jump to navigation

Um dia feliz Às vezes é muito raro… 10/08/2010

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

Como diz a letra da música é raro termos um dia feliz, porém, na semana passada tive o privilégio de viver não apenas um e sim três dias de felicidade explícita, ao ter a possibilidade de coordenar a realização do encontro dos professores multiplicadores dos NTEs do Estado do Pará.

No início, mês de maio, quando iniciamos o planejamento do encontro, tudo era difícil: planejar o encontro; fazer o projeto; plano de trabalho; termo de referência; solicitar passagens; diárias; cuidar da infraestrutura; conquistar apoio dos demais setores da SEDUC; mobilizar e motivar as equipes dos NTEs…

Porém, com apoio do Secretário de Educação, professor Luís Cavalcante e também com a determinação da equipe de trabalho da CTAE, tudo se tornou:

Fácil, extremamente fácil…

Trabalhar em equipe é uma arte, é um exercício diário, porém, quando o grupo encontra a sintonia correta e é estabelecido o consenso de que determinada atividade é importante e que o esforço de todos é imprescindível para que a ação aconteça, aí temos uma química perfeita que transforma uma pequena equipe, como a da CTAE, em um exército capaz de mover todos os obstáculos e conquistar a grande vitória, no nosso caso, a realização do encontro dos multiplicadores.

A CTAE e sua equipe* já viveu outros momentos de química perfeita quando realizamos o encontro do Proinfo, a aula inaugural do curso Mídias na Educação, o encontro “Educação e Diálogos”…

Mas o evento da última semana foi especial, tivemos três dias para debates, formação, troca de experiências, apresentação de projetos e de planejamento de ações que nos próximos meses serão vivenciados em nossas escolas, como exemplo, o II concurso de Blogs Educativos e o Projeto Um Computador por Aluno – UCA.

Outro diferencial de nosso evento foi a participação do Secretário de Educação, foi a 1ª vez que um secretário participou de um evento promovido pela CTAE/NTEs. Não se tratou de apenas uma participação, seu alcance simbólico é incalculável. Os NTEs em 2007, eram estruturas coadjuvantes da política educacional do estado do Pará, alguns estavam fechados ou funcionavam precariamente e outros contavam apenas com um ou dois professores multiplicadores.

Agora, temos um secretário que em várias ocasiões já afirmou que os NTEs são prioritários, assim como a política de incentivo a utilização pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC. A publicação da portaria de regulamentação dos NTEs é uma prova inequívoca desta política.

Outro aspecto fundamental do encontro foi a apresentação do Projeto BotoSetLinux, ação que é desenvolvida em parceria entre a SEDUC e UFPa. A apresentação do Boto foi importante por reafirmar mais uma vez nossa opção, técnica e política, pelo uso do software livre e também para que todos os NTEs conheçam as novidades desenvolvidas pela brilhante equipe coordenada pela professora Sandra Rocha (UFPa).

O diálogo entre as equipes da UFPa e dos NTEs possibilitará melhorias no Boto e a inclusão de novos aplicativos.

No encontro também foi debatido a necessidade de realizarmos uma ampla avaliação do trabalho desenvolvido pelos professores dos NTEs e também pelos professores lotados nas Salas de Informática Educativa – SIE. Nossa meta é apresentar o documento que norteará esta avaliação até o final deste mês. Após a aprovação do documento, pelos setores competentes da SEDUC, ele será disponibilizado no e-NTE (software de administração dos NTEs desenvolvido pela DITEC/SEDUC).

A CTAE entende ser fundamental esta avaliação para que seja corrigido algumas distorções e para assegurar que no espaço da SIE permaneça lotado o professor que efetivamente tem identidade com as orientações da CTAE/NTEs e que desenvolva projetos significativos e inovadores.

No encontro ainda tivemos a participação mais que especial dos professores Beto Amorim e Ailton Rocha (equipe do Projeto aluno Repórter de Bragança-Pa), eles transmitiram ao vivo parte da programação pela Rádio Educadora de Bragança e pelo site do Projeto Aluno Repórter; de Geraldo Donizete Cormino, Diretor do Ensino Médio e Educação Profissional da SEDUC; da professora Bertolina, ex-coordenadora estadual do Proinfo; de Adonay Marques (técnico do MEC convidado pela CTAE) que demonstrou os recursos e a importância do SIPI; de Augusto Ribeiro (DITEC/SEDUC) que apresentou de forma simples, carismática e eficiente o Portal Escolar e o e-NTE.

Leia a repercussão de nosso encontro nos blogs dos NTEs:

NTE Belém Prof. Washington Lopes

NTE Belém Prof. Mário Thomáz

NTE Redenção

NTE Tucuruí

NTE Benevides


Marcelo Carvalho

Coordenador da CTAE

* Equipe CTAE: Ana Lúcia, Catia Lima, Vera, Maria José, Giselle, Marco, Vanja, Denise, Maiana, Jamille, Áurea, e Marcelo.

* Fácil (Jora Quest)

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: