jump to navigation

Vencendo as adversidades 24/04/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

Boa Noite Prof. Cavalcante

Sei que gostas de professores que estão dispostos a driblar as dificuldades, então resolvi divulgar o trabalho de um colega nosso de profissão do município de Marapanim através do meu blog.

Acesse tenho certeza que vai gostar e passe a diante, espero que essa experiência seja válida a todos.

__________________________________________________________________________________________________________

Na Escola Bibiano Monteiro, localizada na zona rural do município de Marapanim, funciona um anexo da Escola Remigío Fernandez, na qual o professor Fernando Ubirajara ministra suas aulas de Educação Física tentando superar as adversidades do seu dia a dia, como por exemplo, a falta de material didático esportivo e de um espaço adequado para as atividades físicas.

Um certo dia, conversando com os alunos na hora do intervalo, observei que os mesmo comentavam euforicamente sobre a aula de educação física ministrada pelo professor acima citado, curiosamente resolvi acompanhá-los depois de ter sido convidado por eles à observar a aula que iria acontecer em um rio próximo à escola. Ao chegarmos o professor pediu para que os alunos se organizassem em baixo de uma árvore próxima a margem do rio, o professor propôs aos alunos uma aula de natação, ensinando-lhes estilos e técnicas próprias da atividade esportiva, e logo em seguida todos caíram de cabeça na aula literalmente.

Nos dias de hoje nos deparamos com grandes dificuldades em sala de aula, principalmente quando se fala em recursos didáticos, falta de carteiras, quadros em péssimas condições, realmente isso desestimula muito o nosso dia a dia. Porém, sabemos que quando estamos dispostos e queremos fazer algo diferente, não há obstáculo que nos impeça a exercer nossa profissão.

Pudemos observar que com uma simples ideia, o professor deu um grande salto nas dificuldades encontradas na escola, mesmo sabendo que não devemos restringir nossas práticas pedagógicas aos espaços físicos tradicionais já conhecidos.

Quando encontrar em seu trabalho alguma dificuldade, lembre-se de que há pessoas que precisam do seu empenho para conseguir algo melhor em suas vidas, fica esse exemplo a todos os profissionais da educação, que por diversos problemas foram perdendo a motivação capaz de mudar a vida de centenas e até milhares de pessoas.

Texto: Prof. Rafael Herdy
Revisão Final: Profª. Aldenize Bremgartner

professor_criativo

Fernando Ubirajara, um professor nota 10

Conheça o blog do Professor Rafael: http://rafaelherdy.blogspot.com/

Comentário do Bdp: A vontade remove montanhas!!!!!!!!!!!!!

__________________________________________________________________________________________________________

O que é que o blog tem?

tem conteúdo crítico, tem!

tem podcast, tem!

tem notícias, informações, tem!

tem vídeos, interação, tem!

arte, música e poesia, tem!

tem história, geografia, matemática, tem!

literatura, meio ambiente, também,  tem!

tem projetos educativos, tem!

tem criatividade, bom humor, tem!

e vicia como ninguém!!!!!!!!!!!!

Bdp parodiando Dorival Caymmi.

blog1

Nte de Redenção promove oficina de blogs educativos antenado no concurso de blog estadual. Clique na imagem para saber mais!!!


__________________________________________________________________________________________________________

Comentários»

1. Carlos Cezar Teixeira Alves - 06/06/2009

Sou de Vila Maú zona rural de Marapanim. Estudei na Escola Bibiano Monteiro até a 4ª Série, hoje moro em Manaus, sou Biólogo e Pós-Graduado em Gestão Ambiental e navegando pela net encontrei essa maravilha sobre a escola Bibiano Monteiro, dando ênfase na empolgante atuação desse mestre em sua área já citada. Infelizmente essa é a realidade contemporânea do Sistema escolar brasileiro, mas é de atuação criativa como essa que os formandos gostam não mais se apegam as coisas padronizadas entre o quadro, pincel e paredes. Criatividade para driblar as dificuldades é o que nos mostra o quanto somos capazes de agregar valor aos jovens. Fazem 20 anos que não visito essa escola, mas a emoção de ler algo a respeito foi muito forte mesmo porque meus parentes moram todos aí, inclusive meus pais estão novamente voltando para ficar em Vila Maú e eu em Janeiro também volto à Belém e quem sabe para minha querida Vila Maú e contribuir, colocar a minha experiência e conhecimento em prol dos meus sofridos conterrâneos. Nosso Igarapé é uma “Obra Prima” de Deus em nosso favor, podendo se tornar num atrativo turístico para fomentar o comercio local nos finais de semanas entre outros. Muito obrigado pelo enfoque.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: