jump to navigation

A Revolução Digital e A Coluna do Professor Aguiar 18/04/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

Fonte: projeto9.wordpress.com

Texto e papel. Parceiros de uma história de êxitos. Pareceriam feitos um para o outro. Disse”pareciam”, assim, com o verbo no passado, e já me explico: estão em processo de separação. Secular, a união não ruirá do dia para a noite. Mas o divórcio virá, certo como o pôr do sol a cada fim de tarde. O texto mantinha com o papel uma relação de dependência. A perpetuação da escrita parecia condicionada à produção de celulose.

Súbito, a palavra descobriu um novo meio de propagação: o cristal liquido. Saem as árvores. entram as nuvens de elétrons.

A mudança conduz a veredas ainda inexploradas. De concreto há apenas a impressão de que, longe de enfraquecer, a ebulição digital tonifica a escrita.

E isso é bom. Quando nos chega por um ouvido, a palavra costuma sair por outro. Vazando-nos pelos olhos, o texto inunda de imagens a alma.

Em outras palavras: falada, a palavra perde-se nos desvãos da memória; impressa, desperta o cérebro, produzindo uma circulação de ideias que gera novos textos.

A internet é, por assim dizer, um livro interativo. Plugados à rede, somos autores e leitores. Podemos visitar as páginas de um clássico da literatura. ou simplesmente arriscar textos próprios.

Otto Lara Resende costumava dizer que as pessoas haviam perdido o gosto pela troca de correspondências. Antes de morrer, brindou-me com dois telefonemas.

Em um deles prometeu: “Mando-te uma carta qualquer dia desses”.
Não sei se teve tempo de render-se ao computador. Creio que não. Mas, vivo, Otto estaria surpreso com a popularização crescente do correio eletrônico.

O papel começa a experimentar o mesmo martírio imposto à pedra quando da descoberta do papiro. A era digital está revolucionando o uso do texto. Estamos virando uma página. ou, por outra, estamos pressionando a tecla enter.

Josias de Sousa
Extraido: http://professorabraga.blogspot.com/

___________________________________________________________________________________________

O Grande Monde Real

(Uma Coluna Pós-Moderna)

Após conceder uma audiência a sua ex-pupila, a Secretária Billa Gallo, para confabular a respeito da sua proposta tecnológica revolucionária-kit Rádio Escola, onde provou a sua teoria da anorexia financeira seduquiana, baseado em processos matemáticos calcados no Teorema do Filósofo Grego Pitágoras.

O Professor Aguiar foi visitar sua mãezinha, pois sentia-se cansado,o debate exigiu muitas elocubrações  teóricas, uma vez que sua ex-aluna não conseguia acompanhar seu brilhante raciocínio.

Ao adentrar no pátio da casa de sua mãezinha, que o esperava ansiosa, o Prof Aguiar. deduziu: estava na hora de arriscar no jogo de azar, um pequeno e  triste vício arraigado  há tantos anos naquela maternal octogenária, que nem seu colega de academia Freud conseguiu explicar, apesar das várias sessões de hipnose que a submeteu.

Aliás, Freud ficou rico não com a venda de seus livros e nem com as sessões de psicanálise, mas adivinhando os sonhos da mãezinha do professor Aguiar e arrebentando com as bancas de jogos de azar da época!!!!

Ao saber que Aguiar havia chegado do Gabinete da Secretaria, sua mãezinha de pronto foi logo ordenando: “meu filho jogue Galo na cabeça”!

Aguiar apressou os passos, não podia se atrasar, era uma tarefa árdua e angustiante, contra seus princípios, jamais em sua existência, cometera um só ato ilícito, mas por sua mãezinha faria qualquer sacrifício!

Era um ato de contravenção, mas quando lembrava da senhorinha, que havia deixado o magistério para trilhar pela área da zoologia, escrevendo nas apólices com aquela bela letra toda desenhada, se sentia mais calmo.

Ela seria, com certeza, uma competente preceptora, mas um pequeno incidente em sua glamurosa carreira fez com que desistisse do mundo da educação.

Lembro-me bem da tragédia.

Era o dia do pagamento de seus proventos. Ela, ansiosamente, o aguardava, pois havia solicitado um empréstimo para comprar um Notebook para incrementar suas aulas, pelo famoso CRED COMPUTADOR, em suaves prestações de 36 vezes.

Foi quando ao receber seu Contra Cheque este encontrava-se sem saldo. Ficou uma semana em um nosocômio psiquiátrico e só se recuperou quando nossa querida SEDUC, através da memorável intervenção do professor Aguiar, que conseguiu junto ao seu  afilhado responsável pela lotação corrigir essa pequena falha.

Depois desse acontecimento, infelizmente, a senhorinha nunca mais olhou para uma escola, pois adquiriu a síndrome da ergofobia escolar.

Ao chegar ao local da aposta deteve-se perplexo: a barraca que até a pouco vislumbrava havia desaparecido. Inspirou fundo, utilizando seus conhecimentos de “Wai Tan Tung”, aprendidos em uma de suas viagens à China com seu colega de profissão Marco Polo, a  barraca fora roubada. Pensou em ir a delegacia registrar o ocorrido, mas o BO não poderia ser feito.

Prestou sua solidariedade à senhorinha, que agora só anda de van e ao chegar em casa encontrou sua mãezinha saltitante de alegria, pois deu  Gallus gallu na cabeça!!!!!

galo

Fonte:http://laugusto.wordpress.com

O professor Aguiar gostou: De saber que o professor Wilson Barroso, Diretor de Adversidade, seguiu seus conselhos, após um pequeno incidente, sem muitas repercussões, citado ainda de forma atrasada em um coluna pouco conhecida, pois escolheu um celular institucional recondicionado que custou aos cofres públicos a bagatela de R$ 1,99 e um relógio simplório, sem atrativos e de pouco valor para os pequenos meliantes, nas loja Quatro e quatrocentos.

Com estas novas aquisições o diretor conseguiu fazer uma harmonização com seu maverick, que infelizmente está com os pneumáticos em avançado estado de putrefação que só faz desordenar o trânsito e atrapalhar o estacionamento da SEDUC. Que o diga a Profª Maria.

celular

Novo celular do professor Wilson

O Professor Aguiar não gostou: De saber que na audiência que concedeu a sua ex-pupila Bila Gallo, que os relatórios que recebe estão eivados de vocábulos utilizados em sua coluna no blog da CTAE.

A Secretária fez questão de mostrar ao seu preceptor um relatório confidencial que continha expressões como adentrar, afiançar, cheff e chouffer. O professor Aguiar pensou com desdém: nessa tal de internet, nada se cria tudo se copia.

Se soubesse que a internet iria enveredar por esse caminho, não teria participado de sua criação!!!

O Escolhido

O Professor Aguiar foi o escolhido pelo Planalto  pra escrever a coluna do futuro blog do Presidente Lula.

Aproveitará a oportunidade para continuar ministrando cursos de inglês, francês, alemão, italiano e outros dialetos para seu amigo presidente. Aguiar detesta  que o Obama fique bajulando o LULA!!!

Saiba Mais: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u552758.shtml

Homenagem ao Aguiar

A letra de música que Raul Seixas escreveu em homenagem a Professor Aguiar:

Eu nasci!
Há dez mil anos atrás
E não tem nada nesse mundo
Que eu não saiba demais

___________________________________________________________________________________________

Um Blog que recomendamos a leitura.

http://baraodeigarapemiri.blogspot.com

Um blog nota 10

http://lelaorca.blogspot.com/

Uma boa semana a todos os leitores(as)!!!!!!!!!!!!!!!!!!

___________________________________________________________________________________________

Comentários»

1. Eduarda Oliveira - 20/04/2009

Ao ler,hoje,a coluna do Prof. Aguiar me chamou atenção a capacidade desse grande Mestre em estabelecer uma “ponte” entre a tese da Anorexia financeira desenvolvida por Gurgel em sua obra “Administração do Produto” e a necessidade de adoção do Kit Rádio Escola pela SEDUC.
Entrei em contato com a obra de Gurgel em 2001 e, peço a permissão do relevante Prof. Aguiar, para levantar a seguinte questão:
Prof. o Sr.quis demonstrar que a crise mundial está afetando a SEDUC a ponto de haver a necessidade de cortes financeiros de caráter profundo, através da tese da Anorexia Financeira, e que o Staff, os técnicos ainda não absorveram essa questão?

Gostaria que o Sr. sinalizasse sobre minha interpretação, pois estou me aprofundando sobre o estudo da crise mundial anunciada e sua orientação, sem dúvida,seria fundamental, pois não consegui manter contato com Gurgel, que no momento se encontra em Toronto- Canadá.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: