jump to navigation

Inclusão Digital no MARAJÓ 28/01/2010

Posted by ctaeseducpa in tecnologia, Uncategorized.
trackback

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Coordenação de Tecnologia Aplicada à educação- CTAE, efetuou a instalação de laboratórios de informática em diversas escolas públicas estaduais. Em parceria com o Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO, da Secretaria de Educação a Distância do MEC, esta coordenação vem assumindo nos últimos anos, uma política de ação voltada a região do Marajó, e no ano de 2009, entregou diversas salas de informática a esta região e também entregou equipamentos de rádio e datashow, e vem oportunizando formação continuada dos profissionais da Educação. Unindo forças para diminuir as desigualdades sociais e regionais do estado.


A CTAE executa o curso de Introdução à Educação Digital 40h, que em 2009 formou 60 professores, da referida região. O curso é na modalidade a distância, utilizando a plataforma E-PROINFO do Ministério da Educação-MEC, foram atendidos alunos e professores dos municípios de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Ararí e tem por objetivo a inclusão digital dos profissionais de educação, buscando instrumentalizá-los para a utilização significativa dos recursos tecnológicos disponibilizados nas escolas públicas estaduais. Dando continuidade ao curso, os professores estão recebendo o curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC’s, que na perspectiva dos objetivos gerais e específicos visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam: compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas e planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série.

Uma outra ação da CTAE, nesta região vem sendo o curso Mídias na educação, que neste ano possibilitou a conclusão de 31 alunos no ciclo básico(120h) que já estão com o título de extensão universitária, e estão aptos a continuarem no curso, que possibilitará aos concluintes a titularidade de especialistas em Mídias na Educação.

Além disso, coordena o Programa Aluno Integrado que objetiva a formação técnica de alunos e professores para gerenciar de maneira correta as salas informatizadas, possibilitando o uso eficaz desses ambientes. Possibilitando a participação do aluno no ambiente escolar, preparado-o por meio de formação em tecnologia, para atuar como monitor nas salas informatizadas, salas de vídeo e outros ambientes de suas escolas, em parceria com o professor lotado nesses espaços. A Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação-CTAE, vem potencializando e executando o projeto, que no ano de 2009 atendeu a 45 alunos, dos quais 5 são alunos dos municípios da região do Marajó. Sabemos dos inúmeros desafios desta região, mas esta coordenação está  disposta a não medir esforços para que possamos atender, com dignidade e qualidade aos anceios do povo Marajoara.


Francinei Monteiro

Coordenação do PROINFO/PA

Comentários»

1. Marcelo Carvalho - 31/01/2010

Parabéns Francinei primeiro por sua nomeação como novo coordenador estadual do Proinfo e segundo por recuperar o espírito deste blog. Lembre-se nosso caminho são as ações nas escolas.
Nossas prioridades são: o projeto Aluno Integrado, as formações dos professores pelos NTEs, os blogs educativos e o encontro estadual dos professores multiplicadores de todos os NTEs (este encontro deve acontecer em Belém).

Um abraço,

Marcelo Carvalho


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: