jump to navigation

Oficina de HQ para as Salas de Informática da SEDUC-PA* 09/06/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

_____________________________________________________________________________________________

*Texto: Rosistela Oliveira (Multiplicadora do NTE Belém e graduada em História Africana, na França)

Muitas questões podem passar pela cabeça de todo aquele que trabalha com a integração das tecnologias na educação. Uma delas – mas que não deixa de ter pontos em comum com as tantas outras existentes -, tem servido de leitmotiv para equipe do NTE-Belém: que recursos didático-pedagógicos oriundos das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) podem ser trabalhados em nossos estabelecimentos escolares a partir das Salas de informática, para potencializar tanto o ensino quanto a aprendizagem e, assim, contribuir tanto para com a questão de um aprendizado significativo, contextualizado, prazeroso, como também para o estabelecimento de melhores índices dos indicadores educacionais?

Foi nesses termos que a equipe do NTE-Belém animou-se (literalmente!) para elaborar uma Oficina para os coordenadores das Salas de Informática da SEDUC sobre Histórias em quadrinhos, as ditas HQs.

Combinando desenho e texto na forma de “quadrinhos” (espaços delimitados onde esses dois elementos estão intrinsecamente “enquadrados”), as HQs geralmente agradam à maioria de nossos alunos e têm a vantagem de já fazer parte de seu repertório de leitura fora da escola. Por que, então, não estudá-las e utilizá-las no processo de ensino e de aprendizagem das diversas disciplinas escolares?

Consideradas um gênero textual híbrido e autônomo, as HQs caracterizam-se por uma articulação própria de elementos que também aparecem na literatura, nas artes plásticas e no cinema.

Ao permitirem abordar com os alunos a noção de “narrativa complexa”, as HQs mobilizam atividades ligadas às capacidades de percepção (inclusive estética), de decodificação de símbolos e de integração e organização de informações, tão importantes para o processo geral de letramento e… tão difíceis de serem integradas nas atividades hodiernas de nossas salas de aula.

Esse apoio das HQs ao tratamento de temas escolares pode propiciar um processo de ensino e de aprendizagem lúdico, que mobilize a capacidade criativa de nossos alunos e  facilite no efetivo aprendizado não só de noções, habilidades e competências como também na integração efetiva de saberes à formação de nossos alunos.

Dentre tantos programas existentes, a equipe do NTE-Belém escolheu trabalhar com o editor de histórias em quadrinhos HagáQuê, recomendado pelo MEC em suas formações e elaborado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas.

Nessa primeira oficina, realizada durante os três turnos do dia 05/06/2009 no local do NTE-Belém, os coordenadores de Sala de Informática presentes aprenderam a manusear o software e debateram, de forma introdutória, questões relativas à criação,  produção e circulação do gênero textual HQ.

Á esta fase de “alfabetização digital” no gênero, esperamos que se sigam outras onde a efetiva integração dos recursos e das possibilidades criativas do programa HagáQuê enseje projetos de ensino e de aprendizagem que contribuam para a melhoria dos indicadores educacionais em nossas escolas e, quem sabe, propiciem a eclosão de muitos talentos artísticos até agora adormecidos!

Para maiores detalhes sobre a Oficina, inclusive para fazer o “download” da apostila  especialmente elaborada para utilizar o programa, pedimos que acessem o Blog do NTE-Belém, no seguinte endereço:

http://ntebelempa.blogspot.com/2009/06/oficina-hagaque-no-nte-belem.html

Postado Por: Marcelo Carvalho

Organização: Bdp

Comentários»

1. Izabel Cristina - 23/07/2009

Rosistela, não acha que essa experiencia dá uma boa dissertação de mestrado rsrs..
Vamos aprender a tornar científico as boas práticas cotidianas..
Um abraço,
Izabel Cristina


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: