jump to navigation

A loucura e a sabedoria 21/09/2010

Posted by ctaeseducpa in Uncategorized.
trackback

Ao preparar o post(institucional) que relataria formalmente o I Encontro Estadual de Professores de Sala de Informática, lembrei de uma frase citada por Demerval Bruzzi na lista de discussão dos coordenadores do Proinfo. A frase é atribuída ao Barão de Montesquieu “Para ter sucesso neste mundo é preciso ser louco ou ser sábio”. E como o nosso diretor, concordo que em certas ações precisamos ter um pouco dos dois: loucura e sabedoria.

E, talvez por isso a CTAE tenha alcançado tamanho êxito neste encontro. E embalada pelas mesmas loucura e sabedoria que  moveu a CTAE  para realizar o encontro, o post tambem tomou outro rumo!

É loucura enfrentar todas as adversidades para fazer qualquer ação na Seduc(sempre tão temperamental e burocrática) acontecer. É sabedoria acreditar que reunir 300 professores de todo Estado(com varias ações acontecendo ao mesmo tempo na CTAE e no Proinfo, recursos limitados e em pouco espaço de tempo) poderia sim dar certo e conseguir bons resultados como os que foram alcançados nestes dois dias memoráveis de setembro.

É loucura gritar, ‘xingar’, reclamar diante de vários momentos e pessoas que atravancaram a realização deste encontro…mas é sábio não desistir e acreditar que todo grande desafio tem suas dificuldades.

É loucura ter vontade de dizer desaforos a quem teve a insensatez de dizer que nosso objetivo era de fazer um encontro de e para política partidária do nosso governo, mas é sábio compreender e admitir que nenhuma ação é isenta de Política e no seu mais amplo sentido da palavra. Sim, nós fazemos política! A política pública das tecnologias educativas deste Estado! Nós na CTAE, nos NTEs, nas salas de informática, nas salas de aula, nas escolas… Fazer Política é defender e fazer algo em que se acredita verdadeiramente, e isso não é só loucura, é sabedoria!

É sabedoria disseminar o uso do software livre nas nossas escolas e por acreditar nisto apostamos numa apresentação(mesmo sucinta) do Boto Cabano. É sabedoria acreditar que os recursos da Internet quando bem utilizados e bem construídos são inesgotáveis fontes de informação e conhecimento para professores e alunos, e foi um ato de loucura enviar emails insistentes ao MEC para conseguir a apresentação do Portal do Professor(para muitos professores ainda muito novo).

É loucura e sabedoria reapresentar e insistir com os professores no Concurso de Blogs e no uso do Portal Escolar, esta potenciais ferramentas que podem contribuir enormemente com as ações pedagogicas das e nas nossas escolas.

Foi de grande sabedoria abrir espaço para relatos de experiência e poder apreciar e se encantar com o belo trabalho que a Profa. Poliana Café desenvolveu em Altamira. Oportunizar a equipe do NTE Belém (MT) apresentar o exemplo do Projeto Prosseguir para professores de todo estado, ver a narração do Prof. Pina(Esc. Lucy Correa), que foram apresentados em curto e ‘controlado’ espaço de tempo!

É sabedoria apresentar aos professores o projeto UCA. É preciso ser um  pouquinho sábio  para entender que o Projeto UCA, que começou agora, pode ser o futuro da informática educativa nas nossas escolas. Estamos iniciando e enfrentando as angustias e desafios dos pioneiros para antecipar uma realidade que, daqui a menos de dez anos, estará presente na grande maioria das escolas: um computador por aluno.  Uma professora, no meio do auditório me perguntou: “Professora Aurea, você acha que o UCA vai substituir a sala de informática?” Passo a pergunta da sagaz professora para todos que costumeira ou eventualmente lêem este blog.  Acreditem, é loucura e  é  também sabedoria refletir sobre isso!

Mas a nossa ação mais  louca e mais sábia foi reunir na manhã do segundo dia, dez grupos compostos de vários professores de mais de 80 municípios (em suas  experiencias e singulares  provenientes das dimensoes continentais deste estado) e propor que discutissem e a elaborassem as Diretrizes da Informática Educativa das Escolas do Estado do Pará.

Foi sábio iniciar e será mais sábio ainda não parar o que começamos apenas nos meados de setembro de 2010.

A elaboração das Diretrizes das SI é apenas embrionária. Ainda teremos de nos reunir virtual e presencialmente para terminar o que tivemos a oportunidade única de começar!

Ainda este ano, iremos realizar o I Encontro Virtual de Professores de Salas de Informatica do Estado do Pará, com o objetivo de continuar a discussão e concluir  o documento iniciado.

O nosso Secretário foi louco em nos pedir algo que no inicio parecia tão difícil para uma equipe tão pequena e um tanto inexperiente, mas ele foi sábio em crer que poderia dar certo!

Os momentos mais marcantes do Encontro estão expressos nas imagens e nos posts dos blogs das escolas, dos professores, nos comentários e nos emails dos professores que participaram do encontro e enviaram a coordenação e a equipe da CTAE.

(clique e veja as imagens em tamanho grande)

Repercussão

Nos blogs das escolas, professores e use:

Blog da Escola Pedro Amazonas

Blog da Escola Magalhaes Barata

Blog da Escola General Gurjão

Blog da Escola Souza Franco

Blog da Professora Helioneth Lisboa

Blog do Professor Allanildo(Capitao Poço)

Blog do Professor Eric Siqueira

Blog da Professora Maria do Carmo

Blog da Professora Eliene Melo

Blog da Professora Rose Lenne

Blog da Escola Jorge Raposo

Blog da USE 12

Nota em um  Jornal local

Alguns comentários dos professores, aqui no blog

Comentario 1

Comentario 2

Parte de um email do Professor Elder Reis(de Muaná), enviado nesta segunda a  Coordenação da CTAE:

“Querida professora Áurea, gostaria de, em primeiro lugar,

parabenizá-la pelo belíssimo evento realizado nos dias 17 e 18 – I

encontro dos prf . de sala de inf. Estava ansioso para participar e

confesso que não me decepcionei!”

Agradecimentos a nossos companheiros de ‘insanidades’ que fizeram o encontro acontecer:

Ana Lucia Lima dos Santos(Secretária Adjunta, pelo apoio e a presença no encontro)

Jorge Andrade(criador do logotipo)

Jamille Galvão(por ter coordenado os GTs no encontro e elaborado o roteiro da proposta de Diretrizes);

Joseane Figueiredo (pelo apoio incansável a varias ações decisivas para o encontro e mobilização de mais de 100 professores);

As equipes dos NTEs presentes e os que mesmo distantes contribuíram com o sucesso do encontro contatando os professores e torcendo.

Aos coordenadores de grupos(Claudete, Clara, Leia, Maria do Carmo, Anilza, Franz, Rosistela, Bertolina, Lea Favacho, Jo Elder, Tânia, Tony e Cris Burlamaqui)

E a incansável e dedicada equipe da CTAE(Nossa ‘Sempre da CTAE ‘Rose, Vanja, Vera, Lucia, Denise, Giselle e Maria Jose)

Ao nosso grande incentivador, Prof. Luis Cavalcante(com muito respeito, o Sr. é Louco,e é muito Sábio).

Post Aurea Albuquerque

Comentários»

1. eric - 21/09/2010

Olá Aurea, Você esqueceu o meu.

Parabéns pelo evento.
________________________________________________
Nao esqueci, nao! Ja vai ser mencionado.
Aurea

2. Maria do carmo - 22/09/2010

Aurea! Realmente o evento foi um SUCESSO total. Mas você esqueceu o meu blog também.
Abraços a essa equipe maravilhosa.
Maria do Carmo
______________________________________________________
Vamso fazer referencia!
Nao temos seu link!!!Vamos colocar aqui.
Aurea

3. Léia Favacho - 22/09/2010

Áurea, sua palavras são realmente muito sábias ao resumi os momentos do evento. Aqui no NTE Benevides fomos unanimes em avaliar o curso como MARAVILHOSO,graças ao envolvimento de vocês da CTAE para realização deste evento. Tudo foi positivo. O encontro foi marcado pela beleza, pelo slogan, pelas pastas, camisas; pelo local, pela elegância da equipe que caprichou para receber os participantes e pelas pessoas que estiveram lá com muita vontade de contribuir e participar.Houve conhecimento, troca de experiencia, companheirismo, sinceridade e emoção( não poderia faltar num encontro organizado quase só por mulheres) Parabéns pela sua espontaneidade e pé no chão. Você Merece.

4. Rose Lenne - 22/09/2010

oi! aurea, vou dar uma relação de blogs que estão com postagens do Encontro:
http://escolajorgeraposo.blogspot.com
http://infoartrosellenne.blogspot.com
http://unidade12.blogspot.com

Fizemos ampla divulgação do sucesso do Encontro é só conferir.
Grande Abraço,
profª Rose Lenne

__________________________________________________________________
Olá Rose,
Vou mencionar o blog de voces também!
Valeu!
Abraços

5. Jamille - 23/09/2010

Equipe CTAE: Vivemos em uma época em que não há, necessariamente, verdades. Principalmente em se tratando de nossa área, das tecnologias, da informação, do conhecimento: nada é absoluto. Agir, e bem agir, numa época dessas é para corajosos. Alguém já disse uma vez (dsculpa não lembrar agora) que o sucesso e o amor preferem os corajosos. Este é caso de vocês.
O I Encontro de professores das salas de informática foi coordenado e executado maravilhosamente por essa equipe de guerreiras.
Apostar no pedagógico veio da sensibilidade de perceber a carência de apoio a nossas salas de informáticas, caminho longo a ser construído – acertadamente – com o coletivo, dando voz para quem está na base e que mais mérito de causa possui pra ser ouvido.
Parabéns é redundante, mas me permito.
Áurea, o post, as palavras, a harmonia do conjunto passam toda a paixão com que te entregaste para a informática na educação se consolide ainda mais em nosso Estado. Suas ações falam por si e isso é o mais importante. Parabéns pelo post!!

6. Jorge Andrade - 18/10/2010

Aurea você esqueceu da escola Rui Barbosa em Belém e do meu blog Jorge Andrade.
O evento foi um sucesso.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: