jump to navigation

Todo NTE tem de ir aonde a comunidade escolar está… 09/05/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

Rádio Escola e a Sementinha do Saber

aluno_reporter

A Escola Sementinha do Saber foi a primeira escola bragantina a lançar seu Projeto Rádio Escola. Hoje, pela manhã a escola estava comemorando o Dia das Mães, mas pareciam ainda mais felizes por estarem inaugurando o tão desejado equipamento de rádio que tanto lutaram para receber(ver fotos).

A Escola Sementinha de Saber não é modelo pelo seu prédio (funciona em uma vila de casas de aluguel, precariamente adaptadas para salas de aulas), mas é modelo de como a educação pode dar certo mesmo em condições adversas.  Sua história corrobora com aquele texto de Paulo Freire: ” A escola não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários…Escola, é sobretudo gente”.

E gente envolvida, comprometida com a educação é o que faz da Sementinha uma escola tão especial! Com suas oito salas de aulas, uma área de aberta(quadra, auditório, recepção etc.) que se resume a um estreito corredor que separa as casas/salas de aula) e uma equipe gestora muito determinada, a escola Sementinha cumpre o que muitas grandes escolas não conseguem, envolver a comunidade na gestão da escola, educar para a cidadania e fazer uso da tecnologia da melhor forma possível. Aqui, primeiro surgiu a proposta, o projeto e depois a recurso tecnológico, no caso o Rádio.

A Sementinha foi fundada(plantada?) em 1987, atende cerca de 450 alunos de ensino fundamental, e atende o projeto Projovem Urbano no turno da noite. Mas mesmo em condições difíceis a escola tem uma história de garra e vitórias. Em 2005 ganhou o Prêmio Nacional de Referencia em Gestão Escolar ( concedido pelo CONSED, UNDIME, UNESCO e pelaFRM – Fundação Roberto Marinho), a ganhou a gestora Eliana Ferreira ganhou o Certificado de Liderança em Gestão Escolar concedido pela Graduate School (USDA), entidade norte-americana, e foi aos Estados Unidos para ser homenageada. Mas não parou por aí! Aquela ’sementinha’ resultou em uma planta forte com bons frutos! Em 2006, a  escola participou e foi premiada no concurso  Escrevendo o Futuro – promovido pelo Banco Itaú, com a poesia O lugar onde vivo,  escrita pela aluna Camila Luiza.

Atualmente, a escola desenvolve 19 projetos didáticos. Mas receber o equipamento Radio Escola (que é direcionado somente para escola de ensino médio), mostrou a ousadia e dedicação de todos os que fazem a Escola Sementinha do Saber.

O  Radio Escola vai trazer consigo o Projeto Recreio Alegre, a participação da comunidade e outros projetos de ensino com uso da mídia rádio.

O equipamento entre pela CTAE em abril, foi instalado sob orientação do equipe do NTE Bragança que coordenam o projeto Aluno-Repórter: Beto Amorim e Aylton Rocha. Eles continuarão a orientar a escola em projetos de uso pedagógico do rádio, mas são os três  alunos-repórteres da escola que farão as reportagens para o programa B-A-BA e atuarão no pequeno estúdio de rádio montado na escola(metade da diretoria cedida orgulhosamente para funcionar o estúdio).

Participaram do evento: a diretora Eliana, Beto Amorim, Aylton Rocha e Áurea(eu) do NTE Bragança; a psicóloga Samara Braun(representando a URE), professores e a técnica da escola Lana Rosas e dezenas de pessoas do Bairro Perpétuo Socorro onde fica a escola.

sementinha

Texto e fotos produzido pelo NTE-Bragantino

http://ntebragantino.wordpress.com/2009/05/08/radio-escola-e-a-sementinha-do-saber/

Comentário do BDP: É Áurea  o texto é maravilhoso, uma verdadeira poesia. Senti o cheiro da escola em meu computador..

________________________________________________________________________________________________________

Comentários»

1. manoel do nascimento araujo - 15/09/2009

muito grato em está em comentando seu trabalho que está muito interessante


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: