jump to navigation

Concurso Estadual de Blogs, ou os NTEs ‘Tecendo a Manhã’ 18/11/2009

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

O Concurso Estadual de Blogs Educativos – Educablog 2009 foi sem dúvida uma das mais bem sucedidas ações realizadas pela CTAE este ano.  O primeiro  concurso de  blogs se deu em 2007, contemplando apenas os blogs das escolas da  região metropolitana de Belém.  Agora, na versão 2009 o concurso expandiu-se por todo estado, e conseguiu atingir o principal objetivo que foi promover o uso da internet como ferramenta pedagógica através do uso dos blogs para comunicação e interação no espaço escolar.

Uma das razões do êxito desta ação deve-se ao fato de ter sido idealizada e executada  inteiramente em equipe. Desde a idéia do projeto, à construção de um edital e da criação de um regulamento para o concurso, cada ação foi desenvolvida em conjunto com os multiplicadores dos NTEs, que elaboraram e reelaboraram o projeto inicial e o adequaram a sua própria realidade, criaram seus logotipos e deram ao concurso local a personalidade do próprio NTE que o organizava.

Mas não foi somente o trabalho colaborativo e compartilhado dos NTEs (Belém, Bragança, Castanhal, Tucuruí, Marabá, Santarém e Altamira) que contribui para o sucesso da ação, como também as adequações que cada NTE fez para a etapa regional. Eis o exemplo do NTE Marabá, que premiou os alunos que fizeram blogs e ainda conseguiu a parceria local para prêmios e o um ‘pouquinho’ de marketing na mídia marabaense. Ou ainda, o NTE Belém que premiou também os blogs das USEs e ofereceu prêmios pelas quantidade de acessos e outros critérios especiais.

Houve ainda mais de uma dezena de oficinas de blogs em todos os NTEs e nos cursos de 40 horas(que possui uma unidade inteira dedicada a criação de blogs), capacitando e incentivando mais de uma centena de professores a criarem seus blogs educativos e/ou pessoais em vários municípios do estado. Alguns destes blogs criados durante as oficinas e cursos foram os vencedores das etapas locais, e outros blogs já existentes antes mesmo das oficinas, puderam se aperfeiçoar durante as oficinas, é o caso do blog Lela Orca.

Não mobilizamos somente os NTEs, mas também conseguimos a parceria da mais importante secretaria de estado que desenvolve ações ligadas a Tecnologia,  a SEDECT(Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia) que doou computadores para a premiação da etapa estadual, e ainda de empresas como o Curso Exemplo (post Um exemplo do Exemplo) que também doou prêmios para as etapas regionais.

Agora em novembro, encerramos as etapas regionais e iniciaremos dia 20 a avaliação dos blogs que estão na fase estadual.  Serão 40 blogs a serem avaliados por duas comissões separadas nas duas categorias concorrentes: blog de professores e blog de escolas. Em meados de dezembro estaremos realizando o evento final em que serão premiados seis blogs que poderão ser denominados os melhores blogs educativos da educação pública paraense.

Em breve teremos aqui no blog, os links para todos os concorrentes do concurso. Visite, avalie, comente e apoie os blogs que, merecidamente, chegaram até aqui…

____________________________________________________

O título deste post como a propria trajetória desta ação da CTAE remetem ao poema Tecendo a Manhã de J. C. de Melo Neto

Ao nosso ex-coordenador da CTAE Luis Cavalante Aguiar BdP Ghost(atual Diretor da DITEC) mentor e dedicado ‘patrono’ deste concurso  dedicamos o poema Inscrição para uma Lareira de Mário Quintana…

A vida é um incêndio: nela

dançamos, salamandras mágicas

Que importa restarem cinzas

se a chama foi bela e alta?

Em meio aos toros que desabam,

cantemos a canção das chamas!

Cantemos a canção da vida,

na própria luz consumida…

______________________________________________

Texto escrito por Aurea Albuquerque(membro da comissão organizadora do Educablog 2009)

Professor, Você deixou o que de melhor um professor poderia deixar para todos os multiplicadores que abraçaram os seus e os nossos próprios sonhos… Pois é… no final, voce deixou a lição que um professor sempre deixa quando sai de uma boa aula e liçao de aprendizagem!

Comentários»

1. Luis Cavalcante - 18/11/2009

A vida é um incêndio? Eu me incendiei,
virei cinzas, me espalhei
a chama não foi tão alta, mas bela
cantei a canção da vida, ainda que desafinado..
Aprendi tanto, sonhei o que não podia
tentei fazer apenas um pouquinho,
um pedacinho de mim virá mundo
um mundo feito de tiras de gente,
gente que ama, se revolta e luta.
Foi tão pouco, tão pouquinho,
uma gota de água numa pororoca.

Obrigado Áurea..

Luís Cavalcante


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: