jump to navigation

Carta a Gilda 13/05/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

_____________________________________________________________________________________________

meninos

Belém, 13 de maio de 2009

Educadora Gilda,

Talvez você ache estranho ser a destinatária desta carta.

Estranho porque pessoas como nós, que utilizamos intensamente as novas tecnologias, não utilizamos mais papel, envelope ou temos necessidade de passar em uma loja do correio para adquirir aqueles selos tão coloridos e repletos de vida.

Hoje, podemos nos comunicar a um simples toque no teclado ou a um clicar do mouse, como faço agora.

Talvez mais estranho, você deve pensar, é ser a pessoa escolhida a receber uma carta que não será entregue por um carteiro que, provavelmente, tem medo de cachorros e usa uma blusa nas cores da bandeira nacional.

Ele ou ela deixa rápido a correspondência e nós ficamos pensando sobre até quando existirá o oficio de entregar o infortúnio ou a felicidade alheia.

Há um outro fator  que deve causar mais estranheza, ainda, que é o fato de receber uma carta de alguém que você deve ter visto apenas uma três vezes na vida, geralmente de forma rápida e em eventos da SEDUC.

Hoje, precisava escrever a alguem que é na vida o que eu já fui um dia. Gilda, você é uma pessoa corajosa, uma construtora de sonhos, que compartilha momentos alegres com as crianças que são atendidas no Projeto Prosseguir no Hospital Ophir Loyola.

Todo dia leio o blog do Projeto Prosseguir, vejo a luta das crianças – que apesar de tudo, tem um sorriso de Gilda estampado no rosto.

Sim, cada momento, cada atividade realizada é a demonstração concreta de que pessoas como você fazem a diferença no mundo. Imagino, às vezes, você chegando no Hospital, brincando com as crianças, a ida a sala de leitura, o acesso a internet. Você deve ser mais um anjo no meio da constelação de pequenas estrelas e levados querubins.

Gilda eu já fui como você, mas acreditei um dia que abandonando meus meninos(as) poderia transformar a realidade que me incomodava.

Enganei-me profundamente, pois há certas coisas que ao tentarmos quebrar parecem ter uma resistência de diamante – o mais resistente dos minerais naturais. Por ingenuidade ou dissimulação passamos a acreditar que estamos mudando as coisas, quando na verdade somos nós que estamos sendo transformados a cada dia.

Resta-me agora parafrasear o poeta: não sou as coisas e por isso agora me revolto…

Mas a realidade é outra e a cada dia cedo um pouco mais e em nome dos meus belos propósitos passo a agir dentro dos marcos institucionais ou dos chamados limites orçamentários.

Gilda seu sucesso no Projeto que desenvolve com os meninos(as) do Ophir Loiola me fez ver o quanto fui derrotado aqui na SEDUC.

Hoje, passei na frente da escola onde trabalhei e ela estava fechada. Mas eu sei que em seu interior guardava, ainda, um pouco dos momentos felizes que eu vivi ali. Guardava as lembranças das nossas reuniões, os sorrisos, as vozes, as esperanças, os projetos … Ah! os mais belos projetos que construímos, nossas brincadeiras, nossos sonhos de meninos.

O quanto aprendíamos compartilhando conhecimentos, amizades sinceras e vontade de fazer algumas coisas que ajudassem a melhorar a nossa escola.

Nossa vontade removia montanha, éramos invencíveis…..

Hoje, estou com inveja de você Gilda, porque durante o dia inteiro de trabalho não ajudei uma única escola sequer …… que vergonha!!!!!

Blogueiro de Plantão

__________________________________________________________________________________

Conheça o blog do Projeto Prosseguir:

http://escolaprosseguir.blogspot.com/

_____________________________________________________________________________________________

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

