jump to navigation

A todos os corações femininos 01/03/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

Dia Internacional da Mulher

Esta semana o blog da CTAE é dedicado as mulheres. Aproveitamos a passagem do Dia Internacional da Mulher, que transcorrerá no 08 de março para prestar uma justa homenagem as mulheres de todo o mundo, que lutam por igualdade de direito, justiça e contra todas as formas de discriminação.

Gostaríamos de homenagear, especialmente, as mulheres que são educadoras, merendeiras, agentes administrativos, pedagogas, gestoras de Ures, Uses, diretoras de escolas, que exercem suas atividades profissionais na Secretaria de Estado de Educação – SEDUC e acreditam que com sua dedicação e trabalho cotidiano podem construir uma escola pública de boa qualidade, que coloque como centro da discussão pedagógica a luta das mulheres e o combate a todas as formas de discriminação e violência.

Cada mulher que trabalha na SEDUC trás em si um pouco da luta das mulheres que se destacaram na história da humanidade. Mulheres como Rachel de Queiroz – a 1ª mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras; Chiquinha Gonzaga – primeira compositora da música popular brasileira; Bherta Lutz uma das pioneiras da luta pelo voto feminino e pela igualdade de direitos entre homens e mulheres no país; Maria José Rabelo Castro Mendes, a primeira mulher funcionária pública admitida em 1918, no Itamaraty; Benedita Souza da Silva Santos a primeira senadora negra do Brasil.

Nossas mulheres cabanas foram forjadas em suas próprias lutas a exemplo de mulheres de como Isa Cunha – que partiu, mas deixou seu exemplo e determinação na organização do Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade e Luzia Canuto que continua sua luta em defensa da reforma agrária. Há as que vindo de fora, a exemplo de Irmã Doroty, que se apaixonam tanto pelo povo amazônico que foram capazes de oferecer a própria vida para que de nosso solo continuasse brotando a esperança, para que nossos rios e igarapés continuem saciando a nossa sede de justiça.

A todos os corações femininos desejamos sucesso em suas lutas e reafirmamos nossos desejos de sermos companheiros (pelo menos alguns de nós) na luta travada pelas mulheres no mundo inteiro por liberdade e igualdade.

Queremos, ainda, demonstrar nosso apoio com gestos concretos, compartilhando as atividades domésticas, cuidando da educação de nossos filhos, contribuindo para acabar com a dupla jornada de trabalho e com séculos de patriarcalismo, no qual a mulher e a natureza foram e são representadas como figuras submissas e passivas frente ao poder.

Queremos, finalmente, desejar boas-vindas a todas mulheres que estão ingressando, através de concursos públicos, na SEDUC, que chegaram tão cheias de sonhos, de ideias inovadoras e com tanta vontade de mudar a realidade da educação pública.

São as nossas Anitas Garibaldi cabanas, assim descrita por um general:

Quando o combate tornou-se mais renhido, via-se que era Anita quem mais animava os soldados do seu marido a serem valentes. Os meus oficiais, especialmente os que estavam na vanguarda, me referiram que era a combatente com a espada em punho e com seus lindos cabelos flutuantes que mais se expunha às nossas balas; que mais trabalhava pela vitória de seu marido, tendo por vezes posto em dúvida a sorte de minhas forças.

Finalmente, vendo reduzido o número de seus bravos soldados, pela morte de muitos e ferimentos de outros, como vendo-se completamente cercada por meus comandados, deixou-se aprisionar, seguida de alguns combatentes. Quando me foi apresentada estava mal vestida, desgrenhada, bem como com voz embargada, devido à tremenda luta e ao fato de ficar separada de seu marido; via-se que ela padecia horrivelmente, tendo por tudo conquistado a minha admiração, como a de meus comandados, por nunca termos pensado em ver uma mulher tão valorosa, tendo-nos enchido de maior orgulho porque era uma catarinense, uma compatriota que dava ao mundo tão sublimes provas de valor e intrepidez.

[…] apesar, ainda mais, da promessa que lhe fiz de restituí-la a seu esposo na primeira oportunidade, a denodada Anita com uma pasmosa coragem conseguiu fugir em noite tenebrosa. Quando este fato teve lugar e chegou ao meu conhecimento, fiquei penalizado por não possuí-la mais como prisioneira, mas tendo desejado que ela encontrasse o seu marido, e tirasse também da dolorosa situação em que se achava, julgando nunca mais vê-lo para sua desgraça.

Ainda agora, apesar da passagem de vinte anos, quando me recordo do seu pasmoso heroísmo, dos seus cruéis sofrimentos, das suas angústias, sinto ensoberbecer-me, por haver sido Anita minha gloriosa prisioneira, o mais honroso título da minha longa vida e o principal enfeite da minha fé de ofício.”

(Antônio de Melo Albuquerque, o Melo Manso, em uma carta que manda ao marechal Leite de Castro).

Nossas Anitas. Sejam Bem-vindas!!!!!!!

Giusseppe – Professor da Rede Estadual de Ensino

Assista ao vídeo de Chico Buarque.

_________________________________________________________________

Mulher e aluna destaque

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar a aluna Andressa Christina Teixeira Fontel, aluna da escola Paulino de Brito, que foi a primeira colocada como aluna cotista do curso de medicina da UFPA.

Parabéns e sucesso na Universidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Saiba mais em:

Leia em: http://escolapaulinodebrito.blogspot.com/

___________________________________________________________________________________________

Poesia

Telha de vidro

(Rachel de Queiroz)

Quando a moça da cidade chegou

veio morar na fazenda,

na casa velha…

Tão velha!

Quem fez aquela casa foi o bisavô…

Deram-lhe para dormir a camarinha,

uma alcova sem luzes, tão escura!

mergulhada na tristura

de sua treva e de sua única portinha…

A moça não disse nada,

mas mandou buscar na cidade

uma telha de vidro…

Queria que ficasse iluminada

sua camarinha sem claridade…

Agora,

o quarto onde ela mora

é o quarto mais alegre da fazenda,

tão claro que, ao meio dia, aparece uma

renda de arabesco de sol nos ladrilhos

vermelhos,

que — coitados — tão velhos

só hoje é que conhecem a luz doa dia…

A luz branca e fria

também se mete às vezes pelo clarão

da telha milagrosa…

Ou alguma estrela audaciosa

careteia

no espelho onde a moça se penteia.

Que linda camarinha! Era tão feia!

— Você me disse um dia

que sua vida era toda escuridão

cinzenta,

fria,

sem um luar, sem um clarão…

Por que você não experimenta?

A moça foi tão vem sucedida…

Ponha uma telha de vidro em sua vida!

___________________________________________________________________________________________

Galeria de nossas Anitas

pipocas1

As multiplicadoras do NTE-Bragantino estreiam o novo micro-ondas

Professora Orlandina do NTE-Redenção.

Carro acidentado, mas compromisso com a educação renovado!!!!

fotouse10

Use 10 – Mulheres de luta

foto-21

As guerreiras do Aldebaro klautau

katia-e-familia

A T.E do ECA Vermelho e a esperança de um mundo mais justo!!!!

smaldone2

Mulheres da Escola Felipe Smaldone: Effatha!!!!!!!!!!!!!

escolariocaete1

A ousadia da diretora e das professoras da Escola Rio Caeté

magabira

Professoras de sala de informática reunidas com a comunidade

Mulher que faz e acontece!!!!!!!!!

Professora Áurea é  tutora do Curso Mídias em Educação,  mais especificamente, da Tutoria da Turma Bragança  3.  O.

socialnetblogcomments1

Fonte da imagem:  http://www.relativitycorp.com

Corações femininos, corações de cupidos

Fabíola ou professora Fá.


Fabíola, ou professora Fá,
Nesse momento em que diante do computador enfrento o sofrimento de lhe escrever algumas palavras, me vem uma indagação: quantas palavras seriam necessárias para descrever uma pessoa especial? não sei dizer. Nessas horas, as palavras nos fogem e ficam apenas a intenção e a emoção do querer dizer “VOCÊ É ESPECIAL!”. Mas, ainda assim, parece ficar sempre a impressão de que ainda não dissemos tudo. Começamos então a procurar palavras nas profundezas de nossa memória e do vocabulário que dominamos. Besteira! Não percebemos que não é à memória, tão pouco ao vocabulário, que devemos recorrer, mas ao coração. E o meu coração, nesse momento, me dá palavras aleatórias, que juntas me fazem ver um SER ESPECIAL: VOCÊ. São elas: BELEZA, não , não só a beleza física que lhe é peculiar, mas, sobretudo, aquela que emana da alma e da índole;GRACIOSIDADE, com a qual encanta aos que têm o dom de percebê-la;INTELIGÊNCIA, que não a torna superior as demais, mas que simplesmente a coloca no grupo dos mestres no que fazem; COMPETÊNCIA, que, mais que professora, a torna uma educadora engajada com a causa da Arte, por meio da qual e na qual faz surgir cidadãos e naõ seres robotizados pelo conhecimento da história da Arte.
A mim, Fabíola, essas palavras dão a certeza de que, de fato, não há como fugir de uma declaração: estou apaixonado. Uma paixão que nada tem a ver com paixão de homem para com mulher, pelo menos até que eu perceba o contrário, mas que se percebe nos enlaces sentimentais fraternos e entre AMIGOS. Uma paixão para além daqueles olhos e daquela pessoa que se delicia com flores, lembra?! Mas que foca e que vislumbra um outro ser: A FABÍOLA, A PROFESSORA FÁ, A MINHA NOIVA.
FELIZ ANIVERSÁRIO, meu amor, e que além da saúde em abundância O PAI ETERNO lhe possa presentear com o dom de continuar sendo quem é: ESPECIAL.
Beijos, do amigo… e NOIVO.
Wlad
retirado do blog da Escola Helena Guilhon. Clique aqui
___________________________________________________________________________________________
Para as mulheres que usam GnuLinux
Mulheres lindas e livres
mulheres pinguins
que usam o sistema
que Deus forjou
podem assistir
a bela apresentação
que um anjo arquitetou.
Mas como deus é generoso
e sabe que muitas mulheres
utilizam o sistema
que o capeta engendrou
resta uma penitência
instale o Broffice
para usufruir do que Deus criou
(Luís Cavalcante)

Clique para baixar (pensamentos)
__________________________________________________________________________________________
Homenagens as Anitas

angelaroza
Veja o vídeo produzido pela Professora Rosângela. Clique Aqui

A  PROFESSORA MARA JARDIM E A LISTA DE COMPRAS

Pão integral
carne de soja
dor no pescoço
pressão na coxa […]

Fonte: NTE-Castanhal. Clique aqui para ler a poesia

[…] Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço […]

Homenagem do NTE-Tucuruí. Clique aqui

Caloura Nota 10

“Alô, Alô, Alô, Papai! Alô, Mamãe! Ponham a vitrola (vitrola?) pra tocar! Podem soltar foguetes que eu passei no vestibular…” (Pinduca)
Parabéns, JOCASTA CALDAS (Turma 302/Tarde), Caloura Nota 10!
Aprovada nas principais universidades públicas do Pará:
. UEPA: Design
. UFPA: Física
. UFRA: Engenharia Florestal
. IFPA (Antigo CEFET): Engenharia de Materiais
Pelo jeito Jocasta, nome mitológico, acaba de se tornar, também, a rainha do vestibular…
Comentário do blogueiro de plantão!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Homenagem da Escola Agostinho Monteiro (Clique Aqui)

Caro leitor, este blogueiro está sofrendo do mal do esforço repetitivo (LER), e há alguns dias uma tendinite braba, resultado dessa nossa lida cotidiária de cerca de 12h diante do computador, me obriga a teclar apenas o necessário. Mas hoje, de munhequeira e a base de antinflamatório, abro esta postagem para homenagear as mulheres em seu dia.

Homenagem do Professos Franz

Leia em: http://esteblogminharua.blogspot.com/2009/03/dizem-que-mulher-e-o-sexo-fragil.html

Que você se recupere logo do mal de blogueiro!!!!!!!!!!!!!!!!

Aliás, o professor Franz é um dos principais responsáveis pela febre de blog que vivemos em nossas escolas.

Comentário feito pelo blogueiro de plantão que prefere se conectar a  internet a assistir televisão, jogar futebol ou sair com os amigos(as)!!!

Presentes e flores

Hoje é dia Internacional da Mulher e todas nós gostaríamos de muitos presentes, e certamente, o mais importante de todos seria que não existessem  motivos para terem criado a Lei Maria da Penha para nos proteger de nossa outra metade, como diz o mito! Hoje  e sempre aceitamos flores, pois em alguns aspectos nós nos identificamos com elas (e garantimos que não é na sua óbvia fragilidade). Acreditamos que elas, as flores, devem ser um ‘mimo’ da natureza para  serem ofertadas para nós, mulheres, em todas as datas especiais e, sem dúvida,  fora destas datas…

rosas

Homenagem do NTE-Bragantino

“Tu és divina e graciosa
Estátua majestosa
No amor!
Por Deus esculturada
E formada com ardor…
Da alma da mais linda flor
De mais ativo olôr
Que na vida é preferida
Pelo beija-flor…

Homenagem NTE-Benevides – http://ntebenevides.blogspot.com/

Atenção. Uma Anita pequenina precisa de sua ajuda!!!!!!!!!!!!!!!!!

Karina Campos Ferreira, de 9 anos, tem câncer e está em tratamento desde abril 2007 no hospital Ophir Loyola. Ela é procedente do município de Santarém e está atualmente residindo de aluguel na rua Américo Santa Rosa, no bairro de São Brás, em Belém (PA). Quem puder dar apoio, favor manter contato com Cristina Campos, pelo telefone (93) 9122-5623.

Saiba mais em http://escolaprosseguir.blogspot.com/

____________________________________________________________________________________________

GRAND MONDE REAL – EDIÇÃO ESPECIAL DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Grand Monde Real não poderia deixar passar despercebido o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, seu editor, Prof. Aguiar, presta sua homenagem a todas as mulheres do mundo e, mais especificamente, as do estado do Pará por suas lutas em defesa da educação Pública de boa qualidade.

O Prof. Aguiar selecionou apenas algumas das admiráveis e numerosas mulheres servidoras da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC) de Belém, que também são mães para reverenciar a todas que compõem o quadro funcional dessa Secretaria na região. Vale destacar, que nenhuma das homenageadas submeteu-se a procedimentos cirúrgicos de embelezamento ou utilizou de pecúnia para ser destaque na coluna.

Sra. Elaene Barbosa Cavalcante – 08 filhos aposentada

Sra. Marcelina Almeida saraiva – 06 filhos aposentada

Sra. Roseni Almeida – 02 filhos Servidora há 24 anos

Sra. Wanda da Silva Mota “In Memorian” 12 filhos Servidora por 25 anos

Sra. Elineuza da Silva Santos – 02 filhos Coordenadora do EPA

Prof.ª Margarete Arruda Melo – 02 filhos Servidora há 15 anos

Sra. Roseli Felix – 02 filhos Prof. de oficina de chocolate EPA

Prof.ª Mestranda Maria José Lima – 1 filho Servidora há 25 anos

O Grand Monde real comunica a todas as nossas guerreiras servidora, que o Prof. Aguiar estará promovendo a escolha da servidora hostess do ano de 2009 (se virem no Google) que ocorrerá no mais elegante restaurante da cidade – O restaurante do “seu” Dantas, localizado em frente á SEDUC, tendo no comando, o grande cozinheiro (chef) Bené, que servirá um cozido acompanhado por pirão de farinha e harmonizado por Q- Suco de uva bem gelado, ao final será servida como sobremesa a tão famosa cuia de açaí, causadora das constantes ausências no turno da tarde.

As interessadas em participar do evento devem reservar mesa pelo fone 3201-5146.

Aguiar gostou:

De visitar a escola Helena Guilhon e conhecer o novo modelo de uniforme, que tem incomodado tanto o sono da oposição que nunca deu sequer uma borracha para nossos alunos. O uniforme foi confeccionado pelo alfaiate Bill, que é dono de uma micro-empresa que funciona na terceira etapa do conj. Satélite. Os pais estão bastante orgulhosos e os alunos sorridentes pela qualidade do desenho do uniforme.

Cuida-te Dilú Fiúza de Melo.

Aguiar não gostou:

Da coluna concorrente estar repetindo pela 5ª edição fotografias de eventos acontecidos a 2 meses atrás. Parece até que certas pessoas da alta sociedade não possuem dinheiro para comprar roupas. Será a crise Pierre?

Em nossa coluna nossos servidores não apresentam estes problemas, pois possuem cartão gente boa da Yamada, Mariza e C&A, estando sempre renovando seus guarda-roupas.

O que o Prof. Aguiar come no trabalho?

Prof. Aguiar após a assinatura de 500 processos diariamente, costuma saborear o chocolate fabricado pela oficina do programa escola de portas abertas que funciona no Aldebaro Klautau. O chocolate é enviado de forma gratuita pela diretora da escola, mas quem quiser saborear o verdadeiro maná dos deuses basta se dirigir ao Klautau. Além de fazer bem para a saúde, dando energia para assinar mais processos, ajuda a manter financeiramente o programa EPA na escola.

Cuida-te Kopenhagen.

Pensamento do Aguiar:

1) Após tomar seu costumeiro Dormonid para esquecer os problemas da SEDUC o Prof. Aguiar se espantou com essa frase martelando sua cabeça:

A mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova”.

Léon Tolstoi Aguiar

2) A SEDUC é igual a relação de amizade a gente pode falar mal do amigo, mas não permite que outros falem!!!!!!!


Comentários»

1. Franz - 05/03/2009

Oi, Pessoal. O blog do CTAE está cada vez mais interessante e rico. Parabéns!

Franz, precisamos conversar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2. Maria Helena Lenhas - 10/03/2009

Caro Prof. Aguiar, quero parabenizá-lo pela homenagem prestada às servidoras da Seduc.A escolha das personalidades femininas foi impecável deixando-me bastante emocionada.Isso é saber homenagear! Prof. a cada leitura de sua coluna minha admiração pelo Sr. cresce cada vez mais!Vou me candidatar a Hostess de 2009,pois tenho sido uma verdadeira anfritriã em todos os Eventos promovidos em minha escola.Cordiais saudações.

3. Keila Damasceno - 12/03/2009

Gostaria de tirar uma dúvida em relação ao Blog do Ctae. O professor Aguiar é nosso funcionário? Em que Setor ele trabalha?Gosto muito da maneira como ele escreve,só não sei quando é brincadeira ou sério poi ele mescla as duas coisas. Ele existe mesmo?

Vou enviar o seu email para o Professor Aguiar. Ele vai responder quando da atualização da Coluna que mantem no blog da CTAE

Professor Luis


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: