jump to navigation

Inaugurada a Sala de Informática da Escola Jorge Lopes Raposo 14/04/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

No dia 13 de abril de 2009 foi inauguranda a Sala de Informática da Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, localizada no distrito de Icoaraci. A cerimônia de inauguração contou com a presença da direção da escola, representante do conselho escolar, professores(as), alunos(as) e da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE-SAEN-SEDUC).

A Escola Jorge Lopes  Raposo, apesar das dificuldades relacionadas à infraestrutura  da escola, é um exemplo de que uma boa gestão, que envolva professores(as), funcionários(as), alunos(as) e a comunidade é capaz de produzir excelentes resultados pedagógicos.

A Sala de Informática que foi entregue será utilizada para desenvolver projetos inovadores, contando com duas excelentes professoras já lotadas. As professoras Roselene e Helioneth  desenvolverão, entre outras atividades, o Projeto @g.com que já iniciou uma campanha com o tema  Vamos manter nossa escola limpa, tendo como objetivos sensibilizar os alunos sobre a importância de manter escola limpa e   preservar o espaço escolar.

Serão desenvolvidas as seguintes atividades no projeto:

Reunião com a comunidade para sensibilização.

Mostra de painéis e textos educativos.

Atividades práticas de seleção de lixo (papel, plástico, metal, vidro, alimentos orgânicos).

Vídeos informativos ( Ilha das flores).

Palestras e oficinas de reciclagem de papel.

Desejamos à direção da escola, a comunidade escolar e a nossas criativas coordenadoras que sejam bem sucedidas na  execução do projeto pedagógico  e que novos talentos sejam revelados na unidade escolar, possibilitando a inclusão social e o desenvolvimento da consciência cidadã em nossos alunos(as).

O que estamos precisando  em nossas salas de informática são boas experiências inovadoras, como a desenvolvida pela Escola Jorge Lopes Raposo.

comunidade-escolar1

A comunidade escolar

projeto_agcom

Nossas coordenadoras usando a grife criada pela agência e a diretora da escola.

___________________________________________________________________________________________

O professor Sidney da Escola Helena Guilhon amanheceu inspirado, cheio de planos para executar e feliz da vida, então produziu o seguinte texto:

TECNOLOGIA EM PROL DO CONHECIMENTO

Hoje acordei preparado para um dia de reflexão. Em minha mente passou um filme de tudo que rolou durante este ano de 2009. Logo, me veio a imagem das maiores dificuldades e desafios que enfrentei. Uma delas foi a responsabilidade de fazer um monte de computadores (novas tecnologias educacionais) interagirem com meus colegas de trabalho.

O primeiro passo foi dado, por mim e meu amigo Eric, com um curso de formação de 40 h do software Botoset. Porém, percebemos que isso ainda não era suficiente para encorajá-los a fazer uso da nova ferramenta que nossa escola dispõe. Por outro lado, e ao nosso favor tivemos vários alunos ansiosos para utilizarem uma ferramenta tão popular e universal, alguns até pela primeira vez.

Assim no segundo momento uma das funções iniciais do professor coordenador de sala de informática foi de conscientizar o principal personagem daquele ambiente, o aluno, que junto dele precisávamos também do professor de sala de aula para direcionar a utilização da ferramenta em prol do conteúdo da disciplina ministrada pelo seu professor.

Agora vivemos no que vou chamar de terceiro momento, ainda não posso chamar de glória, mas sei que nele já conseguimos produzir satisfatória e produtivamente uma construção de conhecimento bidirecional em que as duas partes saem beneficiadas (professor-aluno). Graças a uma boa parte de professores que aceitaram nos dar a mão para conseguirmos garantir uma educação digna e de qualidade. (http://helenaguilhon.blogspot.com/)
___________________________________________________________________________________________
Comentário do Blogueiro de Plantão: Caro Sidney, o terceiro momento só vivem aqueles que lutam e trabalham duro para transformar sonhos em realidade. Continue sonhando, pois os alunos(as) e a comunidade do Helena Guilhon é que serão os principais beneficiados pela sua ousadia de acreditar em uma educação pública de qualidade!!!!
_________________________________________________________________________________
Saiba como foi a páscoa dos alunos(as) do Projeto Prosseguir: http://escolaprosseguir.blogspot.com/
_________________________________________________________________________________
Nte-Santarém promove oficina de Blogs:
http://ntestm-pa.blogspot.com/2009/04/oficina-de-blogs_13.html
_________________________________________________________________________________

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: