deste curso, juntamente com muitos colegas e em especial uma professora maravilhosa que nos ensinou coisa novas para nossa vida.Jesus te Ama.

4. Francisco - 06/02/2009

Fazendo este curso de informática, tive oportunidade de conhecer vários amigos e amigas de profissão e assim digo foi um curso muito bom

5. sventur2 - 14/02/2009

Fevereiro, 14 2009.

Estou fazendo o curso de Mídia na Educação, estou feliz por estar aprendendo muito com a nova forma de ensinar com a nova tecnologia . O que me deixa triste e que as escolas ainda não estão informatizadas difucultando, uma vez que, percebemos que nossos alunos já possui em casa tais informatizações. Mas continuo acreditando que a educação vai mudar. Deus É Maior.

6. Destaques - Imagens e textos « NTE - 05/04/2009

[…] Imagens da reunião com as gestoras das escolas que receberam o equipamento de rádio, através do projeto Rádio Escola: Regiane e Cristiane da Escola Mario Queiroz do Rosário;Profª. Eliana da Escola Sementinha do Saber; Profª Rizonilde da Escola Argentina Pereira; Profª Clara Matos da Escola Bolivar Bordallo Silva. Saiba mais sobre o projeto “Radio Escola “ […]

7. Nas escolas, as coisas acontecem « NTE - 08/08/2009

[…] uma serie de ações ligadas aos projetos da escola. Saiba mais sobre o Projeto Radio Escola aqui, e visite o blog da escola Bolivar Bordallo para ver a […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: