jump to navigation

O Projeto Primeiros Passos e a Coluna do Aguiar 12/04/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

slogan-do-projeto-primeiros-passos

A Escola Estadual Conceição Gomes, localizada no município de São Francisco do Pará, teve um dia festivo ontem, ao realizar a abertura oficial de mais uma fase do Projeto Primeiros Passos, de responsabilidade da profª Eliana Maria Santos Costa, lotada na sala de informática desta escola.

O Projeto Primeiros Passos chama a atenção por ter realmente conseguido englobar os 3 pilares de sustentação para que a inclusão digital aconteça: TIC’s, renda e educação. O Bairro Almir Gabriel é uma ocupação espontânea que surgiu no entorno da escola e que agora é atendida pelo projeto que já traz seus primeiras resultados: a integração da comunidade à escola, elevou a auto-estima da comunidade atendida, abre os horizontes profissionais das crianças e dos alunos-monitores e vem criando um senso de responsabilidade e solidariedade nestes alunos que participam como monitores do projeto

Saiba Mais http://ntecastanhal.blogspot.com/2009/04/projeto-primeiros-passos.html

O Grande Monde Real

(Uma Coluna Pós-Moderna)

Quando pensava que iria tirar sua sesta diária, após uma manhã tão conturbada, o Prof. Aguiar recebeu uma chamada telefônica do Diretor de Adversidade, seu ex-aluno do curso de oratória para sindicalistas, professor Wilson Barroso, que solicitou sua presença para organizar os Protocolos do Cerimonial de uma palestra sobre Cultura de Paz surgida em caráter de urgência.

Prof. Aguiar, imediatamente, trocou seu pijama de lã, suas pantufas e vestiu um elegante terno de linho francês no tom azul- moda em Paris e Curuçá e suas polainas feitas de couro à mão em Portugal, colocou seu lenço de seda vermelho (cor do governo popular) e uma gravata estilo Jesse Laugsdorf (Séc.XIX) vermelha harmonizando com o lenço.

Em apenas cinco minutos preparou todo o cerimonial e se sentou para desfrutar da palestra. Observou que seu pupilo coordenador da CTAE, também, estava presente com toda aquela parafernália tecnológica, pensou com desdém: “Seria um excelente professor, mas desandou para o mundo da informática desde que conheceu aquele finlandês Linus Torvalds”.

Ao término da bela palestra proferida um jovem se dirigiu até o Diretor de adversidade para, provavelmente, dirimir alguma dúvida, mas eis que num ato que surpreendeu a todos retirou de seu bolso um revólver da marca Gerard/1937, calibre 45, capacidade para 5 balas, faltando uma peça.

Com muita gentileza solicitou ao professor Wilson o celular institucional Motorola ROKR E2 MP3 com Câmera NOTA e seu relógio da marca Rolex , Daytona Gold 87k Suíço, célebre pela sua qualidade, exclusividade e preço, adquirido via internet em uma loja de objetos usados pela quantia de R$ 25.999 pagos em suaves parcelas de R$ 120,00 mensais .

Céus, quando o Diretor vai terminar de pagar essa dívida?

rolex

Ex- Rolex do Professor Wilson

Professor Aguiar com sua calma que lhe é peculiar tentou dialogar com o jovem meliante. Disse-lhe: “Meu caro jovem, você acabou de embeber-se com palavras sobre paz, solidariedade e possibilidade de um mundo novo tão bem pronunciadas pelo nosso querido Diretor e mesmo assim coloca essa repugnante arma em sua cabeça”?

O jovem meliante respondeu: “Prof. Aguiar, sei que o Sr. é um defensor arreguido da ética, dos bons costumes e de nós os excluídos, mas uma chance como essa não posso desperdiçar.

Em respeito ao Sr. não levarei o seu relógio de pulso inventado por Santos Dumont ( apesar das divergências) e lhe presenteado por seu amigo Rui Barbosa – o Águia de Haia, em 1923 antes de falecer”.

O Jovem Meliante, olhou para os sapatos do Diretor de Adversidade, mas o Prof. Aguiar aconselhou: “Meu jovem meliante os sapatos são número 45 (um número suspeito na SEDUC) você não conseguirá vendê-los”! O jovem, com a voz embargada de emoção, disse para o Professor Aguiar “minha bisavó estava correta quando dizia que o senhor sempre tem razão, obrigado”!

O jovem se foi e o transcendental Professor Aguiar ainda conseguiu traçar o retrato falado do jovem meliante.

jovem_meliante

O retrato falado!!!

O Prof. Aguiar aconselha o diretor de adversidade a não utilizar mais produtos glamurosos, que adquira agora um relógio na quatro e quatrocentos e um celular recondicionado.

Quantos aos sapatos, em virtude do tamanho, não se aplica o adágio popular: “Sempre existe um sapato velho para um pé cansado“.

THE SEDUC’S SECRET

O Professor Aguiar ficou satisfeito em saber que seu livro O Segredo da SEDUC foi, finalmente, liberado para ser vendido nos Estados Unidos pelo presidente Obama, figurando como o livro mais vendido na terra do Tio Sam.

THE SEDUC’S SECRET atingiu a surpreendente marca de mais de um milhão de copias vendidas em menos de uma semana, recebendo críticas elogiosas no jornal New York Times, Washington Post e outros menos importantes.

O livro foi resultado de sua tese de pós-doutorado que conta a história da SEDUC desde sua fundação e os bastidores dos diferentes governos que gerenciaram a Secretaria, com destaque para os três anos de gestão do governo popular.

Aguiar, em seu Best Seller, ensina como proceder para ajudar as escolas conseguindo toner, impressoras, cadeiras, conexão de internet, lotação de professores, formação para o uso de novas tecnologias, dispositivos removíveis, projetores, sem seguir o trâmite processual de praxe, economizando papel e ajudando a preservar o meio ambiente.

O seu livro é prefaciado, por ninguém menos que Cláudio Puty, atual chefe da Casa Civil do governo popular, que não é um Poliglota da Torre de Babel, mas rapidamente tornou-se fluente em inglês, italiano, japonês e espanhol.

Claudinho, como é chamado por sua mãezinha, que muitas vezes se queixou ao Professor Aguiar, que seu filhinho cabulava aulas para organizar o grêmio estudantil da turma de alfabetização, faz um relato apaixonado da biografia de Aguiar e narra os momentos mais difíceis da vida profissional de seu mais ilustre preceptor.

O livro O Segredo da SEDUC é um sucesso de vendas e uma leitura obrigatória para técnicos e professores neófitos da Secretaria.

Veja um dos segredos revelados no livro: “Todos que entraram na Secretaria de Estado de Educação foram por ela atraídos e serão transformados. Esta é a lei mais poderosa da SEDUC, a lei da atração. Os maiores intelectuais, poetas, filósofos, antropólogos, arquitetos, economistas, pedagogos, filólogos, matemáticos, advogados, sociólogos, geógrafos, historiadores e sonhadores de todas as matizes ideológicas são rotinizados pela instituição SEDUC, como diria meu colega Max Web”.

Veja o livro.

livro

Comentários»

1. Eduarda Oliveira - 15/04/2009

À coordenção da CTAe,
Meu nome é Eduarda Oliveira sou profª licenciada pela UFPa em Filosofia, exerço minhas atividades em Colégios e universidades Privados.Conheci esse blog através de uma irmã, Técnica Educacional da SEDUC e passei a acompanhá-lo diariamente. Chamou-me atenção um dos “segredos” revelados pelo Prof. Aguiar com relação à rotinização da instituição SEDUC com base na teoria weberiana.
Sua análise é correta:independente de qualquer perspectiva político teórica o poder burocratiza as pessoas.Rotinizar é isso: burocratizar e segundo weber e o próprio Prof. Aguiar, infelizmente, não há imunidade contra esse mal!
Agradeço pela postagem.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: