jump to navigation

Programa Aluno Integrado – Relato das ações iniciais 29/06/2010

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

Encerramos esta semana a segunda fase do Programa Aluno Integrado: as formações iniciais e os eventos de lançamento e apresentação do Projeto nos NTEs. A equipe da CTAE esteve em Castanhal, Bragança, Santarém, Altamira, Tucurui e Marabá dando apoio e suporte aos alunos, tutores e equipes dos NTEs. Os alunos de Benevides, Ananindeua e Belém compareceram ao Centur nos dias 21 e 22 de junho para evento de apresentação oficial do Programa. Os NTEs de Redenção e Abaetetuba não tiveram nossa participação no lançamento, mas compromissadamente fizeram suas formações presenciais com os alunos. Na primeira fase, ainda em abril e maio,  fizemos as inscrições dos alunos e, em seguida, ocorreu a formação de Formadores do Curso  por uma equipe de multiplicadores dos NTEs que esteve em Brasília para esta formação. Os conhecimento adquiridos por eles – Tony Cunha, Iara Marinho e Nubia –  foi disseminado nos NTEs para os tutores, multiplicadores e professores de salas de informática.

Desde o inicio de maio estivemos numa maratona para superar várias dificuldades que se acentuaram devido a greve, problemas de resolução de computadores que não permitiam a leitura do conteúdo do curso no ambiente e-proinfo e prazos vencidos. Como os alunos estavam afastados da escola durante a greve não conseguíamos trazê-los para realizar os cadastros na plataforma e oficinas para conhecer o curso, que será realizado totalmente a distancia. O único momento presencial ocorre durante as 8 horas em que os alunos vao a sla de informatica com os tutores para fazer seu cadastro, inscrição no curso, e ainda nesta ocasiao os alunos aprendem a interagir com o ambiente E-proinfo em sua mais nova versão. Esta formação inicial aconteceu em mais 15 municípios nas escolas que possuem sala de informática conectadas a internet através do programa BLE Banda Largas na Escola ou do nosso NavegaPará.

Ontem, dia 28 de junho,  o curso foi iniciado para quase 4000 alunos do Estado que utilizarão as salas de informática das escolas para postar suas atividades, enviar mensagens e interagir com os colegas e tutores por meio de ferramentas de interação do ambiente de Ead. O curso será ministrado durante cinco meses, com 180 horas de atividades a distancia, sob a responsabilidade da Universidade Federal de Goiás. A orientação pedagogica será dadados nossos 40 tutores que farão o acompanhamento destes alunos até dezembro deste ano.

Queremos agradecer o apoio dos multiplicadores e coordenadores de NTEs, Tutores e colaboradores/professores lotados em salas de informática das escolas que não mediram esforços para realizar esta fase do programa.

Sabemos que ainda termos muito pela frente, e nosso maior desafio será dar suficientes suporte e apoio pedagógico a alunos que, sem duvida, estarão participando pela primeira vez de uma experiência como esta. Estudar a distancia ainda é muito novo para os alunos das nossas escolas da rede estadual, também, por isso precisamos manter continuamente um suporte pedagógico apropriado para que eles possam vencer este novo desafio. Acreditamos que lidar com as questões técnicas do ambiente será uma das menores dificuldades destes alunos, muito menos que nova modalidade de ensino e aprendizagem que eles ingressarão nesse curso. E é neste sentido que contamos com a parceria de vocês todos que abraçaram e acreditam no Programa Aluno Integrado como uma grande ação de inclusão digital que repercutirá muito na formação destes alunos e nas nossas ações em tecnologia educacional.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: