jump to navigation

II ENCONTRO DE ALUNOS ARGONAUTAS 11/05/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

argonauta1

Em evento realizado no último dia 06 de maio de 2009, no Teatro Estação Gasômetro do Parque Residência, alunos da rede estadual de ensino participantes do Projeto Alunos Argonautas dialogaram sobre temáticas que envolvem as tecnologias e seu uso consciente pela sociedade.

Para implementar as discussões e fomentar os debates o evento contou com a participação do Prof° Ms. Wilson Barroso, diretor do DEDIC/SEDUC que na abertura do evento falou sobre o tema: Políticas Públicas: Educação, Inclusão Digital e o Projeto Escola de Portas Abertas, ao qual o Alunos Argonautas é vinculado.

O professor Wilson ressaltou a importância da participação dos alunos das escolas estaduais nas ações desenvolvidas nas Salas de Informática e para o processo de inclusão digital e interação social dentro da comunidade intra e extra escolar.

Durante o evento foram realizadas duas palestras: uma com a participação do Prof° Dr° Ubiratan Cazetta – Procurador da República no Estado do Pará , Procurador Regional Eleitoral e docente da Escola Superior do Ministério Público da União e Escola Superior de Magistratura do Estado do Pará – que abordou as questões relacionadas ao Uso Responsável e Seguro da Internet, abordando temas polêmicos como os sites de relacionamento, como o Orkut, e questões de ordem criminal como pedofilia, pornografia, invasão de privacidade e difamação através dos meios digitais.

O professor Ubiratan ressaltou questões referentes aos aspectos legais e punitivos pela legislação brasileira, bem como, destacou ações preventivas e coibitivas que podem ser desenvolvidas pelos Coordenadores de Sala de Informática de escolas e pais de menores que acessão a internet sem nenhum controle ou monitoramento, em Cyber Café ou da própria residência.

A outra palestra ficou a cargo do Prof° Dr° Demerval Bruzzi – Diretor de Produção e Conteúdos e Formação em Educação a Distância, da Secretaria de Educação a Distância do SEED/MEC – que falou sobre Inclusão Digital e o uso Pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação TIC´s.

O Prof° Demerval traçou um paralelo sobre os avanços ocorridos na humanidade e na sociedade brasileira nas últimas décadas, a velocidade das transformações sociais, culturais, políticas e tecnológicas e o seu reflexo na educação, ressaltando a lentidão com que os processos didáticos e pedagógicos se apropriam dessas transformações em benefício da formação de cidadãos críticos e integrados a esse universo tecnológico.

Destacando, ainda, a importância de ações institucionais e políticas públicas de Inclusão Digital, como as realizadas pelo Governo do Estado do Pará e pela Secretaria Executiva de Educação.

Na oportunidade frisou a importância de projetos de fomento a formação, participação, inclusão e interação junto a comunidade, como a dos Alunos Argonautas, firmando convênio de ação colaborativa através do SEED/MEC com a ampliação do tempo de permanência dos alunos no projeto através da concessão de Bolsas custeadas pelo Governo Federal e cursos de formação à distância.

Nesse II Encontro dos Alunos Argonautas foi apresentado a comunidade o Web Site do projeto. Idealizado e criado pelos Professores Multiplicadores do NTE 2-SEDUC, esse espaço virtual servirá para convergência, socialização e contextualização das atividades do eixo Cidadania Digital do Escola de Portas Abertas-EPA/Alunos Argonautas.

O web Site, que possui o endereço: www.alunosargonautas.jimdo.com é mantido através de um provedor gratuito, o Jimdo, e terá como principais objetivos a divulgação de eventos e ações, encontro, integração e interação de toda comunidade Argonauta com a sociedade e com o mundo.

Texto e fotos : Tony Cunha

__________________________________________________________________________________________________________

Roda mundo, roda  pião…

Nte- Altamira abre as portas aos estudantes

http://ntealtamira.blogspot.com/

Educadores criativos transformam agenda em recurso didático:

http://mqrosario.blogspot.com/2009/05/duas-horas-com-minha-agenda.html

Ajude a escolher o logotipo do primeiro concurso de blogs do Nte-Marabá.

http://ntemaraba.blogspot.com/2009/05/escolha-o-logotipo-do-1-concurso-de.html

__________________________________________________________________________________________________________

Comentários»

1. Roberto Araújo Martins - 12/05/2009

Parabéns pelo evento. A presença das autoridades qualifica nossos argonautas sobre a utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem.

Adorei o jornal na Boca da Noite, um projeto que deve ser estimulado em nossa escolas..

Luís

2. blogueiro secreto - 12/05/2009

Legal por você ter lembrado do Concurso para criação do logotipo que o NTE Marabá está promovendo. Olha que está tendo uma participação muito boa. Ah lembrando que os alunos ganhadores estão ansiosos para receber a premiação inclusive a que foi prometida pelo Blogueiro de plantão.

Eles receberão…

O concurso é muito criativo e original. É disso que precisamos…

Luis


Deixe um comentário