jump to navigation

Escolas entram nas ondas do Rádio Escola… 28/04/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

Em reunião no Auditório da Prodepa, no dia 27/04, a equipe técnica da Ctae apresentou a proposta de criação, implementação e funcionamento das Rádios nas Escolas estaduais que participam do projeto Rádio Escola.

Na explanação da equipe da Ctae foram apresentadas ações educativas bem sucedidas e competentes no manejo das tecnologias da informação – Rádio – construção de ecossistemas comunicativos abertos, colaborativos e democráticos, como a do Projeto Aluno Repórter – A Imprensa na Escola, no município de Bragança, que instrumenta alunos na linguagem radiofônica para, posteriormente, atuarem, ao vivo, na programação da Rádio Educadora AM – 1390.

As ações colaborativas nortearam o encontro onde foi firmada a parceria Ctae/Seduc/escolas nessa iniciativa. À Ctae/Seduc caberá a doação de parte dos equipamentos, a orientação pedagógica e às escolas a complementação e instalação desse equipamento, de acordo com a realidade e necessidades estruturais locais.

radio2

A Ctae/Seduc cabe, ainda, o suporte Técnico, Curso de Formação no uso da rádio como ferramenta pedagógica e especificidades desta linguagem, elaboração e acompanhamento das ações em cada escola participante do projeto.

Para não corrermos o risco de paralisação das rádios, após suas montagens e,  objetivando termos ações educomunicativas continuadas e perenes, o gerenciamento das rádios nas escolas será através de um comitê gestor, onde participarão professores, técnicos, funcionários, alunos e membros da comunidade escolar. Essa atitude garante a oportunidade expressiva igualitária, a toda comunidade, bem como, ações conjuntas com entrelaçamentos multi, trans e interdisciplinares.

Nosso grande desejo é que as ações pautadas no uso da linguagem radiofônica construam um processo educativo a partir da realidade cultural, social e política, através do encontro, da comunicação, da inter-relação e da paixão.

radio3

Os arquivos com os modelos de termo de compromisso e ficha de inscrição estão disponíveis na biblioteca do blog da CTAE:

https://ctaeseducpa.wordpress.com/biblioteca-paulo-freire/

Texto e fotos : Tony Cunha

__________________________________________________________________________________________________________

Aviso da T.E do ECA vermelho: Abertas inscrições para curso de Gênero e Diversidade na Escola oferecido a distância.

Até o dia 20 de maio, estão abertas as inscrições para professores da Educação Infantil, Fundamental e do Ensino Médio que queiram participar do curso “Gênero e Diversidade na Escola”, promovido pelo Ministério da Educação, Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSCar),

O curso é organizado pelos Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Grupo de Gênero e Sexualidade, ambos da UFSCar, e pelo Núcleo Pagu da Unicamp. O curso, oferecido a distância, é gratuito e possui carga horária de 200 horas/aula.

O objetivo do curso é oferecer ferramentas para que os professores possam lidar com as questões de diversidade no âmbito educacional, como as relações étnico-raciais, de gênero e orientação sexual.

A inscrição é feita por preenchimento de formulário online disponível no site da UAB/UFSCar, em http://www.uab.ufscar.br/ para formulário cadastral do gde. A lista de professores selecionados será divulgada no dia 29 de maio e as aulas começam no dia 6 de junho.

__________________________________________________________________________________________________________

Um e-mail sobre o seminário em Castanhal.

imagem_encontro

Professor, a idéia deste evento surgiu de nossas necessidades locais, o senhor, acompanhou bem isso. Percebemos a necessidade de criar este espaço de diálogo entre os vários setores que fazem a informática educativa, no entanto depois da divulgação no blog, não param de chegar emails de outros municípios, inclusive de Belém, dos professores de sala de informática e de sala de aula, solicitando vagas!!!

Meu coração fica partido, com vontade de incluir, mas não temos condições. O senhor deve imaginar o quanto trabalhamos praa que esse evento aconteça.

Que tal começar a pensar num evento maior?? (olha eu lhe dando trabalho!!!) Pode contar conosco para contribuir. Criamos uma rede solidária por aqui que funcionou melhor do que eu esperava e podemos somar as Redes para fazer um evento maior que inclua a todos. O que o senhor, acha? (uma sonhadora falando pra outro sonhador em tempos de crise… já pensou?)

Um abração

Jamille (Coordenadora do NTE-Castanhal)

__________________________________________________________________________________________________________

Um blog que recomendamos

Chega-te a nós, Comunidade Ferrariana!

Muitos hão de perguntar: Por que o blog? Qual a importância do blog enquanto ferramenta de interação entre Professores, alunos e a comunidade?

Eis alguns comentários sobre tais questionamentos. Saiba Mais

__________________________________________________________________________________________________________

A pergunta que não quer calar do blogueiro de plantão: o problema é a gripe suína ou o espírito de porco da imprensa???

Apesar de toda a histeria criada sobre gripe suína pela imprensa estou trabalhando sem máscara.

Meu medo é que o vírus  contamine os usuários que utilizam o windows. Este sim pode dissiminar  o vírus por toda a SEDUC.

Aconselho seus usuários a comprarem máscaras para poderem trabalhar com mais traquilidade.


Quanto a mim, eu uso Gnu-Linux  e não tenho grana para viajar pra Cancun!!!!!

Bdp

__________________________________________________________________________________________________________
Dr PorcolinoMídia responde  suas dúvida sobre a Gripe Suína…

mascara
Fonte: wrestling-fever.blogspot.com


Dr. PorcolinoMídia eu pego gripe suína se comprar um carro mexicano?? Pergunta do professor  Panaca, professor de Biologia…

Meu caro leitor, se o carro foi fabricado no México sua chance de estar contaminado pelo vírus da gripe é de 100%.

Infelizmente, há denúncias divulgadas em nossos jornais de que os empresários mexicanos estão utilizando, em suas fábricas, mão obra suína, análoga ao trabalho escravo praticado em muitos países.

Por favor, informe seu endereço para que sua casa seja imediatamente isolada e seu veículo incinerado.

Devo usar máscara para me defender do vírus da gripe suína??? Pergunta da professora Histeria….

A utilização de máscara não é segura. Aconselho utilizar vinte quatro horas um capacete de motoqueiro, evitando que você beije  seu namorado, que pode ser portador de um gene com ascendência mexicana, de um, provável, criador de porcos.

__________________________________________________________________________________________________________

Comentários»

1. Júlia - 21/05/2009

Olá prof. Marcelo

A Escola M.E.F. Pe. Salvador Traccaiolli enviou hoje a tarde para o seu e-mail as fichas de inscrição e o termo de adesao do Projeto Rádio Escola. O Termo de adesão foi scaneado com as assinaturas da Diretora da Escola e da Coordenadora do Conselho Escolar.
Por favor entre em contato com a nossa escola para confirmar o recebimento.

Ireide Júlia Guerreiro
Vice-diretora
Castanhal_pa

Fone: 3721-1390
e-mail: escolatraccaiolli@yahoo.com.br

2. Júlia - 21/05/2009

Olá Marcelo!

Retificando: Escola E.E.F.M. Pe. Salvador Traccaioll

3. SOCORRO MENDES - 24/06/2009

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: