jump to navigation

Aluno Repórter, rádio escola e a coluna do Aguiar. 06/04/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

No dia 03 de abril de 2009, ocorreu o lançamento do Projeto Aluno Repórter: A Imprensa na Escola, no município de Bragança. A Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação aproveitou a oportunidade para entregar às primeiras quatro escolas do município o Kit Tecnológico Rádio Escola para que professores(as) e alunos(as) desenvolvam projetos educativos utilizando o rádio, de acordo com os projetos elaborados pela comunidade escolar.

Serão distribuídos cinquenta kits a ser entregues em diferentes regiões de integração do estado do Pará.

O Projeto Aluno Repórter é um dos projetos pedagógicos mais inovadores em andamento nas escolas da rede estadual de ensino. Produto de uma articulação entre a Primeira URE, o NTE-Bragantino e a comunidade local, que objetiva formar cidadãos críticos, difundir práticas radiofônicas, integrar diferentes conteúdos do currículo e contribuir para melhoria da aprendizagem dos alunos(as) de Bragança, Tracuateua, Augusto Correa, Viseu e Cachoeira do Piriá.

Entre os objetivos do Projeto destacamos:

1) Formar alunos(as) para atuarem como repórteres dentro da comunidade escolar;

2) Despertar o interesse pela pesquisa;

3) Potencializar o gosto pela leitura;

4) Estreitar a relação entre as escolas, comunidade e Universidade.

O Kit Tecnológico Rádio Escola vai fortalecer as ações do Aluno Repórter na região e, os professores Beto Amorim e Ailton Rocha, formadores do NTE-Bragantina, irão orientar a instalação das rádios no interior das escolas, assim como irão acompanhar a execução dos projetos em nossas unidades de ensino.

A cerimônia de lançamento do Projeto Aluno Repórter reuniu mais de duzentas pessoas que lotaram o auditório da Escola Estadual Bolívar Bordalo e contou com a presença dos Coordenadores(as) e representantes da Ctae, do Proinfo-Estadual, da TV Escola, da Primeira URE, do Sebrae, do Nte-Bragantino, da Ufpa, o Padre e o Bispo de Bragança.

A Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação fica muito feliz pela capacidade do NTE-Bragantino de se articular com a comunidade local e, principalmente, porque seus coordenares(as) não se limitam, apenas, à realização de Cursos de Formação de Professores(as), mas se mostram empenhados em estimular a construção de projetos inovadores, no interior das escolas, colocando em evidência a região bragantina.

Parabenizamos, também, pela bela iniciativa, os nossos multiplicadores Beto Amorim e Ailton Rocha, os quais dão prova de que podemos criar projetos exitosos, inovadores e significativos para a comunidade local, através da integração das diferentes tecnologias, promovendo a inclusão social e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Aproveitamos a oportunidade para reconhecer o excelente trabalho que a Professora Áurea vem desenvolvendo no NTE-Bragantino!!!

cerimonia_de_abertura

A composição da mesa.

professores

Professores Beto Amorim e Ailton Rocha

Uma Escola que surpreende!!!!

Após a cerimônia de lançamento do Projeto Aluno Repórter e entrega do Kit Tecnológico Rádio Escola, a equipe da Ctae foi convidada a participar da cerimônia de comemoração do décimo terceiro aniversário da Escola Rio Caeté.

Ao visitarmos a Escola Rio Caeté encontramos, talvez, a mais organizada e bem sucedida unidade escolar da rede estadual do Pará.

O prédio é lindo e muito bem administrado pela diretora vermelha, que vem se mostrando uma das melhores administradoras de escola da rede estadual de ensino. Não é somente o prédio que é lindo, mas, principalmente, a sensação de pertencimento que a comunidade tem da escola. O sentimento de orgulho e compromisso com a educação que demostram o corpo docente, discente e toda a comunidade, os quais inovaram, inclusive, quando mandaram colocar outdoor na cidade e produziram um vídeo sobre a escola que foi veiculado na televisão local.

Gostaríamos que todas as nossas escolas fossem assim. Tivemos vontade de não retornar de Bragança!!!!

diretora_vermelha

A diretora vermelha

___________________________________________________________________________________________

O Grande Monde Real

(Uma Coluna Pós-Moderna)

O prof. Aguiar, a crise financeira e o kit Rádio Escola

O prof. Aguiar, diante da crise financeira anunciada e arreliado com a situação de sua tão amada SEDUC, realizou uma exaustiva pesquisa bibliográfica com duração de 48 horas ininterruptas. Leu Clássicos de Filósofos e Educadores da História da Idade Antiguidade, Média, Moderna e Contemporânea numa busca incansável por métodos econômicos para a constituição de um Kit tecnológico de baixo custo, ao contrário do Kit tecnológico Rádio Escola ofertado pela CTAE/DEDIC/SAEN e, assim economizar uns Cruzeiros para a SEDUC.

Deteve-se em autores como: Sócrates, Platão, Aristóteles, Rousseau, Pestalozzi, Froebel, Herbart, Dewey, Comte, Decroly, Montessori, Freinet, Rogers, Piaget e Paulo Freire e algumas brochuras de sua autoria, e diante desse verdadeiro amálgama teórico conseguiu chegar a seu objetivo.

Minha Ex-pupila Billa, apresento-lhe um verdadeiro tesouro econômico e revolucionário em termos de Kit Rádio Escola. Abram-se as cortinas: Eis minha obra inigualável e maior contribuição para a SEDUC!

-Gramofone,

-Fonógrafo,

-Vitrola,

-Eletrola,

– Gravador

– Fitas cassetes,

-Discos de Vinil.

-Rádio gerado a Válvulas.

-Televisão preto e branco com papel celofane furtacor.

– E o último lançamento: projetor de eslaides,

Os longos estudos baseados em métodos matemáticos, indutivos e dedutivos, precisos e inquestionáveis levarão a SEDUC a economizar milhões de Cruzeiros, principalmente com essa mania de formação de professores.

Em Época de Crise: “É melhor um kit na mão que um orçamento voando”!

kittecnologia

O Kit do Aguiar

A Diretora vermelha e o Palácio de Versalhes

O prof. Aguiar recebeu convite especial para participar do 13° aniversário da escola Rio Caeté, em Bragança, e 1º ano, no prédio novo. O convite partiu da Diretora vermelha que tem grandiosa admiração pelo Prof. Aguiar e, sua presença seria a realização de um grande sonho em conhecê-lo .

Ao adentrar na escola o prof. Aguiar foi tomado de grande surpresa e emoção. Não era uma escola comum. Seus primeiros passos pela grama lhe trouxeram vagas lembranças de sua infância em Paris, quando brincava nos jardins do Palácio de Versalhes. Sim, era uma verdadeira réplica do Château (palácio) de Versalhes.

Nos jardins, plataformas simétricas, com canteiros, estátuas, vasos e fontes. As esculturas de garças, sapos e de outros animais harmonizados com velames brancos e vermelhos dando um ar imponente e luxuoso no ambiente.

Ao ser recebido pela diretora, em sua sala, o professor Aguiar observou a decoração à moda Luis XIV- O Rei Sol, constituída de um conjunto de sofás e poltronas de veludo vermelhos, tapetes vermelhos de material savonnerie, cortinas no mesmo tom, em seda, quadros de autores famosos, como Monet, agrupados na parede de mármore, lustres de cristais, uma mesa de mármore com um glamoroso vaso de porcelana em tom bronze com flores naturais colhidas do jardim. Almofadas de veludo ornamentavam a sala destacando, ainda, esculturas de bronze em forma de troféus.

Após o chá servido exatamente às 17 horas, a Diretora vermelha, profunda conhecedora dos hábitos do Prof. Aguiar, ofereceu-lhe pantufas vermelhas, em forma de estrela, para relaxar e assistir a sua novela predileta: “O Direito de Nascer” estrelada por Nathália Timberg e Amilton Fernandes para fazê-lo esquecer da partida apoteótica para o andar de cima de seu tão querido, amigo e colega de turma em dramaturgia, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ankito.

O Prof Aguiar retornou a Belém deslumbrado com tanta gentileza dispensada pela Diretora vermelha, da Escola Rio Caeté, a melhor escola do Estado do Pará, que faz a Escola Universo, de seu ex-Office boy, Alfredo Costa, parecer um pardieiro.

O Prof. Aguiar pede escusas aos seus fidedignos leitores pelo atraso da coluna, neste domingo, pois foi intimado pelo seu grande amigo Lula que, em se tratando de tradução simultânea no G20, só pode contar com o Aguiar.

O atraso se deu devido a insistência de Obama em bajular o meu amigo, pois o avião que utilizo para minhas viagens de emergência é o Hirondelle: o mais veloz e seguro do mundo.Tendo em sua história, apenas um registro de acidente, ocorrido em 1970, quando o Hirondelle surpreendentemente despencou na Baía do Guajará, vitimando meu comediante predileto, o Coronel Ludugero, que vinha visitar-me.

Apesar da cidade inteira ter procurado, seu corpo jamais foi encontrado. Que pena!

aviao

O avião do Professor Aguiar

_________________________________________________________________________________

Comentário do Blogueiro de Plantão.

Professor Aguiar, por causa desse seu avião supersônico fiquei até às cinco da matina publicando sua coluna.

Vou pedi aumento, apesar da crise internacional!!!!!!!!!!!!

_________________________________________________________________________________

Comentários»

1. Ariosvaldo Soares - 06/04/2009

Prof. Aguiar,
O nosso respeito. Você se superou pelas brilhantes palavras. Me sentir lá em Bragança, na Escola.
Abraços Ariosvaldo


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: