jump to navigation

Pesquisa investiga hábitos de alunos(as) e professores(as) paraenses na internet. 07/05/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

Você navega pela internet com segurança? Sabe quais os riscos que corre ao utilizar a web? Sabe como evitá-los? Para que os estudantes e educadores de Belém possam responder afirmativamente a essas questões, a partir desta semana a organização não-governamental Safernet e o Ministério Público Federal (MPF) estão visitando escolas da capital e convidando os alunos e professores a participarem de uma pesquisa sobre seus hábitos de navegação na internet.

A análise das respostas vai ajudar na elaboração de medidas adequadas para prevenção dos crimes contra os Direitos Humanos na rede de computadores, os chamados cibercrimes. O estudo dos resultados também permitirá aos educadores a adoção de medidas pedagógicas no sentido da educação para navegação na internet.

“A aplicação dos questionários no Pará possibilitará aferir, com qualidade, um dado comparativo entre as regiões brasileiras e, ainda, entre alunos de escolas públicas e privadas na capital”, explica o procurador da República Ubiratan Cazetta. Segundo ele, a pesquisa também deverá apontar o tamanho da demanda de utilização das lan-houses e de outros locais de uso coletivo da internet.

De acordo com a Safernet, apesar das importantes pesquisas sobre o universo e perfil dos internautas brasileiros, poucos são os dados que discutem segurança para além de questões patrimoniais (roubo de contas bancárias, cartões de crédito, direitos autorais) e técnicas (vírus,spam).

A Safernet é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos, sem vinculação político partidária, religiosa ou racial que desde 2006 conta com a parceria do MPF para prevenir e combater a pornografia infantil, a prática de racismo e outras formas de discriminação, realizadas via internet. Em Belém, o MPF participará de todas as etapas do trabalho de prevenção: da aplicação das pesquisas ao retorno às escolas com palestras e oficinas.

A SEDUC, através da CTAE/DEDIC/SAEN/ é parceira do Ministério Público Federal na realização da pesquisa.

Quem pode participar: Alunos e Educadores do Ensino Fundamental e Médio de Belém

Como participar:

Clique na propaganda da pesquisa no site da Procuradoria da República no Pará (http://www.prpa.mpf.gov.br/). Depois é só clicar no seu perfil (alunos ou educadores) e responder às perguntas.

Mais informações: Assessoria de Comunicação do MPF: ascom@prpa.mpf.gov.br

Texto: Assessoria de comunicação da Procuradoria da República no Estado do Pará

Atenção Edublogueiros coloque a imagem  e o link no seu blog:

pesquisa2009mpfpa2

Para participar na pesquisa acesse: http://www.prpa.mpf.gov.br/

Comentários»

1. Rosistela OLIVEIRA - 07/05/2009

Obrigada pela postagem!
Já respondi à presquisa e vou aconselhar a todos que conheço a faze-lo, sobretudo nossos professores-cursistas do NTE-Belém.
O uso seguro e ético da Internet e das TICs em geral é uma questão que me mobiliza bastante, pois é um problema que presente em todo o mundo! Há um certo tempo venho acumulando material sobre o assunto.
Ele pode possibilitar um excelente momento de consenso na escola, por levantar questões que reativam o ambiente escolar como locus privilegiado para a construção de saberes.
Em 2007,fui convidada a dar uma palestra na Escola David Mufarrej e utilizei muitas informações colhidas junto a Safernet. Esse tipo de evento confirmou minha certeza de que este é um assunto que pode mobilizar TODA a comunidade escolar.
Precisamos pensar em elaborar material nesse sentido e agendar formações que mobilizem todos quanto a essa questão!
O bicho é papão até quando a gente parar de alimenta-lo com nosso medo, nossa ignorância, e principalmente, nossa indiferença!
Rosistela OLIVEIRA (NTE-Belém)

Obrigado pelo apoio e interesse em divulgar a pesquisa e pela pergunta que me levou a postar o texto sobre a questão do uso seguro da internet.

Luis


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: