jump to navigation

NTEs elegem democraticamente seus coordenadores 05/02/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

Gerir a educação pública buscando construir o ensino público de qualidade significa enfrentar grandes desafios. A CTAE considera que um dos grandes desafios que devemos encarar diz respeito a avançar na implantação da Gestão Democrática nas escolas.

Entendemos que um bom projeto de Gestão Democrática deve ser ancorado em alguns princípios, entre os quais destacamos: descentralização, participação e transparência de nossas decisões:

A descentralização implica que na administração dos bens comuns públicos, as decisões e ações devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada, objetivando estimular a participação de todos os sujeitos envolvidos no processo de edificação da escola pública de qualidade.

A participação, por sua vez, deve despertar nos gestores(as), professores(as), estudantes, funcionários(as), pais, mães ou responsáveis e na comunidade o desejo de discutir o projeto de escola pública que queremos construir: uma escola crítica, libertadora e de boa qualidade.

Um bom projeto de escola ficará incompleto se as ações dos sujeitos de direitos envolvidos não forem embasados no princípio da transparência, isto é, qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos.

A Gestão Democrática é formada por alguns componentes básicos: constituição do Conselho Escolar; Elaboração do Projeto Político Pedagógico de maneira coletiva e participativa; definição da utilização e fiscalização dos recursos financeiros da escola pela comunidade escolar; divulgação e transparência na prestação de contas; avaliação institucional da escola, dos professores, dos dirigentes, dos estudantes, da equipe técnica e realização de eleição direta para diretor(a);

Aliás, sobre a eleição direta para diretor a Conferência Estadual de Educação construída pelo governo popular, com significativa participação de diversos segmentos da sociedade civil, deliberou pela sua realização em todas as escolas da rede estadual de ensino.

A CTAE – Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação, em consonância com a Política defendida pelo Governo Popular, com os fundamentos teóricos da Gestão Democrática e com o que foi aprovado na I Conferência Estadual de Educação, decidiu que os NTE’s, a partir desta data, elegerão seus coordenadores por meio de eleição direta e universal para um mandato de 02 (dois) anos, sem direito a re-eleição. No processo eletivo terão direito a voto todos os funcionários e professores lotados efetivamente nos núcleos. Neste sentido, todos os NTE’s deverão organizar o processo eletivo de seus coordenadores, com exceção daqueles que tiveram coordenadores empossados em 2008, pois estes encontram-se em exercício de mandato, tão logo completem o período de 02 (dois anos) ocorrerão as eleições e os atuais coordenadores não poderão se candidatar.

A CTAE elogia o NTE-Bragantino, primeiro Núcleo a efetivar o processo eletivo em 2009, indicando como nova coordenadora para o biênio 2009/2010, a professora multiplicadora Maria Áurea Albuquerque Souza. A eleição ocorreu no dia12/01/09, e transcorreu em clima democrático, todos puderam manifestar sua opinião e exercer seu direito de voz e voto.

Ao professor Valter do Rosário Dias, antigo coordenador, a CTAE manifesta sentimentos de carinho e estima e, agradece por sua contribuição enquanto esteve a frente da coordenação.

Informamos que todo o processo de eleição dos núcleos deve ser registrado em ata e enviado a Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação para homologação do resultado.

AVISO AOS CYBER EDUCADORES(AS)

A Coordenação de Inclusão Digital do EPA informa as escolas que participam do Programa Escola de Portas Abertas e foram selecionadas para participar do Projeto Aluno Monitor (Argonautas) que a reunião de apresentação do projeto será no dia 12 de fevereiro, na Estação Gasômetro, de 9h às 12h.

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ( NTE-BELÉM)

Estão abertas as inscrições para as novas turmas do curso de formação continuada em Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. As aulas começarão dia 16 de fevereiro.

MAIS INFORMAÇÕES AQUI

A CTAE avisa a todos os coordenadores(as) de salas de informática que a SEDUC mantém um contrato com empresa terceirizada para manutenção de condicionadores de ar.

Para solicitar a manutenção dos condicionadores da sala de informática ou de qualquer outra dependência da escola ligue:

SERVIÇOS GERAIS: 3201-5163 / 9632-5994

GERENTE: CELIO WANDERLEI PAMPLONA FERREIRA

Veja se sua escola é beneficiada pelo contrato.

escolasbeneficiadas

QUADRO DE AVISO

O Diretor da Escola Eduardo Lauande comunica aos interessados que está precisando de professores(as) para serem lotados na sala de informática da escola.

A escola tem uma excelente infraestrutura e fica localizada no Bairro que leva o nome do grande revolucionário Ernesto Che Guevara.

O Diretor do CAIC-Waldemar Henrique, também, está precisando de professores para serem lotados nas salas de informática. A escola fica localizada no bairro do Benguí.

Fazendo Pipocas

Comunicamos que seis (06) NTE’s receberão micro-ondas. Os multiplicadores poderão deixar de ser boias-frias na educação, aproveitem e façam muitas pipocas. Mais informações entrar em contato com a professora Bertolina.

Bombou na NET

O blog do Curso de Mídias na Educação, criado e administrado pelo professor Marcelo Carvalho (CTAE), já atingiu a marca de 4139  acessos.

captura_de_tela

Valeu Marcelo.  Tudo pela escola!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Na educação o que é bom se copia e melhora

Escolas do Rio vão usar celular para alertar pai sobre ausência de aluno

Bem que a SEDUC poderia adotar a proposta. .. com software livre ficaria original.

Outra medida que poderia ser tomada era permitir que os país de alunos acessassem, pela internet, as notas de seus filhos. O sistema já é  WEB, então porque não fazê-lo!!!

Frase do dia:

Não há vida sem correção, sem retificação.
Paulo Freire

Comentários»

1. Aurea(Multiplicadora) - 05/02/2009

Que otimo! Vamos aproveitar e pedir para vir junto uma copa e um prédio que seja nosso também!!RSRSRS!!! Brincadeira! É que estamos quase sendo ‘despejados’, e não deu pra perder a oportunidade de rir da situação em que nos encontramos. Adorei a referencia às pipocas, mas aqui em Bragança cada um de nós vai levar sua tigela de camarão e um comprar um açaizinho ao lado do NTE.
Abraços para coordenadora do Proinfo!

2. Profª Nilza Moraes - 09/02/2009

Parabéns pelo blog,e aproveito para informá-los que minha escola(EEEFM “Hilda Vieira) não está na lista das contempladas em manutenção de ar condicionado, mas precisa urgente de uma manutenção pois desde agosto de 2008 que estamos sem ar na sala de informática.Um grande abraço e fiquem com Deus!!!

ctaeseducpa - 09/02/2009

Infelizmente, sua escola não está na relação das que recebem ou serão beneficiadas pela manutenção de aparelho de ar condicionado.
Compareça a CTAE, pois verificaremos uma forma de ajudar a escola….
Ligue para mim:
9624-0707


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: