jump to navigation

O Encontro dos NTEs 08/08/2010

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”

Disse uma vez,  Paulo Freire…

O Encontro de Multiplicadores do Pará aconteceu durante a primeira semana de agosto no auditório do NTE Belem. Foram três dias de  intensas atividades: oficinas, debates, socialização das ações desenvolvidas pelos NTEs, elaboração de documentos tecnicos,   e apresentação do Projeto Uca para os NTEs.

Iniciamos com a presença do Prof. Luis Cavalcante, que nos últimos três anos defendeu uma política de implementação das ações em tecnologias educacionais em todo estado,  e graças ao seu incentivo e apoio, este encontro aconteceu como esperado.

Tivemos várias oficinas cujos objetivos atendem  necessidades especificas das ações desenvolvidas pelos NTEs nas salas de informática das escolas e na formação de professores: uso do software livre Boto Cabano, uso do ambiente Ead (desenvolvido pela SEDUC) Portal Escolar, treinamento de utilização de lousas digitais recentemente adquiridas pela SEDUC para os NTEs(teremos estas lousas em escolas posteriormente), oficina de Radio Escola, e a oficina de gerenciamento do SIPI (Sistema Proinfo Integrado) ministrada por Adonay Marques(técnico do MEC convidado pelo CTAE), apresentação e avaliação das ações do Proinfo no Estado. E ainda tivemos o trabalho colaborativo das equipes dos NTEs que estudaram e reelaboraram o Guia de Orientação Pedagógica da CTAE, a ser  publicado em breve aqui no blog da CTAE. Também discutimos o regulamento do concurso de blogs a ser desenvolvido agora em agosto e setembro na fase regional e, nos meses de outubro e novembro na fase estadual.

Um dos pontos altos do encontro foi a apresentação do Projeto UCA(Um Computador por Aluno) para os multiplicadores. Os NTEs conheceram o projeto e uma equipe foi formada em cada NTE para dar inicio a formação das escolas contempladas com os laptops  do UCA que foram recentemente entregues em  municípios do estado, em mais de 20 escolas. O Estado do Pará foi um dos seis estados do país contemplados com o UCA Total, o município de São João da Ponta terá UCA em todas as escolas publicas, na zona urbana e rural(cada aluno terá um laptop do Projeto).  Na apresentação, os multiplicadores puderam conhecer  os pilares do Projeto UCA, e especialmente sobre como será a estrutura do projeto de formação. A formação dos professores e gestores destas escolas será realizada pelos NTEs Belém I, Belem II,  Benevides, Redenção, Santarém e Abaetetuba durante os proximos meses.

Brevemente, teremos uma pagina no blog da CTAE dedicada as informações sobre o UCA Pará, em que nossos leitores podem acompanhar cada sequencia das ações que serão desenvolvidas no Projeto UCA.

Outros momentos que marcaram o encontro foram as apresentações dos 12 NTEs, cada equipe apresentou suas ações realizadas no primeiro semestre de 2010, seus projetos inovadores, assessorias as salas de informática, cursos do Proinfo Integrado pelo estado e, ainda compartilhou as dificuldades e desafios que tem encontrado nesta caminhada.

Para continuar a discussão iniciada no encontro, foi criada uma lista de discussão no Google Groups denominada Multiplicadores dos NTEs do Pará. Os multiplicadores forma cadastrados na lista e a primeira discussão da lista foi iniciada pela formadora Clara Alvino do NTE Castanhal. Ela propôs a discussão ‘Evasão, como evitar?’, um fórum em que se discutem ações que busquem reverter a evasão nos cursos de formação na modalidade a distancia ministrados pelos NTEs  e os tutores do Proinfo Integrado.

No encontro, contamos ainda com equipe do Projeto Aluno Repórter nos dois primeiros dias do evento, que transmitiu ao vivo na Radio Web , e ainda filmou o que ocorreu no NTE Belem. Aylton Rocha e Beto Amorim também contribuíram com uma mini-oficina sobre Radio Escola para os multiplicadores.

Uma menção e agradecimento muitos especiais pela presença do Professor Donizete Cormino(DEMP/SAEN), em sua fala ele destacou a importancia do trabalho dos NTEs na formação dos professores.

A equipe da CTAE agradece a presença dos multiplicadores, compartilha com vocês a paixão pelo que cada um  faz pelas escolas e os alunos, e reafirma o apoio da SEDUC/DEDIC/CTAE para as ações com as quais nos comprometemos antes, durante e depois do encontro que tivemos nesta memorável semana.

No proximo post, publicaremos as apresentações dos NTEs e as imagens do encontro.

Texto: Aurea Albuquerque

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: