jump to navigation

Mídias na Educação: Informes da SEDUC/CTAE e UFPA/FACOM 24/08/2010

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

O Curso Mídias na Educação foi criado em 2006 pela SEED/MEC e, a partir de 2009 passou para a coordenação da UAB/Capes. Desde então, o Mídias mudou também seu formato. Antes era dividido em três ciclos: básico, intermediário e avançado. Assim, o aluno ingressava no ciclo básico e poderia cursar os ciclos isoladamente até chegar ao nível de especialização. Mais de 35 universidades federais ofertavam o curso em parceria com o MEC, as Secretarias Estaduais de Educação e as Undimes de cada estado.

Com a migração para UAB/Capes, o Curso Mídias passou a ter uma nova estrutura curricular. Os ciclos básico e intermediário tornaram-se um só curso de Extensão com carga horária de 160 horas. E assim, os professores graduados ou não pode inscrever-se na Plataforma Freire e fazer o curso após uma seleção realizada através de edital das universidades que ofertam o curso.

A FACOM/UFPA oferta o curso Mídias na Educação desde sua implantação em 2006. A turma iniciada naquele ano defendeu o trabalho final em abril de 2010. A certificação dos concluintes já se encontra na PROPESP/UFPA para ser expedida até o final do ano. As turmas de 2007 e 2008 devem ingressar no nível de Especialização no inicio de 2011 após a aprovação do projeto que se encontra tramitando na Câmara de Ensino da UFPA.

Os cursistas egressos da turma de 2008 deverão receber os certificados do ciclo básico e do intermediário a partir de outubro deste ano em cerimônia a ser realizada em seus pólos. Os tutores que orientaram os cursistas do Mídias também deverão receber certificados de Tutoria, expedidos pela FACOM/UFPA. E, ainda este ano acontecerão várias oficinas nos pólos onde ocorreram os encontros iniciais e finais do ciclo básico.

A CTAE/SEDUC e a FACOM/UFPA estabeleceram uma parceria desde a primeira oferta do curso. E a grande maioria dos cursitas do Mídias são professores da rede pública de ensino do Pará.

Esta parceria reestabeleceu-se para que possamos dar continuidade ao Curso Mídias em mais de 20 pólos do Estado. E em setembro próximo iniciaremos novas turmas do Curso Mídias em Educação – Nível de Extensão para aqueles professores que se inscreveram na Plataforma Freire em 2009.

Mais informações

Migraçao do Midias para CAPES/UAB.

O curso Midias na UFPA/FACOM/AEDI

Texto: Aurea Albuquerque (SEDUC/CTAE/PROINFO)

Otacilio Amaral(UFPA)

Debise Mesquita(SEDUC/CTAE)

Comentários»

1. EDVILSON - 24/08/2010

Aguardávamos ansiosos por uma resposta dos passos seguintes do curso. Infelizmente não era o que queríamos, pois tem colega que já se planejou pra concluir a especialização em MÍDIAS no prazzo de 2 anos, que expira daqui a 2 meses!! E o pior é que aguarda a certificação pra ser investido em cargo da esfera federal conquistado a duras penas em concurso público. Não é o caso da SEDUC verificar a questão e tomar medidas cabíveis pra não deixar o desânimo tomar conta dos cursistas que anseiam em concluir o curso o quanto antes??
Att.
Edvilson

2. Luzilene-Altamira - 25/08/2010

Olá, professora Áurea!
Eu estava ansiosa quanto ao retorno do Mídias. Concordo com a opinião do Edvilson. Aqui no pólo Altamira também temos colegas que estavam contando com a conclusão do Mídias ainda neste ano, por diversos motivos pessoais. Felizmente o curso continuará, mesmo que a conclusão seja apenas em 2011.Gostaríamos de saber sobre quais temas lermos, se haverá monografia e quais os caminhos que devemos tomar para adiantar ou melhorar nosso desempenho no referido curso. Grata pela notícia!
_________________________________
Como vai Luzilene?
A demora do curso se deve pelas adaptações que tiveram que ser feitas na migração do curso da SEED/MEC para UAB/Capes. Nao somente isto, como tambem porque o curso precisa ser aprovado pela Camara de Ensino para ser iniciado a nivel de especializaçao. Antes era a SEED agora é a UAB. Os ciclos cursados eram de extensao, agora é especialização. Como sabemos, os tramites de aprovação destes cursos de especialização passam por vários examinadores para serem aprovados. Até para os tutores do curso de especialização, exige-se uma formação mais elevada que nos curso de extensão, pois haverá orientação de monografias finais.

Sugiro que voce visite o site webeduc.mec.gov.br. Lá estão disponiveis todos os conteudos do Midias, já reformulados para a nova versão.

3. Augusto Martins - 08/09/2010

Denise Mesquita, Boa Tarde !
Concluir o ciclo Básico e o Intermediário de Mídias, não entendo se vou fazer o Avançado ou se vou fazer Nível de Extensão. Quero saber se estou relacionado para receber o certificado em Outubro/2010. Me explica melhor e aproveito para lhe informar que seu nome na equipe de trabalho está errado (Debise) Mesquita.
Um beijo !
José Augusto Martins

4. RUBENITA REIS GASPAR - 22/09/2010

a que é de direito a responder.
Gostaria de receber informação sobre processo de seleção para tutor a distanci ou presencial na UAB ou E-Proinfo
ESTOU NO AGUARDO DE RESPOSTA.

5. Mais premiacao de Blogs « - 19/11/2010

[…] Dias 11 e 12 de novembro a equipe CTAE (Aurea Albuquerque e Denise Mesquita) esteve no NTE Redencao para certificar os concluintes do Programa de Formacao Continuada Midias na Educacao. Os cursistas receberam os certificados dos niveis basico e intermediario num total de 180 horas de formacao. O curso é ofertado pela FACOM/UFPA, e a SEDUC atraves da CTAE é parceira desta acao. O curso entra numa nova fase. Saiba mais clicando aqui. […]

6. Gioclezia Miranda Alves - 26/11/2010

Gostaria de obter uma resposta em relação ao curso de mídias Altamira. Tivemos um encontro presencial, no qual recebemos a certificação da etapa concluída que deveria ser um momento de alegria, no etanto foi um momento de frustração pois recebemos a informação através da equipe que estava realizando o encontro que se nós quiséssemos concluir a especialização teríamos de contar com a sorte de sermos escolhidos através de pré projetos pela UFPA. Este caso decepcionou toda a turma porque já faz mais de dois anos que iniciamos este curso e em nem um momento foi colocado para nós cursistas que no meio da especialização teríamos que concorrer com vaga para continuar, nós nunca víamos isso antes e preferimos não acreditar que isto seja verdade, afinal de contas foi muito tempo jogado fora, e oportunidades perdidas, deixamos de fazer outras especializações mais rápidas, e gratuítas porque fomos impedidos devido estarmos fazendo mídias. Espero que o coordenador do curso olhe com carinho para a nossa situação e garanta a nossa vaga, mesmo que tenhamos que apresentar o projeto. Certo da compreensão aguardo resposta para repassar para a turma . Obrigada.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: