jump to navigation

Cantinho Coordenador

Atenção Coordenadores de Sala de Informática.

Esta espaço é destinado aos Coordenadores de Salas de Informática para informar problemas relacionados a suporte técnico, infraestrutura da sala de informática, garantia de computadores e impressora, questões relacionadas a furtos ou roubos  de equipamentos, instalação das máquinas do Proinfo e questões relacionadas ao uso pedagógico das salas de informática, etc.

Para notificar os problemas basta postar uma mensagem em nosso blog.

Comentários»

1. Edna Hoher - 05/02/2009

Olá, estamos com problemas na Escola Dr Maroja Neto, em São Domingos do Capim: nosso laboratorio ainda não conta com os computadores instalados, apesar de o material estar todo pronto. Precisamos urgente que os técnicos entrem em contato conosco para providenciarmos uma solução. Muito gostaríamos que tudo estivesse pronto para receber os alunos no inicio do ano letivo, pois já ha dois anos estamos esperando a conclusão das intalações e inicio efetivo deste projeto.
Como coordenadora do conselho escolar tenho tentado articular uma melhor maneira de agilizar o processo, procurando informações na URE SEDUC e NTE, mas está havendo muito ruído na comunicação, e não sabemos exatamente quem é responsavel pelo nosso laboratório.
Gostaríamos que avaliassem nosso caso com carinho.
att, Edna Hoher

2. Inaldiran Cunha - 05/02/2009

Bom dia!

Estou enviando este email, para solicitar a este departamento visita de um Técnico de informática a essa instituição de ensino (EEEFM PROF° OLIVEIRA BRITO – CAPANEMA) para verificar a conexão da internet, pois dos 25 computadores do laboratório de informática apenas 10 está funcionando a internet.

Atenciosamente,

Inaldiran Cunha

ctaeseducpa - 09/02/2009

Enviamos sua solicitação ao Suporte Técnico.

Caso o atendimento esteja demorando envie uma mensagem eletrônica para danielle@seduc.pa.gov.br

3. Ney França - 09/02/2009

Quero parabenizar cavalcante e todo equipe pela iniciativa de construir mais um canal de diálogo, do qual infelizmente ainda somos tão carentes. Esperamos que possa contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas para a educação em nosso estado.

ctaeseducpa - 09/02/2009

Ficamos felizes pela sua participação e interesse e suas sugestões serão bem-vindas.

Obrigadoooooooooooo

4. Eliana Costa - 11/02/2009

Quero parabenizar o profº Luis Cavalcante e toda a equipe da CTAE por mais esse espaço que veio para facilitar o diálogo e nos aproximar mais de outras realidades. Estou feliz por estar postando este comentário não para falar de problemas na Sala de Informática (EE Conceição Gomes – São Francisco do Pará). Na verdade quero registrar minha gratidão ao CTAE e à 8ª URE/Castanhal cujo papel está sendo fundamental para o que já estamos conseguindo realizar numa sala que antes era ocupada por computadores encaixotados. Aproveito para agradecer ao Marcelo Carvalho que tem nos direcionado no curso de Mídias. É que o curso, ainda no seu início, tem alargado minha visão, de forma surpreendente,quanto ao uso das TICs na educação. Para os colegas que estão com problemas estruturais ou de outra natureza, deixo uma palavra de incentivo. Peço que não desistam, pois os problemas sempre estarão presentes de uma forma ou de outra esperando educadores sonhadores para superá-los. Não podemos desanimar, nossos alunos confiam e precisam de nossa ousadia. Abraços.

5. Ana Celia - 11/02/2009

Muito bem, agora nossas relações se estreitaram ainda mais. Agradeço o carinho da equipe CTAE e a atenção com a qual tem atendido nossas angustias. Aproveito o momento para lembrar que realmente a equipe deu um grande pulo no que diz respeito a Inclusão Digital e o resgate da valorização da educação através dos NTE’s e Salas de Informática, mas não podemos recuar ou parar na beira, ainda temos muito a contribuir é preciso que tenhamos elementos essenciais para seguir em frente. Assim, permita lembrar que a equipe da CTAE precisa apoiar e intervir quanto a lotação de professores nas salas de informática em todo o Estado do Pará e também nos NTE’s. Parabéns! Estamos juntos na mudança para melhorar.
Abraços.

6. Eric - 13/02/2009

Parabenizo a equipe do CTAE pela iniciativa de abrir esse canal de comunicação,pois demonstra com essa atitude disposição em trabalhar e receber críticas. blog é isso!, é transparência, é dar satisfações às pessoas, é sair do anonimato de quatro paredes e ter a coragem de desafiar a burocracia, pois só ousa quem tem segurança e domínio do que faz.

7. Rosangela Pinho - 15/02/2009

Olá Cavalcante,
Parabenizo vc pelo esforço em oportunizaqr nossos alunos a inclusão digital. Mas tenho muitas criticas a BUROCRÁCIA da SEDUC q dificulta a lotação dos professores de SL de Informática…. qr dizer, sempre por último, o q sobra, o resto, Assim, as coisa não evoluem, por mentalidade conservadora de algumas pessoas,
Fiz o curso ano passado no NTE BELÉM, E POR BURROCARCIA, só em mARÇO OU aBRIL,poderei ser lotada,,,, poxa cm pode? depois de sermos lotado em nossas disciplinas, vms ser tirados de sl de aula, qm fica em nosso lugar? me parece incoerente. Deixo aqui minhas criticas a mentalidade arcaicas q dificultam a EVOLUÇÃO . Mas p vc, parabens, sei do seu trabalho e esforço. Grata.
Rosangela Pinho
OBS: Já Enviei meu projeto p sala de informática da
esc.Antonio Moreira Jr. gostaria de saber se foi aprovado ou não atenciosamente. Rosangela

8. Rosana Furtado - 16/02/2009

Boa noite,
Parabéns pela iniciativa desta nova ferramenta de interação, pois só assim a Coordenação do CTAE ficará sabendo das notícias dos Laboratório de Informática, desta forma trabalho na E.E.E.F.Médio Mário Queiróz do Rosário(Bragança) e estamos com um grande problema na conexão da internet, no dia 26 de janeiro do ano em curso a conexão caiu em todos os computadores e até a presente data não foi solucionado o problema. Já vieram os dois técnicos que a Ure possui, mas não solucionaram o problema. Por favor mande a resposta urgente.
Maria Rosana Furtado (Facilitadora do Laboratório em Bragança)

ctaeseducpa - 16/02/2009

Obrigado pela informação!!!
Estou enviando seu email para o JKimura (DITEC) para verificar o que está acontecendo.
Mantenha contato

9. Roberto Martins - 17/02/2009

Nesta quinta (19/02/2009) o Professor Marcelo Carvalho fará uma Conferência na Escola Dr. Freitas dentro da programação da Sla de Informática para esta ano. É o momento de socialização da política para o setor e do papel das Salas de Informática nesse processo. Agradecemos ao Professor Marcelo pela oportunidade e aguardamos sua presença com expectativa.

Roberto Martins
Coord. SI – Dr. Freitas.

Escolheram um palestrante muito competente e trabalhador. Pena que eu não possa comparecer para assistir à palestra, pois estou me recuperando de uma pequena cirurgia.
Luis Cavalcante.

10. Marcelo Carvalho - 18/02/2009

Olá Roberto, pode confirmar minha presença, já as expectativas, vamos ver.

arcelo Carvalho

11. Rose Lenne - 18/02/2009

Gostaria de obter uma informação, a quem tenho que me dirigir para conseguir as cadeiras para sala de informática, o laboratório está sendo montado porém ainda estão faltando as cadeiras, os demais materias já estão aguardando liberação para serem montados.

ctaeseducpa - 18/02/2009

Solicitação de cadeiras para sala de informática.
Você tem que se dirigir a Sílvia Seabra, Gerente de Patrimônio. Envie um e-mail para ela com cópia pra mim.
E-mail Sívia: silviaseabra@seduc.pa.gov.br
Email Luís : luiscavalcante@seduc.pa.gov.br

12. Raimundo Ezequiel Rodigues de Souza - 18/02/2009

Olá, pessoal, estamos começando muito humildemente o blog de nossa escola (Izabel dos Santos Dias) e gostariamos que vocês acrescentassem link do mesmo no blog do CTAE. O endereço é: http://isdseducpa.blogspot.com
Se for atendido, ficarei grato.ão

Fico feliz pela criação do blog da escola. Publicarei com imenso prazer..

13. Edna Carvalho - 18/02/2009

Olá equipe do CTAE, trabalho na escola Leônidas Monte no município de Abaetetuba, e estou lotada na sala de informática.Porém eu e meus colegas da Sala de Informática, não dispomos de muitos recursos. dispomos apenas de 09 micro computadores, a escola recebeu 10, mas 01 foi roubado e não conseguimos recuperar até o presente momento, além disso, não dispomos ainda de internet, pois já solicitamos a instalação aos órgãos competente da SEDUC, mais não obtemos respostas. No final do ano de 2008, a escola recebeu um equipamento para a instalação da antena para receber o sinal do Projeto Navegapará, porém o equipamento continua esperando alguém para fazer a instalação. Se a equipe do CTAE poder fazer algo para agilizar esse processo. A comunidade Leônidas Monte que conta com mais de 1500 alunos matriculados ficaria muitíssima agradecida, pois esse é um espaço que muito contribui para a construção de conhecimento e cidadania de todos envolvidos na nossa comunidade eescolar.
Edna Carvalho (Professora facilitadora da Sala de Informática da Escola Leônidas Monte).

ctaeseducpa - 18/02/2009

Encaminharei o email para a Ditec que pode informar o calendário de implantação do NavegaPara, em sua escola

O calendário que tive acesso é o seguinte:

Abaetetuba – 20 de fevereiro

Locais instalados – propostos para visita:

LOCAIS DE INSTALAÇÃO ABAETETUBA

1 PREFEITURA

2 E.E.E.F.M. PROFESSOR BASÍLIO DE CARVALHO

3 DETRAN

4 QUARTEL DOS BOMBEIROS

5 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO

6 SETRAN

7 SEFA (PONTO CLIENTE)

8 SECRETARIA DE SAÚDE

9 E.M.E.F. JOAQUIM MENDES CONTENTE

10 HOSPITAL MUNICIPAL SANTA ROSA

11 E.M.E.F. MARIUADIR SANTOS

12 E.E.E.F.M. PROF. BENVINDA DE APONTES

13 HEMOPA

14 E.E.E.F. CRISTO REDENTOR

15. Infocentro clube de ciências

17 ESCOLA DE TRABALHO E PRODUÇÃO DE ABAETETUBA

18 INFOCENTRO COLÔNIA DE PESCADORES

19 DELEGACIA DE POLÍCIA

20 E.M.E.F SANTA LUZIA

21 TERCEIRA URE – SEDUC

22 MINISTÉRIO PÚBLICO

23 FÓRUM

24 QUARTEL DA PM

14. Joaquim Jares - 19/02/2009

Prezados professores das Escolas vinculadas ao NTE de Benevides (Marituba, Benevides, Murinim, Santa Bárbara e URE 11), estamos inaugurando uma nova era, queremos sua participação junte-se a nós. A Rede Colaborativa de Aprendizagem Virtual NTE/Benevides espera vc. Abraços

ctaeseducpa - 19/02/2009

Esperamos mais detalhe sobre a rede, mas desde já apoiamos a ideia…

15. Rosana Furtado - 20/02/2009

Obrigada por esta Coordenação o nosso problema já foi solucionado, os técnicos que que fazem assistência técnica para o GESAC já consertaram a conexão da internet.

E.E.E.F.M.MÁRIO QUEIRÓZ DO ROSAÁRIO – BRAGANÇA

16. Profº Gilson Sampaio Pinheiro - 22/02/2009

Olá equipe do CTAE, sou o “ águia de fogo ” trabalho na Escola Estadual D. João VI no Município de Capanema e estou lotado no laboratório deste estabelecimento de ensino, onde estamos ampliando o laboratório para atender melhor nossos alunos, funcionários e pais da comunidade Djoãosextiana, hoje temos somente 10 computadores para atender 2050 alunos matriculados.
Estamos pleiteando mais vinte computadores para a nossa escola, pois esse é um espaço que muito contribui para a construção de conhecimento e cidadania de todos envolvidos na nossa comunidade escolar.
Gilson Sampaio Pinheiro ( Profº do Laboratório de Informática )

ctaeseducpa - 22/02/2009

Seja bem-vindo águia de fogo.
Quanto aos computadores não temos, mas reconhecemos que é uma reivindicação justa. Vamos ver……………

Abraços,
Cavalo de fogo!!!!!!!!!

17. Maria das Mercês Bordalo - 23/02/2009

Caro Prof. Aguiar,tenho acompanhado sua coluna e admiro muito seus comentários. Sou Pedagoga lotada em uma escola da SEDUC.Creio que nós, educadores, precisávamos de uma pessoa como o Sr. para nos informar sobre o que há de mais chic no momento.Brevemente entrarei em contato com o Sr.
Saudações

18. Roberto Martins - 24/02/2009

A comunidade Dr. Freitas agradece a CONFERÊNCIA realizada pelo professor Marcelo Carvalho (CTAE)dia 19/02/2009 dentro da programação da Jornada Pedagógica da Escola. Abordando a politica educacional de inclusão de mídias e o papel das SI nesse contexto, o professor Marcelo abordou com clareza todas as questões pertinentes, assim como, tirou dúvidas dos 30 professores e técnicos presentes.
Aproveitamos o espaço para parabenizar e agradecer o professor Marcelo pela oportunidade do debate.

Roberto Martins
SI – Dr. Freitas

19. Maria de Nazaré Barbosa Cavalcante - 25/02/2009

Muito boa a matéria “Escola Pública Mostra Força na UFPA,demonstra a capacidade de superação desses estudantes diante de tantas adversidades.
Infelizmente, em função de inúmeros fatores na Política Educacional, são ainda exceções à regra. Quiçá um dia tenhamos nossos alunos da Escola Pública concorrendo em condições iguais aos super bem preparados da Rede Privada!

20. JOSE CARLOS PINTO SANTOS - 26/02/2009

Os computadores do laboratório de minha escola já estão instalados porem ainda temos problemas como falta de mobiliário (cadeiras e armários) e outra coisa importante é que desde o dia 05/11/08 estamos aguardando os técnicos da oi para terminarem a implantação da internet. Gostaria de ter contato para falar com a OI para que eles venha terminar o serviço e instalem a internet na escola. caso você saiba como podemos contatar essa operadora por favor me comunique. um abraço José Carlos.
EEEFM José Valente Ribeiro,Belém-Pa

ctaeseducpa - 26/02/2009

Vou verificar a internet!!!!!!!!!

Envia uma foto da sala de informática e uma relação do mobiliário que está faltando.

21. Suely Ferreira - 26/02/2009

Bom dia, parabenizo a todos pela inciativa de criar esse cantinho para nós, coordenadores de sala de informática. Dessa forma, fica mais fácil nos comunicarmos com vocês, dando sugestões e críticas. Tenho uma crítica a fazer quanto ao navega Pará, depois que instalaram o navega Pará em nossa escola “Raymundo Martins Vianna, o sistema ficou lento, e além do mais, tudo está desbloqueado, o orkut, site de pornografia e ai vai, os alunos vão fazer “a festa”. Gostaria de saber o que vocês vão fazer a esse respeito. E já que ainda não tem solução, gostaria que tirassem o navega Pará e voltasse ao sistema antigo da Seduc, onde quase tudo é bloqueado. obrigada!

ctaeseducpa - 26/02/2009

Estou encaminhado seu e-mail para Diretoria de Tecnologia – Ditec solicitando informação sobre a problema mencionado.
Luís Cavalcante

ctaeseducpa - 04/03/2009

Em relação a situação da ausência de controle sobre os sites acessados no Programa NavegaPará, o Diretor da Ditec, professor Diego Lisboa informa ao blog que o filtro de conteúdos do navepará está em fase de implantação.

Enquanto o filtro de conteúdo não estiver funcionando cabe aos coordenadores da sala de informática e demais professores(as) discutirem as normas de utilização da internet na escola.

Atenciosamente,

Luís Cavalcante

22. Rosangela Pinho - 27/02/2009

OLÁ PROF CAVALCANTE,
Consultei a listagem, e par minha tristeza, meu nome não consta na lista………….por isto, e sempre demonstrei minha preocupação e interesse ligando p ctae e pelo blog , tbem no do NTE, e agora não vejo meu nome por fvr, o q houve? Att.

Rosangela Pinho

ctaeseducpa - 27/02/2009

Calma companheiros(as)
Esta é apenas a primeira lista. Haverá outras…
Desculpe por ter esquecido de mencionar isto no post

Saudações Magisteriais,

Luis Cavalcante

23. Suely Ferreira - 02/03/2009

Bom dia, prof. Cavalcante gostaria de saber se na sala de informática pode ser lotado dois professores por turno. obrigada

Não segundo a portaria de lotacão apenas um por turno.

24. suely ferreira - 02/03/2009

olá prof. Cavalcante, gostaria de saber se na sala de informática pode ser lotado mais de um professor por turno, alguns amigos estão comentando sobre isso, queria que o sr. me confirmasse. obrigada

Cara Suely, segundo a portaria de lotação somente pode ser lotado um professor(a) por turno.
Cavalcante

25. maria dos anjos santos - 02/03/2009

Gostaria de ter esclarecimento sobre a retirada da internet da Escola Lameira em Castanhal.Também comunico que estamos sem energia, roubaram a fiação.O que fazer?

Vou verificar a situação da Internet. Quanto a fiação, foi mais um roubo?
Vou ver o que podemos fazer!!!

ctaeseducpa - 03/03/2009

Comunicamos a rede física o problema do roubo e solicitamos providências. Sobre a conexão de internet esclarecemos o seguinte:
1) se for GESAC encerrou o contrato da empresa que prestava o serviço para o governo federal;
2) a empresa retira a antena e a nova empresa que prestará o servico é acionada para instalar uma outra antena;
3) é complicado, mas é assim que funciona!!!!!!!
Luis

26. Escola Mª Antonieta Serra Freire - 04/03/2009

Bom dia,
Estamos iniciando nosso período letivo e enfrentamos um grande problema no que diz respeito aos programas e máquinas da Sala de informática, tais como:
1- Existem 4 programas (windows 98, XP, boto7 e ubuntu), sendo que os que tem linux estão em inglês.
2- O pacote educacional foi desinstalado
3-8 máquinas paradas das 20 existentes.
Solicitamos visita de um técnico para as devidas providências.
Aguardamos solução breve.
Ana Lúcia e Tânia (professoras da Sala de informática)
___________________________________________________________________________________
Obrigado me empenharei pessoalmente para resolver o problema.

Caso a solução demore mais de 5 dias ligue para mim para o fone 96240707..

Terei prazer em atender vocês….
E um prazer maior em desinstalar o windows XP

Luís Cavalcante

27. Suely - 04/03/2009

Oi Prof. Cavalcante, estou esperando a solução do problema da sala de informática do Raymundo Vianna, com Navega Pará, está tudo desbloqueado. O Sr. não poderia dar ordem para voltar ao sistema antigo da seduc?
________________________________________________________________________________________
Não é possível. Mas leia a mensagem que postei no blog:
___________________________________________________________________________________________
Em relação a situação da ausência de controle sobre os sites acessados no Programa NavegaPará, o Diretor da Ditec, professor Diego Lisboa informa ao blog que o filtro de conteúdos do navepará está em fase de implantação.

Enquanto o filtro de conteúdo não estiver funcionando cabe aos coordenadores da sala de informática e demais professores(as) discutirem as normas de utilização da internet na escola.

Atenciosamente,

Luís Cavalcante

28. Profª Nilza Moraes - 04/03/2009

Caro profºCavalcante, sou coordenadora da s.i da escola hilda vieira.Gostaria de saber sobre:
1- O dia provável da chegada dos novos computadores.
2-E tb, estamos sem ar condicionado desde de agosto de 2008.
3-Estamos com apenas 08 computadores funcionando.
4- Os técnicos do navega pará ainda não retornaram a escola.
Sem mais,aguardo sua resposta.
Obrigada!

A situação relatada não é nada boa!!!!!
Passe urgente na CTAE preciso falar com Você………….

29. Neusa Carvalho - 05/03/2009

Olá!
Estamos precisando, com urgência, do apoio da CTAE junto à equipe de suporte técnico, pois muitos foram os pedidos de “socorro” e ainda não obtivemos resposta.
Nossa Sala de Informática Educativa apresenta problemas no telhado e, como estamos no período chuvoso, há vazamento de água para dentro do referido espaço. Lá, possuímos 24 máquinas, uma impressora e um scanner e não temos como recolher todo esse equipamento para evitar que molhem. Estamos adotando medidas paleativas para o problema em questão: cobrindo os equipamentos, mudando de lugar, fazendo vistoria constante, etc.
As goteiras mudam de lugar e, cada vez que chove forte, uma parte da sala é prejudicada; isso porque o problema não é de “goteira” e sim do telhado inteiro (necessita de retelhamento).
Assim sendo, solicitamos ajuda, desta coordenação,para agilizar a solução do problema.
Desde já, agradeço
Neusa Carvalho
Comuniquei o problema a rede física que ficou de acionar a empresa para resolver a situação relatada.
E agradeço o empenho de vocês para assegurar o nosso patrimônio
Vocês precisam informar no blog se empresa compareceu a escola para resolver o problema
Luís Cavalcante

30. Profª Nilza - 05/03/2009

Bom dia!ProfºCavalcante,os técnicos do navega para vieram ontem a tarde na escola mas segundo o vice-diretor da tarde não puderam fazer nada devido a falta de energia.
Passarei com vc amanhã de manhã, ok?
Um abraço e Obrigada!!!

Ok. Mas na sexta estarei em Bragança pra reunião pedagógica com NTE e certificação dos professores(as) que fizeram curso no NTE-Bragança.
Venha na segunda pela manhã.
Luís

31. Kleber Piedade - 05/03/2009

Olá caro Cavalcante!!!!

Estou eu de novo com as mesmas lamentações:
1º A lotação da profª Maria Auxiliadora Costa que você havia autorizado sumiu, não está na Codes e ninguém sabe dizer onde está. Por isso deu aquela confusão toda que juntos tivemos que responder. O quê fazer agora? Vale lembrar que a solicitação foi feita deste junho de 2008.
2º Nossa conexão, cadê o NAVEGAPARÁ. O município de Igaraé-Açú aqui próximo ganhou de uma só vez 4 antenas do GESAC, instalaram 2ª feira passada e nós que estamos deste muito solicitando pra não dizer outra coisa estamos “navegando” em um mar de desolação, nossos projetos todos dependem de termos a conexão o curso de mídias que nossos docentes participam fica capenga pois o acesso aqui é précario. E o pior é que ninguém nos diz nada de concreto e nem previsão de quando, ou que outro sistema virá pra cá, por favor, você que é um homem de ação mova seus contatos com a DITEC e force-os a nos dar uma posição convicente até por respeito aos quase dois mil alunos que aqui atendemos e a toda a comunidade de Maracanã. lembro que a escola estadual presidente Kennedy tem o Programa Escola de Portas Abertas. Um abraço amigo, aguardo manifestação oficial.
Profº Kleber Piedade
Diretor da EEEM Presidente Kennedy-Maracançã-Pa
klebersantos@seduc.pa.gov.br
9971-8958/91-3448-1122
_________________________________________________________________________________________
Caro amigo, me permita chamá-lo assim, pois considero amigo todo ser humano que tem sonhos e quer melhorar educação. Peço desculpa por não pode resolver os problemas mencionados. As as vezes sonho que sou a criança do Romance Chove no Campo de Cachoeira. Quando o personagem desejava algo ele esfregava nas mãos um carocinho de tucumã e seus sonhos eram realizados ou assim ele imaginava.
Sei da gravidade dos seus problemas.
Venha aqui na SEDUC e vamos tentar juntos resolver alguns dos problemas mencionas
Abraços do amigo de luta e sonhos
Luis Cavalcante
96240707

32. Escola Dr. Celso Malcher - 05/03/2009

Senhor Coordenador da CTAE,

A escola Dr. Celso Malcher, localizada no bairro da Terra Firme, reconhecidamente um dos mais populosos e carentes da cidade de Belém, atende mais de 1000 alunos e integrará o Projeto Mais Educação (Parceria dos Governos Federal e Estadual).
Dentre as ações do Mais Educação, está o projeto de inclusão digital como estratégia de melhorar a qualidade do ensino e tornar o processo ensino-aprendizagem mais atraente para alunos e professores.

Entretanto, estamos apreensivos, pois ainda não dispomos de conexão com a web, fato que em verdade não invalida o uso da sala de informática, mas representa certa limitação e frustra principalmente nossos alunos.

Solicitamos a intervenção da CTAE junto aos órgãos da SEDUC para que agilize a instalação e efetivo funcionamento dos equipamentos do Programa NavegaPará.

A comunidade da escola e da Terra Firme, ficará gratificada, pois começa a enxergar dias melhores para alunos e comunidade com o programa Mais Educação e com o Navegapará.

Jeane do Socorro Porteglio da Luz

Professora de Educação Física da escola

33. Roberto Martins - 05/03/2009

Professor Cavalcante,
Já solicitei várias vezes que técnico que atende a escola Dr. Freitas coloque os computadores da SI em rede. Até agora não obtive sucesso. O pedido justifica-se na solicitação de alguns professores que trabalham com Objetos de Aprendizagem, que exigem essa configuração nas máquinas. Não considero uma tarefa complexa, mas ela é função do técnico….e como a informática é uma atividade meio…não é justo tanta espera para disponibilizar a ferramenta em benefício da educação.

Estou encaminhando sua solicitação ao suporte técnico.

34. Silene Faro - 06/03/2009

Oi, professor Cavalcante, gostaria de fazer alguns pedidos:
1. Temos na sala de informática do Edmundo Queiroz 22 máquinas, mas apenas 10 tem conexão com Internet e, não estão em rede, o que dificulta o trabalho nesse espaço.Seria muito bom se todas as máquinas estivessem conectadas. Já fiz esse pedido ao técnico que atende a escola. O que falta para esse problema ser resolvido?
2. Na última visita do técnico à escola, ele disse que havia chegado algumas máquinas novas para escola e até agora não chegaram . O que faço para verificar isso?
3. Seria possível colocar Internet na diretoria e na secretaria da escola? Assim evitaria que os trabalhos desses espaços fossem feitos na sala de informática. Você não acha?
Um abraço

Caro Amigo, ou tentar responder por parte:
1) Comunicarei a DITEC os problemas;

2) a sala de informática projeta pelo projeto alvorada suporta no máximo 25 computadores. Desconheço que a SI irá receber mais computadores…. Ele estaria falando da parte administrativa???

3) Você tem toda a razão. Encaminharei a demanda a DITEC

Luis

35. José Messiano Ramos - 07/03/2009

Meus Amigos da Ctae

Cavalcante, Marcelo, Rose, Manino-lobo, Nádia e demais.

Quero parabenizá-los pela iniciativa de criar e ‘alimentar’ cotidianamente nossos sonhos pela construção de uma escola pública com qualidade social, através desta ‘metodologia’ político-pedagógica que está causando um grande impacto positivo em toda a rede estadual.

A Use 04 e suas 19 escolas estamos esperando ansiosos pelo mini-curso de Blogs que vcs estão articulando no NTE. Mas, para adiantar, porque aqui, como ai, não gostamos de perder tempo, já começamos a construir o Blog da Unidade, por iniciativa do Tiago e dos demais participantes da USE. Logo estaremos no ar, com muitas novidades. Aguardem.

Um grande abraço e conte sempre com a gente.

José Messiano e Equipe
USE 04 / SEDUC

36. Sandra - 07/03/2009

Olá!

Hoje é o primeiro dia que utilizo este espaço e infelizmente o utilizarei para reclamar.

Em janeiro, nossa escola recebeu a nova antena do GESAC, seria um bom motivo para a felicidade da comunidade da escola Castelo Branco, município de Paragominas.
Porém, a empresa (in)responsável pela instalação da antena, simplesmente deixou um “buraco” no telhado. Após a primeira chuva, a sala de informática foi inundada, vários computadores foram molhados e em virtude deste fato deixaram de funcionar.

A empresa com sua imperícia, provocou danos na rede elétrica, no forro, no telhado da sala de informática e para piorar retirou-se da escola sem que o sinal de internet via satélite estivesse funcionando.

A escola teve que recorrer a um técnico da prefeitura de Paragominas para poder configurar a antena e acessar a web.

A escola entrou em contato com a empresa para que a mesma fizesse os devidos reparos na sala de informática e indenizasse os prejuízos, porém, a empresa até a presente data não respondeu aos apelos e não compareceu à escola.

Sr. Coordenador, sabemos que o senhor anda muito ocupado, mas solicitamos sua intervenção no sentido de encaminhar nossa reclamação a empresa ou ao setor da SEDUC responsável pelo GESAC, pois não está correto uma empresa prestadora de serviço provocar grandes prejuízos à escola por incompetência ou negligência.

E para não dizer que não falei das flores: Parabenizo a equipe da CTAE pela iniciativa democrática de utilizar o blog como ferramenta de diálogo e aproximação da SEDUC com as escolas.

Atenciosamente,

Sandra (Diretora da Escola Castelo Branco – Paragominas-Pa)

Cara Sandra,

Fico feliz em trabalhar com uma profissional responsável e ciente dos seus deveres de funcionária pública.
É lastimável o ocorrido. Por isso reiteiro suas palavras sobre a irresponsabilidade da empresa prestadora de serviços.

Não sou responsável pelas antenas do Gesac, mas me sinto parte afetada pelos danos causados na escola.
Estou encaminhando seu email a professora Marcelina (32015145) para que tome as providências cabíveis.

Luis Cavalcante

37. Jose Valdir - 07/03/2009

Bom dia, professor Cavalcante! Sou professor da Escola Guilherme Gabriel, em Paragominas. Nossa escola é equipada com Laboratório de informática, entretanto não estamos conectado a Internet e a maioria dos computadores estão danificados, apesar de pouco usados. Gostaria de solicitar que verifique a possibilidade de reestruturar este espaço para que possamos colocar em prática nossos projetos já existentes e não executados e os novos que pretendemos desenvolver com as orientações do curso de mídias na educação. Do contrário, o curso que estamos realizando não terá muito (ou nada) a acrescentar na nossa prática educacional.

Caro professor estou solicitando da DITEC o deslocamento de um técnico para verificar os problemas mencionados.

Nos mantenha informados
Luís Cavalcante

38. Maria Helena Lenhas - 08/03/2009

Prof. Luís, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo junto á Ctae, através do blog. Dessa forma temos um importante canal de resolutividade para os inúmeros problemas surgidos no cotidiano dos laboratórios de Informáticas.
Gostaria de ressaltar a paciência do prof.Cavalcante, pois colegas não é fácil. São tantas queixas! Não sei como ele consegue tolerar!
Siga firme companheiro de luta. A vitória está perto!

39. Rosangela Pinho - 08/03/2009

Olá Prof. Cavalcante,
Booom Diiaaaaaaa
Fiquei feliz por ter citado meu video que fiz em homenagem as mulheres, no blog do Ctae, obrigada pela indicação, me deixou “”convenciada””. Muito grataaaaaaaa…….
Mas gostaria de saber qdo sairá a proxima relação p lotação de professores p sl de Informática e tbem p saber qdo a E. Renato Conduru vai ter sua sl de computação ativada. E mais, se, caso sair minha lotação, poderei trocar de escola, pois havia colocado no projeto a E. Ant Moreira Jr,qria ir p o Renato, caso a sl fique pronta, pode trocar ?
Parabéns pelo blog. e pelo trabalho q sei q vc vem desenvolvendo, apesar das dificuldades, espero q nunca desista, precisamos de pessoas cm vc, a frente rs
Rosangela Pinho

Pode ser feito. Sobre o Renato Conduru falta, se não me engana, instalar ou adquirir dois aparelhos de ar condicionado!!!
Luis

40. Profª Nilza - 10/03/2009

Bom dia!Profº Cavalcante,a escola Hilda Vieira iniciou sábado passado (07/03)suas atividades do projeto portas abertas e eu me responsabilizei de organizar as aulas de informática para a comunidade escolar.Gostaria da sua ajuda, pois preciso URGENTE de uma visita do suporte técnico, me comprometi de iniciar as aulas de inclusão digital sábado( 14/03) e aproveito para lembrar-lhe dos dois ar- condicionados que continuam com defeitos…ah estive aí segunda pela manhã!Sem mais,Obrigada!!
Um abençoado dia!!!

Nilza desculpe. Tive um contratempo na segunda!!!
Amanhã a tarde , dia 11 de março, após visitar o Renato conduru, visitarei a escola Hilda Vieira….

Luis

41. Rosangela Pinho - 10/03/2009

Olá prof. Cavalcante.
Já adquirimos o ar, estamos esperando alguem vir para instalar os computadores e o ar………..pot fvr, agilize…….Att.
Rosangela Pinho

Amanhá (dia 11) a tarde passarei na escola….
Luis

42. Prof. Rafael Herdy - 10/03/2009

Bom Dia,

Prof. Cavalcante, gostaria de informar o blog da E.E.E.M. Olinda veras Alves em Curuçá, para que seja linkado..

olindaverasalves.blogspot.com

atenciosamente,

Rafael Herdy
rafaelherdy.blogspot.com

Gostei muito do blog da escola. Será acrescentado no link escolas, bem farei uma citação no blog. Aproveitarei a oportunidade para inseri, também, o seu blog no link dos blogs dos professores!!!!!!!!
Valeuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Luís

43. Poliana Café - 10/03/2009

Pedido de socorro!!!!!

Boa noite professor Cavalcante, estou escrevendo para ter uma posição à respeito da Sala de Informática da E.E.E.M. Polivalente de Altamira. A escola possui aproximadamente 2.000 alunos, é a maior escola pública da região da Transamazônica, e possue uma sala de informática com 24 computadores, sendo que apenas 14 estão conectados à internet, pois não existe rede lógica para os dez computadores restantes. Ano passado quando o senhor esteve em Altamira, aqui no colégio, lhe entreguei fotos e um ofício pedido que fosse feito algo à respeito, mas até agora nada.
Pedimos por favor que o senhor nos ajude a solucionar esse problema, o mais rápido possível.
Atenciosamente
Poliana Café
Professora lotada na sala de informática

44. José Messiano Ramos - 11/03/2009

Olá pessoal do Ctae,

Quero dizer que esse blog é muito legal e interativo; é uma ferramenta pedagógica ‘revolucionária’.

Mas…, pq vcs não me responde, pois queremos aber para quando está marcando um curso de blogs para as escolas da Use 04?

Falei da idéia para a Magali (USE 03) e ela também quer participar dessa aventura…

Abraços

Messiano
USE 04

Qual é a data que você deseja a oficina de blog para as duas uses. Marca a data que eu providencio o formador.. Me informa o quantitativo de pessoas???

Duas manhãs ou tardes são suficientes…
Luïs

45. Rosangela Pinho - 12/03/2009

Bom dia Prof. Cavalcante.
O sr esteve ontem no Renato, pena q não estava lá. mas espero q agora, nossa tão sonhada sl de informática sai, e eu seja lotada rs aguardo seu aval . espero q seja positivo.
Tbem gostaria de ressaltar aqui, a iniciativa do NTE BENEVIDES, onde, convidada por Dalva Guedes, e ministrams de 02 a 05/03/2009, uma oficina blogs pedagógico, FOI MUITO PRAZEROSO. Deixo aqui uma sugestão p o senhor visitar o blog “Oficina do Blog.” …
http://coordenadoressalainformatica.blogspot.com/,
criado p desenvolver esta atividade e veja um pouquinho do trab. q está sendo iniciado cm os coordenadores de Benevides, q embora sendo um número pequeno, estão dispostos a colocar o projeto em ação. Vale a pena incentivarmos. Grata.
i
Cara companheira, apesar do cansaço de hoje, visitarei o blog indicado e acrescentarei na listas dos favoritos das escolas no blog da CTAE.
Luís

46. Roberto cardoso da silva - 13/03/2009

Prof. luís, motivado por amigos acessei o blog da Ctae e, sem dúvida, é muito interessante. lendo as matérias percebi as inúmeras reclamações que são realizadas em função de problemas nas salas de informáticas e a dificuldade em resolvê-las pela maldita Burocracia.Sou Servidor Público há 24 anos e durante todo esse tempo desempenhei minhas atividades no setor de Recursos Humanos.Imagiene Prof.Luís, a pessoa em que me tornei!
Para tentar ajudá-lo recomendo a seguinte leitura de Max Weber: Ensaios de Sociologia;Sobre a Teoria da Ciências Sociais;Ciência e Política: Duas Vocações.
Por favor leia também “o processo” de Fraz kafka.
Atenciosamente

Obrigado pelas sugestões gosto de Kafka e lerei com mais atenção a obra Weber. Sabe Roberto sou formado em Ciências Sociais. Quando a burocracia concordo com sua afirmação ela é maldita mesmo….
Um dia desses ela se livra de mim..
Luís

47. Nazaré cavalcante - 14/03/2009

Prof. Luís, eu sonhei literalmente em criar um blog lá no LACEN. Segunda feira vai haver uma reunião com a diretoria eu pensei em lançar essa idéia, seria um blog do Lacen, pois eles reclamam muito ( a diretoria) da falta de participação dos servidores. Amanhã a gente vê a forma, se é possível.
grata

48. José Messiano Ramos - 15/03/2009

Cavalcante,

Estamos marcando a Oficina de Blog Educativo com um representante de cada uma das 19 Escolas e mais um da USE, totalizando 20 participantes, para os dias 19 e 20 de março (quinta e sexta-feiras), das 14 as 18 h. Já encaminhamos convites para as escolas e estamos preparando todo o evento.
Só estamos em dúvida em relação ao local. Poderá ser em uma das nossas salas de Informática? Na Escola Mário Chermont e Amilcar Tupiassu (10 computadores), ou num Laboratóro maior?

Qual das duas tem a melhor conexão a internet e os equipamentos estão todos funcionando..
Luis

49. Rosangela Pinho - 16/03/2009

Prof. Cavalcante.
Desculpe, se sou muito presente aqui. Queria q vc tirasse minhas dúvidas .
A Vanja me disse q tenho q levar a desistência, das turma q deverei largar, assinada pela diretora da mesma, p ser lotada na sl de informática. A dúvida é, qdo será efetivada a sl de inform. do Renato Conduru? outra….. se levar a desistencia, antes de sair a sala, cm ficará minha situação? qto a minha lotação.
Obrigada.
Boa tarde.
Rosângela

Oi Rosângela fico feliz pela sua presença constante no blog

Em primeiro lugar, no documento de desistência acrescente a seguinte frase: desde seja lotada na sala de informática;
Em segundo lugar, não é para diretora dá baixa na sua carga horária.

A baixa de carga horária deve ocorrer somente no momento de sua lotação na sala de informática pela CODES.
Luís

50. Profª Nilza - 17/03/2009

Bom dia Cavalcante!Estou usando o cantinho para AGRADECER sobre o conserto “tão rápido” do ar condicionado.Agora, pra não deixa a mania de reclamar rsrs, estou precisando de uma visita do suporte técnico pois,a técnica segundo o polo, está de férias.
Obrigada!
Abençoado dia!!!!

Vou providenciar. Quanto a reclamação ajuda a SEDUC melhorar!!!

51. Roberto Martins - 17/03/2009

Boa tarde Cavalcante,
Parabenizo a equipe pela realização do encontro de coordenadores de SI. O encontro foi bastante proveitoso na perspectiva de trabalho para 2009. Mas quero ressaltar uma questão discutida brevemente no encontro, mas que precisa de aprofundamento, que é a avaliação dos espaços multidisciplinares.O polo do Deodoro de Mendonça construiu um instrumento de avaliação dos espaços bastante distante da linha pedagógica que norteia as ações dos NTEs e CTAE e sem qualquer participação das escolas. Esse procedimento preocupa, já que nossa formação continuada é pautada na gestão democrática, onde a lotação é precedida de cumprimento de requisitos rígidos e a especialização em informática educativa é condição principal. Defendo que a construção de instrumentos de avaliação é uma prerrogativa das escolas, auxiliada por outros agentes, inclusive o polo, mas não somente o polo, pois o mesmo dificilmente conta com profissionais com os requisitos exigidos para compreender a linha de atuação das instituições que fazem as informática educativa no Estado.
Espero que minha preocupação seja pertinente!!

Roberto Martins/Dr. Freitas

52. José Carlos Pinto Santos - 17/03/2009

Olá Cavalcante.
Estou escrevendo para solicitar informações de como posso ampliar o número de computadores no Laboratório da escola onde trabalho, já que a escola conta com somente 10(dez)computadores, enquanto as turmas são de 40 (quarenta) alunos.
A escola em questão e a EEEM Profº José Valente Ribeiro, Cabanagem,ananindeua-PA
Envia um email para profesora Bertolina (bsilva@seduc.pa.gov.br)

Atenciosamente,
Cavalcante

53. Roberto Martins - 18/03/2009

Cavaltante,
Aconteceu o que já havíamos antecipado. Hoje, a professora de Educação Física da escola, Fátima, do noturno sofreu uma queda na Sala de informática ocasionada por uma cadeira quebrada. A professora não se machucou gravemente, mas registrou que, não fosse sua habilidade, a queda poderia ter consequências mais graves. Se fosse uma aluna do noturno, que têm idade mais avançada, o problema poderia ser mais grave Já registramos o problema neste espaço e recebemos um e-mail do setor competente, onde registramos a pendência, mas não recebemos resposta.
Roberto Martins

Roberto,
Passe aqui comigo para irmos ao tal setor competente.
Traga uma fotografia da situação das cadeiras.
Vamos a luta: prevenir é melhor que remediar, diz sempre a minha mãe!!!
Se eu escutasse minha mãe não tinha errado tanto na vida!!!!
Luís

54. Silvio Santiago - 18/03/2009

Olá, estou fazendo um curso de introdução a educação digital de 40h no NTE de Benevides e, tive o conhecimento que os professores desta localidade poderão ser lotados no laboratório de informática, caso tenham esse curso. Sou professor em Belém, e gostaria de saber se, com este curso que estou fazendo aqui em benevides, terei o direito de pleitear lotação para o laboratório de informática em minha escola.
Aguardo resposta!

Caro Sílvio,

Uma das condições para ser lotado em sala de informática é ter cursado o curso de 40 horas no NTE.
Na biblioteca do blog tem um guia de orientação pedagógico que você deveria ler.
Luís

Luís

55. Profª Nilza - 19/03/2009

Bom dia Querido Cavalcante!!!!!
Estou aguardando ainda o Suporte Técnico aqui na escola Hilda Vieira.Sei que vc está se empenhando o máximo, mas como vc disse:”A reclamação faz a SEDUC melhorar”.Conto com a sua força!Um Abraço!!!

Vou solicitar novamento o atendimento!!!!!!!!!!

56. Silvio Santiago - 19/03/2009

Muito obrigado pelas orientações professor. vou ler o material recomendado.
Um abraço!

silvio

57. José Messiano - 19/03/2009

Cavalcante, Marcelo, Rose, Ney e demais do CTAE

Está sendo um grande sucesso a 1ª Oficina de Blog Educativo da USE 04, os participantes estão super-motivados e parabenizaram o apoio e a didática do Prof. Erick, da Escola Helena Guilhon, que se dispôs a ser o facilitador desta oficina.
Já estão surgindo várias propostas, inclusive de um concurso de blogs das escolas da USE 04; boletim eletrônico, com as notas dos alunos; relatos de experiências; concursos de redação; “cada história tem sua história”; além de outras. Nossa ideia é que até o primeiro semestre todas as nossas escolas tenham blogs e que ela seja constantemente alimentadas por alunos, professores, diretores e comunidade em geral. Estamos transformando pela educação.
Evidentemente, não poderia de agradecê-los pelo apoio e pela motivação, por alimentar nossos sonhos…

Um grande abraço.

José Messiano – professor de História
e atual Diretor da USE 04

É um enorme prazer ajudar as pessoas, mas é mais prazeroso quando a pessoa a ser ajudada é gestor atuante e uma pessoa que não mede esforços pra ajudar as escolas.
Quanto ao proofessor ERIC ele pertence a geração de dirigirá a informática em nosso Estado.
Fico muito orgulhoso em ter um sucessor que é melhor do que eu!!!!!!!!
Cavalcante

58. Edvilson - 20/03/2009

A partir de 19 de março podemos dizer que o NavegaPará já começa a se materializar na outra ponta do Estado do Pará, a região de integração Tapajós, que tem Itaituba como cidade pólo. Enfim os técnicos contratados pelo programa do Governo do Estado estiveram na Escola E.E.M. Profª Mª do Socorro Jacob e já instalaram a antena que receberá o sinal da torre de transmissão (que é vizinha da escola), ainda está faltando liberação do sinal e a devida configuração, mas acho que estamos mais pertos do que longe!!!!!!!!!!!
Professor do Laboratório de Informática – Edvilson

Comentário do Blogueiro de Plantão

ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!
ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!
ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!
ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!
ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!
ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!ALELUIA!!!!!!

59. Nazaré cavalcante - 20/03/2009

Prof.Cavalcante, o excesso de trabalho na Ctae e o esforço sobre-humano que o Sr.realiza para solucionar os inúmeros problemas surgidos no cotidiano estão influenciando nocivamente sua qualidade de vida.Prof.parodiando Caetano Veloso lhe diria: ” A vida não se resume na SEDUC”. Continue sonhando, mas como diria minha mãe: ” uma andorinha só não faz verão”.Lembre-se, sorrir ainda é o melhor remédio!

Você tem toda a razão.. Minha mão tentou me ensinar tantas coisas se tivesse escutado talvez a realidade fosse outra.. Mas sou um teimoso incorrigível, mas um dia eu me livro da SEDUC, antes que ela destrua com o que sobrou de bom em mim….
Luís

60. Ruy Henderson - 20/03/2009

Prof. Cavalcante,
Sou coordenador da Sala de Informática da Escola Maria Araújo de Figueiredo, em Ananindeua (Noite) e estou planejando um trabalho de produção de Podcast com os alunos. No entanto, verifiquei que há um bloqueio de arquivos de audio pelo filtro de conteúdo da SEDUC, o que inviabiliza esse tipo de aplicação. Gostaria de saber como fazer para resolver essa situação e poder realizar o trabalho.
Ruy Henderson

Terei de conversar com suporte de rede e achar uma solução…
Luis

61. Edvilson - 20/03/2009

Estamos comunicando a presença do Governo do Estado na região de integração Tapajós, que se faz perceber agora com o processo de implantação do NAVEGAPARÁ no Município de Itaituba nesta semana.
Vamos aguardar que tudo esteja normalizado e funcionando para então comunicar à CTAE e demais setores competentes.

62. Maria de nazaré cavalcante - 21/03/2009

Prof. Cavalcante, como assídua colaboradora desse Blog, venho mais uma vez solicitar que o Sr.( desta vez)verifique a situação da Escola de Ensino XV de Novembro, SEDUC, localizada no Km 09 da Rodovia Augusto Montenegro que vive na idade da Pedra em termos de Informática.
Lá ainda existe um Mimeógrafo e os professores fazem pesquisa em “lan House”. Os trabalhos elaborados pelos professores são apresentados em cartolinas.
Estou solicitando sua intervenção, pois fiquei penalizada com um prof. da escola que pediu emprestado o meu notebook para realizar uma pesquisa e,por incrível que possa parecer, o mesmo não tem Email por não saber o procedimento.
Aguardo suas providências, pois sei que a Ctae em sua gestão resolve os problemas-Não engaveta!Vamos à Vitória.

Cara colaboradora,

Em primeiro lugar muito obrigado pelas constantes reclamações que você tem postados no blog. Um dia desses, sonhei que caminhava nos corredores da SEDUC e olhava para as salas e via meus colegas de trabalho todos conectados a internet.
Todos, absolutamente todos, haviam criado blogs e passavam o expediente inteiro respondendo as reclamações e procurando resolver os problemas de nossas escolas.
Percebi até que alguns sussurravam uma frase: a reclamação ajuda a SEDUC”.
Aí eu vi um menino, saindo da SAEN, onde trabalho. Ele estava feliz, pulava, gritava de alegria e tinha um lindo sorriso. Era o menino que existe em cada funcionário da SEDUC, que havia se libertado de anos de reclusão, do formalismo, dos trâmites, pareceres, carimbos e assinatura. Agora ele estava livre e apenas cuidava de projetos e ações que, realmente, chegavam ao chão da escola.
Finalmente, como diria LULA, a esperança havia vencido o medo.

Em segundo lugar, gostaria de comunicar que a SEDUC vai destinar computadores aquela escola, bem como a centenas de escola que precisam passar da idade da pedra para revolução digital. Um dia irei participar da festa de aposentadoria do mimeógrafo. Que ele descanse em paz!!!!!!!!!!!!

Cavalcante

63. São Sebastião da Boa Vista - 21/03/2009

Bom dia Professor Cavalcante,

Professor a Escola Municipal Padre José de Anchieta, foi selecionada e premiada por um projeto do Ministério das Comunicações para receber um Telecentro, no ano de 2008.
Os equipamentos já estão na escola e toda infra-estrutura preparada (bancada, cadeiras, rede elétrica, internet (GESAC) etc.).
Porém, a empresa “Positivo” fornecedora dos computadores não concluiu a instalação e configuração das máquinas.
O resultado é que o laboratório não funciona e nossos alunos, professores e comunidade em geral estão privados dos benefício de ter acesso aos computadores e a rede mundial (web), pela falta de compromisso dos técnicos da Positivo (por aqui apelidada de negativo).
Inclusive quando uma de nossas funcionárias tentou agendar o serviço pela “duzentézima” vez, o técnico da empresa foi intransigente e desrespeitoso.
Professor, sabemos que o senhor não é funcionário da referida empresa, mas como ficamos sabendo de sua eficiência em fazer as pontes e buscar soluções aos problemas mais inusitados, apelamos ao senhor, ao professor “Aguiar” ou a qualquer blogueiro de plantão para que entre em contato com a empresa Positivo, ou mesmo autorize um técnico da SEDUC a fazer a instalação e configuração de nossos computadores.

Nossas crianças e a comunidade boavistense agradecerão a mais esta realização da organização “tudo pela escola”.

Como estamos em tempo de internet e está na moda as “correntes”, lançaremos mais uma:

Se a instalação for feita em uma semana, todas as escolas passarão a utilizar exclusivamente o sistema operacional Boto-Set-Linux.

Se a solução vier em 15 dias, o professor “Aguiar” será convidado a vir a São Sebastião da Boa Vista e saborear um prato típico da alta gastronomia local: Camarão com açaí.

Porém, caso não tenhamos a solução desejada, passarás uma semana utilizando somente máquinas windows!

O desafio está lançado!

Assinado: alguém que conhece como as coisas funcionam
__________________________________________________________________________________________
Este é um desafio muito interessante. Vou enviar um email para o Governo Federal e para a empresa positivo. Caso sua sala de informática estiver em condição técnica de funcionamento e a empresa não resolver tentarei enviar um técnico pra resolver o problema. Caso nada resolva deslocarei a equipe da rede solitária tudo pela escola. Mesmo não sendo uma escola estadual somos solidário a todas as crianças do mundo.
Anote meu telefone: 96240707.

Em último caso organizaremos uma expedição ao seu município. Entre o usar o windows e perder a nossa liberdade, preferimos mil vezes a morte!!!!!!!!!!!
Luiz Cavalcante

SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - 29/04/2009

Professor Cavalcante, no dia 8 de abril de 2009 tivemos a visita de um técnico da positivo que infelizmente não resolveu nossos problemas, ou seja, não conseguiu conectar com a internet e nem concluiu a instalação das máquinas. Informou de que a positivo mandaria outro técnico que até o momento não compareceu.
Agradeço o apoio e peço mais uma vez nos ajude mais uma vez a solucionar esse problema, pois nossas dificuldades são muitas.

Na Escola Pe. José de Anchieta temos 1400 alunos e mais 350 do Projovem Urbano que necessitam do acesso aos computadores e a rede mundial.

Informo também que só dispomos de um laboratório, em nosso município, localizado no prédio da Prefeitura, que presta serviços gratuitos de acesso à Internet, onde atendemos de 500 a 600 pessoas por mês, inclusive as aulas de mídia na educação.

Aguardo resposta o mais breve,

Um abraço!

Cristina Lopes
contato: 9146-7225/3764-1117

64. Francione Sobral - 23/03/2009

Professor Cavalcante.
Na reunião que tivemos no Teatro Gasômetro, me foi informado que o Navega Pará seria conectado até o dia 20/03, mas até agora isso não aconteceu. Existe também um problema no telhado da escola que agora está começando a afetar a SI pois está surgindo uma infiltração na parede ao lado de uma das bancadas. A Rede Fisica só faz comparecer anotar os problemas e fazer promessas, já que estamos nesta situação a mais de um ano e a situação só está se agravando. A sala de multimídias chove mais dentro do que fora e não possui cadeiras para os alunos sentarem. Gostaria de sua atenção para isso pois ano passado os alunos já fecharam a rua cobrando soluções.

A comunidade do Dr. Freitas,
Enviaria a reclamação ao Max que é responsável pelo navegapará e a cobrança sobre a situação da SI a rede física. Quando a manifestação dos alunos(as) é uma reivindicação justa que eu apoio!!!
Luís Cavalcante

65. Thiago Miranda e Tandara Larissa - 23/03/2009

Sou aluno-monitor (argonauta) da escola Dr. Agostinho Monteiro e fiz o curso de capacitação no NTE. Gostaria de comentar que fiquei decepcionado com as condições do lugar. Como pode um núcleo de tecnologia ter computadores tão antigos? Como pode um lugar que retrata a modernidade ter materiais tão velhos? Não dá para substituir as máquinas antigas por máquinas mais modernas? E também achei o número de computadores muito reduzidos; tínhamos que sentar até 03 alunos em uma máquina. Espero ser atendido. Abraços! Thiago e Tandara.

Oi Thiago e Thandara. Rua reclamação procede e peço desculpas pelas condições mencionados. Enviamos ao NTE-Belém 10 (dez) computadores novos e estamos providenciando mais 10, o que deve resolver o problema.

Abraços,
Luís Cavalcante

66. socorro pontes - 23/03/2009

Olá professor Cavalcante trabalho na SI da Escola Presidente Costa e Silva, gostaria de saber como posso solicitar mais computadores para nossa sala, no momento temos apenas 10. Gostaria também de solicitar cadeiras para a sala, usamos as cadeiras destinadas a sala de aula, que é inapropriada para
a SI.

Sobre os computadores, no momento, não dispomos de computadores para sala de informática. Sobre cadeiras solicitamos a GPAM a compra para todas as salas de informáticas que foram adequadas pela Seduc.

Sua escola é do programa escola de portas abertas????

Luis

67. Fernanda Furtado - 23/03/2009

Fiquei”Enchanté” com a recepção promovida pela Hostess seduquiana “La femme” Silvia Vasconcelos.De todo o “Glamour” existente, quero deter-me apenas em um detalhe:A Blusa usada pela Hostess, realmente o “Professeur” Aguiar demonstrou, que em relação à Alta Costura, supera gênios como Pierre Cardin,Saint Laurent,Gianni Versace e por que não dizer Madame Coco Chanel.A seda indiana utilizada para confecção da blusa deixaria a princesa Grace kelly de Mônaco morrendo de inveja por não possuir em seu Closet tal peça.Professeur Aguiar,ou melhor, Monsieur Fashion, volte ao mundo da Alta Costura abandone esses processos e carimbos demodé da SEDUC. As Luzes Paris lhe aguardam!!!!
Merci Beaucoup.
Au Revoir!

68. maria de nazaré barbosa - 23/03/2009

Caro Coordenador da Ctae,várias amigas têm me procurado para saber a idade do Ilm° Professor Aguiar, pois ele foi preceptor do falecido ClÔ, ganhou de presente um tecido indiano de Mahatma Gandhi(1869-1948) e teve como aluna da 5ª Série a Governadora do Estado. Fiz inúmeras elucubrações e cheguei à conclusão que nosso querido Prof.é ATEMPORAL. Ele chegou a um grau de intelectualidade que sua idade não pode ser mensurada em anos.

69. socorro pontes - 24/03/2009

sim nossa escola participa do projeto portas abertas

É possível comprar equipamentos de informática com recursos do programa.

Caso tenha interesse posso orientar como fazê-lo…
Luis

70. Paulo Ricardo Souza - 24/03/2009

Nossa escola EEEFM Severiano Bendito de Souza, recebeu noano passado o projeto TELECENTRO, só que, depois de um arrombamento do LABINFO, houve o extravio da nota fiscal dos equipamentos, a pergunta é: Havera possibilidade em conseguir uma 2ª via da mesma?

Envie um email para : digidados@uol.com.br (se os computadores forem da positivo) solicitando a informação.

Luis

71. Paulo Ricardo Souza - 24/03/2009

Também não poderia dizer o quanto estou feliz em fazer parte e escrever uma linha na história da Educação no Pará, com a revitalização dos LABINFO, o qua lsou coordenador na EEEFM Severiano Benedito de Souza, em Santa Maria do Pará, jurisdicionada ao competente NTE Castanhal, que apoia incondicionalmente nossos projetos (que estão sendo confeccionados), pois queremos que nossa missão de educar com qualidade seja realidade em nosso município e nossa visão em ser referencia no estado pelos projetos desenvolvidos. Nossa equipe gestora está imbuída nestes projetos. Desde já agradeço as oportunidades que virão !!! Um forte abraço da escola e de todos que fazem parte dela e nos colocamos a disposição de realizar sonhos.

72. Rosangela Pinho - 25/03/2009

Bom dia Prof. Cavalcante!!!!
Muito grata pelo comentário, pelo incentivo e por td carinho.
‘Dê-me uma conexão de internet, um blog e uma mente criativa e eu moverei o mundo“

É o que pensa a professora Rosângela Pinho da Escola Renato Conduru.’
Olha meu egooooo!!!! rs
Já instalaram a central de ar na sl de Informática do Renato Conduru, acredito q semana q vem, já possam instalar os computadores.
Estarei no Ctae, na quinta-feira, p falar cm o senhor., Grata!!!
Rosangela Pinho

73. Tânia Sanches - 25/03/2009

Sou professora lotada na escola Dr. Agostinho Monteiro e sei que meu problema não é responsabilidade desta coordenação,mas gostaria e compartilhar minha angústia. Estou há semanas doente, com problema na garganta, originado pelo excesso de poeira no lugar.
Peço/ suplico,constantemente, a limpeza da SIE, mas parece que tal sala não faz parte da escola e, muitas vezes, passo dias utilizando a sala empoeirada. Muitas vezes fiz a limpeza dos computadores, aparelhos de ar condicionado e até troquei as cortinas da sala, mas não aguento mais me responsabilizar por um serviço que não é meu.
Acredito que será necessário realizar reunião com os gestores de escola para proporcionar a melhoria das condições de trabalho dos professores lotados na SIE.
Perdoem-me pelo desabafo!
Abraços!
Tânia Sanches
cara coordenadora,
Se existe alguém que precisa pedi desculpas sou eu. Pois as salas de informáticas são de minha responsabilidade. Fui ao setor competente e solicitei que fosse acionada a empresa terceirizada. A tarde visitei sua escola e a sala de informática estava limpa e arrumada ( O que prova a teoria do Blogueiro de Plantão de que reclamar ajuda a SEDUC).
O professor Aguiar que por, coincidência, me acompanhava adorou as cortinas. Aguiar ficou encantado pela arrumação e organização da sala de informática( obra de nossa coordenadora de SI) e passou algumas horas olhando os detalhes das belas cortinas. Acho que ele vai descrever sua sala no Grande Monde Real ou convidá-la para trabalhar em sua alfaiataria. Você tem muito bom gosto e apreço pelo patrimônio público.Além, de se uma excelente coordenadora.
Espero que a empresa mantenha a sala de informática limpa, pois é paga para isso. Se voltar acontecer nos avise
Luís cavalcante

74. Maria do socorro dos santos - 25/03/2009

Bom dia Prof. Cavalcante!!

Gostaria de saber porque até o presente momento ainda não tivemos a visita do técnico de informática pois a mesma já foi agendada.
Aguardo resposta se possível que seja dada pelo próprio técnico aqui na escola.
Um grande abraço!

Socorrinho, por favor, quando escrever um email relembre o nome da escola e quando foi que o serviço foi solicitado. E que são tantas as solicitações que é difícil relembrar exatamente o que foi solicitado.
Luis

75. Antonio Fonseca da Cunha - 25/03/2009

Caro Professor Cavalcante,
Sou aluno do Curso de Mídias e estou sendo lotado em Sala de Informática. Tomei conhecimento dos Kit’s da Rádio Escola e como já tive uma experiência de criação e instalação de Rádio na minha antiga Escola, a Rômulo Maiorana em Ananindeua, gostaria de ter minha escola atual inserida no Projeto de Rádio Escola.
Minha Escola Atual é a Manoel de Jesus Moraes, no Bairro do Marco, numa área de grande incidência de voilência, A ação de uma Rádio Escola neste bairro seria de grande importância pelas interconecções que podem ser realizadas com a comunidade, inclusive no Projeto Escola de Portas Abertas.
Aguardo com ansiedade resposta.
Cordialmente,
Tony Cunha – Arte Educador

Tony, fico feliz pelo seu interesse em participar do projeto. Converse com o Professor Marcelo para que ele inclua sua escola no projeto..
Luís

76. Ana Cecilia - 25/03/2009

Bom dia,
No primeiro encontro cpm os cooredenadores do SI, falaram sobre as XI Olimpiadas de Informática, e que iam rodar as provas, infelizmente não lembro o nome do responsavel por essa informação, mas de toda a maneira a escola esta inscrita e os aluno tambem, gostaria desta informação para saber onde posso rodar as provas. O professor Cavalcante sabe dessa informação. Desde já obrigada pela resposta.
________________________________________________________________________________________
Fico feliz pela sua escola está inscrita.

Fale com o Cláudio da Prodepa. O email é:

claudio.alex@prodepa.pa.gov.br

77. keyla Damasceno - 25/03/2009

Prof.Cavalcante, gostaria de saber aonde encontrar o Shampoo “Pinguino”, pois além de Educadora possuo um salão de beleza no bairro do Paar- ” Peça para Entra, reze para sair” e pretendo utilizar o Shampoo como forma de ‘marketing”, pois meus queridos alunos ao saberem que o Sr.usa solicitaram para que eu adquirisse o produto. Apenas uma dúvida. É indicado para criança?

Se você usar o shampoo pinguino eu passaria a cuidar do meu cabelo em seu salão de beleza. Ele é sim indicado para a criança esquecida que existe em cada um de nós. O problema é que ele é vendido somente na Finlândia, onde foi criado o Kernel do Linux.

abraços,
Luís

78. socorro pontes - 25/03/2009

Olá prof. tenho interesse sim e ficaria muito grata se pudesse me ajudar a melhorar as condições de nossa sala. Como podemos fazer?
ligue para 96240707

79. Francione Sobral - 25/03/2009

Boa noite professor Cavalcante,
Tomei conhecimento neste espaço do projeto Rádio Escola. Estava aguardando a oportunidade para comunicar o interesse da Comunidade Dr. Freitas na construção de uma rádio como ferramenta pedagógica e no trabalho de aproximação com a comunidade do entorno, incluse desenvolvendo atividades no sentido de redução da violência no bairro. Já estamos fazendo a mobilização para o projeto e gostaríamos de participar das discussões para receber o kit.

Roberto Martins/SI

80. Marcelo Carvalho - 26/03/2009

Tony e Roberto, suas escolas serão convidadas para participar da reunião que promoveremos para apresentar e debater o projeto Rádio-Escola.

Marcelo Carvalho

81. Roberto Martins - 26/03/2009

Professor Cavalcante,
Nesta segunda-feira (23/03/2009) realizamos uma reunião com toda a equipe da USE 05 na SI da escola Dr. Freitas. A reunião foi solicitada pelos professores dos espaços pedagógicos da escola através de ofício e contou também com a presença da direção e vice-direção. A reunião foi muito positiva, pois esclareceu pontos importante que afetam a vida profissional de professores e alunos. Assuntos como: lotação de professores nos espaços interdisciplinares, estrutura dos espaços e avaliação pedagógica foram esclarecidos. Gostaria de evidenciar apenas que o assunto avaliação era o mais polêmico. A professora Angela, representando a USE, afirmou que o instrumento aplicado nas escolas sob sua gestão não tinham objetivo de avaliar, mas sim, de levantar demandas para formação continuada, o que segundo ela, não vai mais ocorrer por falta de verba. A professora creditou à falta de uma “comunicação adequada” o fato da técnica da escola informar que o instrumento tinham caráter avaliativo. Aproveito a oportunidade para agradecer seu empenho na questão, sempre no caminho da construção coletiva e gestão na caminhada para uma escola pública melhor.
Roberto Martins-SI Dr. Freitas/noturno

82. Amojacy Ferreira - 26/03/2009

Olá Marcelo, bom dia!
Trabalho no Lab. de Informática da escola Luiz Paulino Mártires e estamos com alguns problemas, entre eles não recebemos cadeiras compatível com o nº de computsadores, temos poucas e defeituosas de mil novecentos e antigamente, quatro dos computadores novos que recebemos não estão funcionando, sem falar na precariedade da energia elétrica, na certeza que verificarás o que pode ser feito para nos ajudar, a comunidade escolar do LUPAMA, agradece antecipadamente!
Gostaria também que o amigo explicasse quem é o coordenador da sala de infooormática e quais são suas funções.
Obrigada pela atenção, pelo blog e por sua determinação.
Amojacy Ferreira

83. Marcelo Carvalho - 26/03/2009

TV Escola debate o uso das novas tecnologias em Escolas

A TV Escola, Inicia na próxima semana, 30/03, a série de programas “Sua Escola, Nossa Escola”, a qual debaterá as novas tecnologias aliadas à educação. Serão exibidos 17 documentários em escolas públicas, das cinco regiões do Brasil.
O objetivo é demonstrar experiências e promover intercâmbio entre idéias e projetos. Além de exibir os documentários, a série promoverá debates com pesquisadores sobre a pedagogia de projetos, planejamento de aulas, videotecas e gestão democrática.
Para assistir a TV Escola, é preciso ter assinatura da SKI (Canal 112), ou DirectTV (canal 237), ou antena parabólica. Também, existe a possibilidade de assistir pelo You Tub.
Para conhecer melhor a proposta da série, acesse:

Marcelo Carvalho

84. Paulo Ricardo Souza - 26/03/2009

Como esto feliz em saber que há um Projeto de Rádio na Escola, na EEEFM Severiano Benedito de Souza, há um projeto semelhante em fase de construção, gostaria de saber mais de saber sobre este Projetoe fazer parte dele. Quais os tramites? Com quem falo? A quem me reporto? Obrigado pela atenção de mais uma fã seu prof. Cavalcante !!!!!!!!

85. Socorro Santos - 27/03/2009

Prof. Cavalcante
A solicitação do tecnico que fiz é para a sala de informática da escola Visconde de Souza Franco.
Inclusive, ontem mesmo entrei em contato com o Suporte Técnico e agendei a minha solicitação.
Por favor, se for possível agilize esse procedimento.
Atenciosamente,
Prof Socorro Santos

Oi Socorro. Vou verificar sua solicitação.
Luis

86. Nazaré cavalcante - 27/03/2009

Caro prof. Cavalcante, à respeito da escola XV de Novembro, que vive na idade da pedra em termos de informática,ela está aguardando sua visita com grande ansiedade.
Dia 31 de março acontecerá um grande Evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, as lan houses do bairro ficaram congestionadas com tantas pesquisas feitas por alunos e professores.Como forma de evitar as cartolinas e o uso do mimeógrafo a álcool por ser muito cansativo haverá uma dinâmica bastante criativa: Os alunos irão ler poesias com temática feminina ao som de acordes de um violão. Caro Coordenador, esse evento merece ser prestigiado!

Irei com certeza e levarei um presente para vocês. Uma caixa de stencil…..

Blogueiro de Plantão.

87. Paulo Ricardo Souza - 27/03/2009

Gostariamos de agendar uma visita em sua sala para apresentarmos nosso projetos e prestar informações do funcionamento de nosso LABINFO. Um forte abraço do seu fã, pelo grandiosos trabalhos já demonstrados a frente desse departamento !!!
Terei prazer em recebê-lo

88. José Messiano Ramos - 29/03/2009

Marcelo e Cavalcante,

Não esqueçam de convidar a USE 04 para a reunião sobre Rádio escola, pois algumas das nossas escolas tem enorme interesse pelo projeto.

Estamos também fazendo um grande movimento para implantar pelo menos mais seis salas de informática em nossas escolas; já temos 07 em funcionamento, mais duas em construção e totalizaremos 15 das 19 escolas existentes na USE 04. Estamos fazendo uma grande mudança na educação, através também da inclusão digital e para isso contamos sempre com o apoio e a sensibilidade dessa coordenação.

Um grande abraço.

José Messiano
USE 04

89. Ailton Santos da Silva - 30/03/2009

Bom dia,

Lendo o blog da CTAE, tomei conhecimento das discussões em torno do projeto Rádio Escola. Fiquei bastante interessado, pois sou aluno do curso mídias (turma de 2007) e pretendo aplicar os conhecimentos adquiridos no curso na prática cotidiana da escola.

Trabalho na escola Panorama XXI, situada entre o conjunto Panorama XXI e o bairro da Cabanagem, em Belém. É um local extremamente carente de tudo: da infra-estrutura básica até o material básico de mídias como computador e tv.Além de está localizada num espaço extremamente violento.A principal motivação de querer ser incluído no projeto é vontade de todos os envolvidos no Projeto Político Pedagógico da Escola. A Direção demonstrou debater de forma aberta e democrática essa questão, o que nos dá ânimo suficiente para experimentar essa nova forma de envolvimento entre comunidade, escola e família.
Um grande abraço!
Do Ailton

90. Marcelo Carvalho - 30/03/2009

Valeu Ailton.

Agora já são três escolas que espontaneamente desejam participar do projeto Rádio-Escola.

Agendaremos esta semana reunião para debater os procedimentos para o lançamento do projeto nas escolas.

Marcelo Carvalho

91. Alberto Miranda - 30/03/2009

Precisa-se!!!!!!!!!!!!

O professor Alberto Miranda, professor de física da Escola Paes de Carvalho, informa que não há professores lotados na sala de informática educativa da referida escola.

Os candidatos interessados poderão apresentar o projeto pedagógico à direção da escola e em caso de aprovação, deverão protocolá-lo na Unidade SEDUC na Escola localizada na própria escola.

Lembrete: a carga-horária para SIE é de 150 horas-aulas (manhã e tarde) e 125 para o turno da noite.

Telefone(da escola): 91-32232952

Alberto Miranda

92. Paulo Ricardo Souza - 30/03/2009

Qual o blog do Marcelo Carvalho?

O endereço é: http://midiasnaeducacaopara.blogspot.com/

93. Paulo Ricardo Souza - 30/03/2009

Estou interessado no Prjeto Rádio na Escola…

94. Nilza Moraes - 31/03/2009

Bom dia! Cavalcante,dos 14 computadores que estavam funcionando agora estamos com apenas 8 sendo utilizados.Sei que você está providenciando a chegada de novos computadores para a nossa escola Hilda Vieira, mas estou usando este maravilhoso espaço apenas para lembrá-lo, e de alguma forma dá satisfação aos nossos alunos que não estou de braços cruzados para esse problemão!!!
Sem mais…Um abraço e obrigada!!!

Você verificou no blog da CTAE o post sobre a atualização de computadores. Na lista tem uma surpresa pra vocês………….

95. Sonia Bessa - 31/03/2009

Prof. Cavalcante, sou coordenadora do sala de informática da Escola Rio Caeté e juntamente com o prof. Valdson Mario, outro coordenador da sala, estamos organizando a participação de nossos alunos na 11ª Olimpíada de Informática. Já cadastramos um número considerável de alunos. Com certeza, vai ser um sucesso!
Sonia
_________________________________________________________________________________________
Fico Feliz pela iniciativa e peço que vocês nos mantenham informados dos resultados alcançados….

Luis

96. Adrialva Simões - 31/03/2009

Caro Prof. Cavalcante,
Agradecemos em nome da nossa escola pelo apoio recebido neste primeiro ano de revitalização da nossa Sala de Informática completado em Fevereiro deste ano.Muitas coisas boas estão acontecendo e isso é bom .A nossa escola já está cadastrada para a olimpíada de Informática e desde já professor, gostaria de lembrar aquela força a respeito do conserto da parte elétrica da nossa sala.
abraços,

Adrialva Simões

97. Nilza Moraes - 02/04/2009

Obrigada Cavalcante!!Ficamos felizes em receber essa notícia que estamos na lista da revitalização da sala de informática pela Diretoria de Infra-Estrutura de tecnologia do MEC com 10 computadores…
Um grande abraço!!!
Ah! e parabéns para o “Menino Lobo”!!!

98. SANCHES - 02/04/2009

Estamos 15 dias sem o nosso servidor e isto está atrapalhando o funcionamento da sala de Informática. O mesmo encontra-se em manutenção na SEDUC e até hoje ainda não voltou. Precisamos resolver este problemas com urgência já que começaremos seis turmas de iniciação a informática, neste final de semana, pelo projeto Escola de Portas Abertas. Além disso, temos que continuar nosso trabalho pedagógico na sala de informática com nossos alunos.

99. SANCHES - 02/04/2009

Guerreiros da Informática, estou atendendo alunos Portadores de necessidades especiais e procuro aplicativos para trabalhar na sala de informática, com esses alunos. Estou aguardando sugestões de quem possa me ajudar.

100. Roberto Martins - 02/04/2009

Cavalcante,
O “Jornal Boca da Noite” é o novo informativo do turno da noite da escola Dr. Freitas. O novo endereço é:

http://jornalvirtualbocadanoite.blogspot.com

Favor divulgar!!!

Roberto Martins
SI- Dr. Freitas/noturno

101. Valdson Mário - 03/04/2009

Prof. Cavalcante.
Sou coordenador do laboratório de informática da Escola Rio Caeté e juntamente com a professora Sônia a outra coordenadora, estamos organizando o Blog da escola e gostaríamos de sua visita e sugestões para que possamos enriquecê-lo.
O endereço é: http://riocaete.blogspot.com

Valdson
Legal, vou visitar o blog e com certeza indicar aos aos leitores do blog da CTAE
Luís

102. JOAÕ CARLOS SANCHES - 03/04/2009

Blogueiros e blogueiras, estou procurando um ambiente de forum gratis que seja de fácil utilização. Quem tiver alguma sugestão de um alô.

103. Júlio César Oliveira - 03/04/2009

Desde 02/04/09 nossa internet (Velox 1Mb) começou a apresentar problemas na conexão, hoje (03/04/09) parou de vez, não sabemos se é problema no modem ou administrativo/contratual (governo x telemar). Gostaríamos dos procedimentos para solucionarmos esse problema.
Um outro problema são nossas 11 máquinas com defeito, tem máquina desde 2007, conforme relatórios enviados na época, assim como máquinas em garantia (Positivo). Participamos do Escolas de Portas abertas e com um número reduzido de máquinas e sem internet fica difícil desenvolver as oficinas.

Aguardo um retorno.
Obrigado.

______________________________________________________________________________________

Júlio quanto as máquinas em garantia faça o seguinte:

Perguntas mais frequentes

1 – Como faço para acionar o serviço de garantia dos computadores do PROINFO V?

Os computadores do PROINFO V têm em seu gabinete a identificação do Ministério da Educação – FNDE/SEED/Proinfo – Pregão nº/ano.

Para acionar o serviço de garantia basta enviar um email para: chamado.governo@positivo.com.br

No e-mail identifique seu nome e telefone para contato, nome da escola e o número do telefone, o endereço completo da escola, o segmento (se é escola estadual ou municipal), o número de série do equipamento com problema e o tipo de defeito que está apresentando.

Enviarei um e-mail em relação a internet e os computadores com defeito ao suporte técnico.
Luis

104. Aurea - 04/04/2009

Boa noite professor Joao Carlos,
Experiemnte este aqui http://www.forumeiros.com/
é grátis e fácil!Outro fórum grátis é http://www.forumvila.com/.
Espero a dica seja útil!

Aurea

105. Aurea - 04/04/2009

Boa noite Professor José Carlos. Um forum gratis e fácil é http://www.forumeiros.com.
Outra dica http://www.forumvila.com/
Espero que ajude!

106. Maria Luzia Lopes - 06/04/2009

A Coordenação de tecnologia e ao Professor Cavalcante.
Sou diretora da escola Nossa Senhora Auxiliadora em Santa Maria do Pará(conveniada com o Estado)e temos uma sala toda equipada com fiação elétrica, central de ar e doze rack “só falta os computadores”, se fosse possível fazer-nos uma visita, seria um prazer recebe-los.

Aguarda uma resposta.
________________________________________________________________________________________
Diretora nos envie três fotos digitais: uma da faixada da escola (nome da escola), uma da porta da sala de informática (com grade) e uma da sala mostrando a bancada e rede lógica.

Luis

107. Kleber Piedade - 07/04/2009

Meu caro e bom combatente Calvancante

Não sei o que será de nós sem você. Com teu carisma conquistaste o pará de norte a sul de leste a oeste. Tu nos trás empolgação para trabalhar por um “Educação Pública e de Qualidade”, estive a pouco ouvindo pela net o Programa dos nossos “meninos” Beto e Ailton direto da rádio em Bragança, interatividade total e como dizia o Beto este é o papel das mnídias o de aproximar mais as pessoas. E foi por lá também que recebi a grata noticia de que o problema da lotação da Auxiliadora para o LabINF já está para CODES. Você é dez. Ainda vamos todos nos reunirmos em Bragança ou mesmo aqui em Maracanã para colocar em dias nossas conversas. Um forte abraço meu companheiro de trincheira er até breve pelos caminhos das mídias.
Kleber Piedade
EEEM. Presidente Kennedy – Maracanã

108. Maria Luzia Lopes - 07/04/2009

Professor Cavalcante,boa tarde!
Enviei para seu e-mail algumas fotos, mas em breve enviarei novas fotos de outros angulos da sala informática e da frente da Escola.
Ficarei grata se for atendida.

Abraço.

109. Dário Benedito Rodrigues - 08/04/2009

Enviei alguns arquivos pra você sobre o aniversário da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Paulino Mártires (40 Anos). Se puder, pode pubicá-los.
Um grande abraço. E congratulações de Bragança.
D@rio

Dario envia para luiscavalcantec@yahoo.com.br.
Os arquivos não vieram anexados…

110. José Messiano Ramos - 10/04/2009

Luiz Cavalcante,

Parabéns pela Agenda Pedagógica que irá discutir sobre o Concurso de Blog. De antemão, queremos também participar, não somente do concurso, mas de todo o processo de disseminação dessa ferramenta pedagógica que está revolucionando nossa educação, fortalecendo e dando visibilidade às ações de nossas escolas e dos trabalhadores da educação.

Um grande abraço.

Messiano
Use 04

111. José Messiano Ramos - 10/04/2009

Quero reclamar que vcs (Luiz ou Marcelo) não deram atenção ao pedido sobre Rádio Escola que fiz há alguns dias. Espero resposta.

Um grande abraço.

Messiano
Use 04

112. Geovania Paiva - 13/04/2009

Boa Tarde, gostaria de informações quanto a solicitação de mais computadores para a nossa sala de informática, que encontra-se funcionando somente com 10 computadores dificultando as nossas aulas, pois as turmas apresentam uma média de 40 alunos por sala.

Você pode tentar conseguir junto ao MEC. O Procedimento é o seguinte:
1- Uma foto da fachada da escola
2- Uma foto da porta da sala de informática (com a grade)
3) Uma foto do interior da sala de informática.

Entregue as fotos a Professora Bertolina Coordenadora do Proinfo Estadual

Luís

113. Geovania Paiva - 13/04/2009

Boa tarde, Cavalcante!

Gostaria de informações sobre os alunos Argonautas no projeto de Portas Abertas, que nos foi comunicado que seriam incluídos no projeto, para a nossa escola Presidente Costa e Silva.

Oi Geavania, você precisa conversar com a Conceição do EPA

Passe na CTAE.

Luís

114. Sonia Bessa - 14/04/2009

Prof. Cavalcante, boa tarde
Ano passado a Escola Rio Caeté recebeu computadores da marca DATEN através do projeto Alvorada. Dois deles estão com defeito e como estão na garantia, os técnicos da URE orientaram que fosse solicitado o atendimento de garantia. Gostaríamos que o senhor agilizasse esse atendimento ou nos indicasse a quem devemos nos dirigir para acionarmos esse serviço.
Abs, Sonia

Vou verificar a situação!!!!

115. keyla wanessa - 14/04/2009

sou leitora assídua da coluna do Prof. aguiar e, após ler várias vezes seus temas, comecei a observar que ele escreve de forma muito profunda e complexa através de metáforas, que precisam de grande reflexão por parte do leitor.Não é uma simples coluna!
Agora consegui absorver o porquê do nº 45 tão citado por ele e a máxima” nº suspeito na SEDUC”.Entenderam? Sei que não é fácil, mas o prof. nos coloca enigmas que devemos, às duras penas, resolvê-los

116. Roberto cardoso - 15/04/2009

Concordo plenamente com a Pedagoga keyla quando destaca a complexidade do prof. Aguiar.Realmente, no início da coluna Grande Monde Real, pensava que era apenas para destacar eventos sociais ocorridos na SEDUC com riquezas de detalhes próprios do professor. Porém, com a continuidade, fui vendo que havia pelas entrelinhas uma extrema complexidade, que poucos, acredito, tem percebido.Seus textos contém a sabedoria de um estudioso de várias tendências filosóficas e o olhar de um visionário capaz de prever as correlações de forças existentes nas instituições sociopolíticas, principalmente na SEDUC onde exerceu suas atividades por tantos anos e continuar a colaborar de forma voluntária.

117. Kleber Piedade - 15/04/2009

Cavalcante e o “NAVEGAPARÁ” quando chega a Maracanã, veja na DITEC com o MAX, estou cansado de caminhar até lá e não ter resposta certa…Um abraço

Um abraço meu amigo. Quando vc virá aqui na SEDUC???

_________________________________________________________________________________________
Caro Professor Kleber,

O NavegaPará estará chegando na sua Escola no semestre que vem, este período foi fechado por questões de viabilidade técnica. O Projeto está atendendo no momento os seguintes municípios:

1 – ABAETETUBA
2 – ALTAMIRA
3 – ANANINDEUA
4 – BARCARENA
5 – BELÉM
6 – JACUNDÁ
7 – MARABÁ
8 – MARITUBA
9 – PACAJÁ
10 – SANTARÉM
11 – TAILÂNDIA
12 – TUCURUI
13 – URUARÁ

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente,

Maximino Pingarilho
Diretoria de Tecnologia da Informação
SEDUC/FADESP
Fone: (91) 3201-5168

118. Tony Cunha - 16/04/2009

Cavalcante…
Estou enviando o site do Manoel de Jesus Moraes http://www.escolamjm.jimdo.com. Se for possível divulgue no blog do CTAE..
Vamos pensar na possibilidade de divulgar essa ferramenta de construção de Home Page Gratuíta?!?!
Tony Cunha – Arte Educador

119. Nilza Moraes - 16/04/2009

Bom dia Cavalcante!Gostaria de uma visita do suporte técnico aqui na escola Hilda Vieira.Obrigada.Um abraço!!!

120. SANCHES, ELTON E SHEYLA - 16/04/2009

Grande guerreiro Cavalcante, como Dizia O Nelson ele voltou, ele voltou novamente. Nosso Servidor retornou a nossa querida Escola “Augusto Montenegro”. hoje já trabalhamos na formação para a Olimpíada da Astronomia e com os alunos da educação especial.
Agradecemos a todos que contribuiram para termos de volta nosso querido Servidor!!!!
Elton e Sheyla(alunos argonautas)
professor Sanches

121. Sandra F. Rodrigues - 17/04/2009

Boa noite, gostaria de informar o novo BLOG da Escola Santa Maria de Belém,que está em construção, pois não consegui recuperar o antigo: http://escolastamariadebelempa.blogspot.com

122. Tânia Sanches - 17/04/2009

Olá!
Estou digitando esta mensagem de uma das salas do NTE, onde participo da oficina sobre “Google doc” (17/04/2009) e que, infelizmente, está sendo prejudicada pelas péssimas condições dos equipamentos de tal local.
Considero “perda de tempo” convocar os professores, lotados nas salas de informática, para uma formação realizada num local sem condições de atender de maneira satisfatória: onde há número insuficiente de máquinas (com 03 ou mais pessoas por micro), com internet e máquinas lentas e muuuuuuuuuuuito antigas…
Um “NÚCLEO DE TECNOLOGIA” sem “tecnologia” é inconcebível!

123. Adrialva Simões - 17/04/2009

Caro professor,

Estou participando da oficina do “Google doc” e fiquei preocupada, pois observei um número de máquinas insuficientes em relação ao de professores.Gostaria muito de ver o nosso querido NTE com máquinas mais modernas.Sei que você é uma pessoa incansável e vai atender ao nosso apelo.
Um grande abraço!
Adrialva
Querida Adrialva,

Informo o seguinte:
O NTE-Belém foi projetado para realizar formação de professores(as) distribuídos em três salas de Informática.

Duas são utilizadas para a formação e a terceira que, tradicionalmente, deveria atender a comunidade.

Cada sala é projetada para instalação de 15 computadores. O MEC enviou 10 máquinas do Proinfo V, as quais considero novas, pois são o mesmo padrão dos computadores distribuídos em todo Brasil para salas de informática das escolas.

A CTAE remanejou mais dez para atender a necessidade de formação e todos os NTEs foram contemplados com a solução de multiterminal do Proinfo Rural. Portanto, não existe previsão no momento de ampliação ou troca de equipamento, seja pelo MEC ou pela Seduc

Cabe aos nossos multiplicadores planejarem a formação dos coordenadores(as) das Salas de Informática de acordo com os equipamentos disponíveis (esta é uma questão básica em qualquer planejamento pedagógico) para que não vivenciamos a situação de termos três professores(as) utilizando apenas um equipamento.

Lembramos que durante os cursos de 100 horas ofertado no NTE, isto não acontece.

Na próxima reunião que tiver com NTE-Belém vou sugerir que algumas das formações aconteçam em salas de informática de nossas escolas, como forma de integrar os professores(as) e propiciar o conhecimento da realidade vivenciada em cada sala de informática da rede.

É fundamental que nossos multiplicadores conheçam e vivenciem a realidade das escolas, onde temos professores(as) lotados em salas de informática.

Não recebemos nenhum pedido oficioso e oficial de novas máquinas para o NTE-Belém.

Um abraço.

Luis Cavalcante
Coordenador CTAE

124. Cleia socorro N. rodriues - 17/04/2009

Sou diretora da Escola Dr. José Cursino de Azevedo em marabá estamos necessitando urgentemente as cadeiras para o laboratório de Informática que até hoje nao vieram. é um apelo dos alunos e professores. aguardamos resposta urgentemente.

Cara Diretora,

Envie um e-mail para silvia.seabra@seduc.pa.gov.br, que é a nossa gerente de patrimônio da SEDUC.

125. Rosangela Pinho - 18/04/2009

Boa noite, “senhor. Cavalcante”!!!
Agradeço a citação,a sua atenção p comigo e a sua “ajuda”, espero corresponder as expectativas.
Abraços.
Rosangela Pinho

126. Adrialva Simões - 18/04/2009

Caro professor Cavalcante,

Agradeço a sua resposta ao e-mail que enviei esta manhã e isso é muito importante, ter um canal aberto para esclarecimentos.
Um abraço ao meu colega que deseja como eu dias melhores para a educação.
Adrialva

127. Maria Luzia Lopes - 18/04/2009

Professor Luis Cavalcante estou aguardando um resposta e/ou solução para a nossa sala de informática, aquela lembra da fotos?!Pois é estamos aguardando sua visita e espero que seja em breve.

Obrigada, Irmã Maria Luzia
Irmã ligue para mim:
96240707
Luis

128. Rosangela Pinho - 22/04/2009

Bom dia prof. Cavalcante!!!
Já estou assumindo a sl de Informática da E. Renato Condurú. Estão faltando ainda, 10 comp. q ficaram de nos enviar. Aguardo sua visita, pois o senhor disse q assim q assumisse deveria lhe comunicar. Aguardo seu retorno.
ATT
Rosângela Pinho

Vou verificar a situação….

Informe para meu e-mail qual a situação da Sala de Informática..

Luis

129. Socorro Santos - 23/04/2009

Professor Cavalcante, estamos com´sérios problemas com os computadores da sala de informática da escola visconde de souza franco. Dentre eles temos:
computador com problemas de curto circuito,
computadores sem conexão com a internet.
E a visita do técnico que ja foi solicitada há um mes.
Atenciosamente,
Socorro Santos
_____________________________________________________________________________________________
Cara Coordenadora,

Bom para resolver os problemas mencionados preciso que você compareça à CTAE.

Por favor, ligue para nós para acertamos uma data. Que tal terça-feira????

Luís Cavalcante

130. Silvio Santiago - 23/04/2009

Professor Cavalcante, boa tarde!
Eu fiz um curso de 40h no NTE Benevides, estou pleiteando uma vaga no laboratório de informática da escola na qual trabalho, no entanto, sou professor lotado em escolas da URE Belém. Estive no NTE Belém para verificar a possibilidade de ser lotado no laboratório de informática da minha escola com o curso de 40h, pois pelo plano pedagógico, não percebi nenhuma restrição, mas no NTE Belém, disseram-me que para ser lotado em´Belém no laboratório era necessário ter o curso de 100h. Afinal, poderei ou não pleitear uma vaga no laboratório de minha escola?
Estou com projeto elaborado em mãos e interessadísimo em ingressar neste desafio, mas parece que o fato de não ter o curso de 100h, agora, tornou-se uma barreira
_______________________________________________________________________
Os critérios de lotação são definidos pela Secretaria de Estado de Educação, através de portaria, e os cursos de 40 horas realizados no NTE de Benevides, são reconhecidos pela SEDUC e é aceito para efeito de certificação.
Os projetos são examinados pela CTAE.

Luís Cavalcante
Coordenador de CTAE

131. Ailton Santos da Silva - 24/04/2009

Caro Marcelo, tivemos uma conversa sobre o Projeto Radio Escola e a possibilidade de implantação na escola Panorama XXI. Você me falou naquele momento que o Ctae estava programando uma reunião com as escolas interessadas. Queria saber o que tem de concreto sobre isso. E também sobre o kit da radio escola. Nossa escola será mesmo contemplada? Por favor tire minhas dúvidas. Um abraço!
Do Ailton

132. socorro pontes - 24/04/2009

Trabalho na Escola Presidente Costa e Silva e precisamos da visitado suporte tecnico. Estamos com dua maquinas com defeito. Como posso entrar em contato com eles?

Enviei sua solicitação.

O e-mail é jucilene.oeiras@seduc.pa.gov.br
o fone é 3201-5106
Luis

133. Rosangela Pinho - 24/04/2009

Boa noite, prof. Luis
Mandei 2 emails p o senhor, como 1 voltou, dando erro (o email da seduc) mandei outro pelo yahoo, espero q tenha recebido, cm o senhor havia pedido, sobre informações da sl de informática do Renato.
Att.
Rosangela

O e-mail da Seduc é: luiz.cavalcante@seduc.pa.gov.br

134. Rosangela Pinho - 26/04/2009

Bom dia, prof. Luís
Já enviei email.
Aguardo resposta.
Att.
Rosangela

135. Tania Sanches - 27/04/2009
136. Rubens Mota - 28/04/2009

Caro Prof. Luis Cavalcante.
Informo-lhe que, há cerca de seis meses, o Novega Para da Sala de Informática da EEFM Fernando Ferrari, em Marituba, está fora do ar. Para as nossas conexões, estamos recorrendo ao Velox Corporativo. Conto com a vossa valiosa intervenção para que o problema seja solucionado.
Um grande abraço.

Muito obrigado pela informação. Continuo acreditando que reclamar ajuda a SEDUC.

Já comuniquei o problema ao coordenador do navepará….
Quanto ao blog terei prazer de divulgar no blog da CTAE
Luis

137. Suely Ferreira - 28/04/2009

Oi Prof. Cavalcante, gostaria que o sr. me desse algumas informações, segunda feira o NTE mandou para escola Raymundo Vianna um aluno da escola Duque de caxias para fazer estágio no laboratório de informática pq na escola que ele estuda não tem laboratório. Gostaria que o sr. me explicasse como funciona isso e como devo proceder com o aluno estagiário, por exemplo, se um dia eu faltar, ele pode ficar na sala sozinho?
____________________________________________________________________________________________
O aluno deve pertencer ao projeto aluno(a) argonauta. Realmente, quando há problemas em relação ao funcionamento da sala de informática eles são encaminhados para outra escola em condições de funcionamento.

Em Belém, o aluno(a) argonauta é responsabilidade do NTE-SEDUC. Você deve ensiná-lo sobre o funcionamento da sala de informática, ajudá-lo em seu aprendizado sobre a utilização das tecnologias na escola.

Ele pode sim, mas esta não é a regra, pois ele não tem a responsabilidade de substituir os coordenadores de sala de informática. Numa situação emergencial a sua permanência deve ser comunicada a direção da escola, bem como deve-se definir as tarefas que ele vai exercer em sua ausência, como orientar pesquisas na internet.

Luís Cavalcante

138. Ana Célia - 28/04/2009

Olá profº Cavalcante. Sei que os cortes na SEDUC são grandes, concordo com o profº Aguiar, mas nossas cadeiras precism ser subtituídas, inclusive vou enviar um recado para o profº que é também um expert em costura; para ele criar um modelo de calça comprida que seja resistente a “corte” esse corte está relacionado a rasgar, resto do encosto referente ao encosto das cadeiras. No próximo enviarei foto com os estragos.

Ana, você sabe quanto admiro o trabalho de vocês, mas as cadeiras, ainda, não chegaram.

Vou continuar batalhando por elas…

Quando ao Aguiar, pelo que conheço, no fundo ele gostaria de desenhar coisas lindas para nossas escolas. Mas ele manda avisar que desenhará o modelito solicitado para o uso das envelhecidas cadeiras….

Luís

139. Luciano Melo - 28/04/2009

Aos Coordenadores do CTAE.
Sr. Cavalcante e CIA…
É importante solicitar aos técnicos de suporte na área de informática da SEDUC, que possam ir até as salas para fazer atualizações dos programas instalados como o BR OFFICE versão 3.0 por exemplo, que é muito melhor do que as versões que estão nas máquinas já há um bom tempo. De modo geral, os técnicos só aparecem quando são chamados para resolver broncas…E por falar em broncas! Depois que o NAVEGAPARÁ foi instalado na escola, pelo menos 5 máquinas não estão funcionando com a internet (o IP não segura, segundo o técnico da UFPA, que esteve na escola).
Desde já, envio cordiais saudações.
Sala de Informática-Pedroso(Tarde)
Prof. Luciano Melo.

A CTAE& CIA enviará sua solicitação e desabafo ao suporte técnico. E podemos fazer um guia para a instalação da nova versão do broffice 3.0.
Luis

140. Nilza Moraes - 30/04/2009

Bom dia Cavalcante!Estamos anciosos e NECESSITADOS de novos computadores através da revitalização da sala de informática em que a nossa escola foi uma das contempladas.Infelizmente estamos funcionando com apenas 7 computadores.Devo lhe confessar que está sendo difícil,pois a sala, Graças a Deus,é bem frequentada pelos alunos e me cobram constantemente sobre a chegada dos 10 computadores.Sei que vc me entende!!
Um abraço!
Fique com Deus!!!

O MEC, ainda, não informou a data da entrega dos computadores.

Luís

141. Eric Siqueira - 30/04/2009

A escola Dona Helena Guilhon informa que precisamos de professores para assumir o laboratório multidisciplinar. Contato:32480743/ email: donahelenaguilhon@gmail.com, Endereço: Cj. Satélite, WE 5 s/n.

142. Rubens Mota - 01/05/2009

Ilustre Prof. Cavalcante.
Re-al-men-te, o Cantinho do Coordenador democratizou o contato dos coordenadores de salas de informática com a cúpula do CETAE. Parabéns! Assim, já aproveitando essa brecha, solicito do amigo a imprescindível interferência para o encaminhamento e solução dos seguintes problemas que comprometem a nossa atuação na E.E.E.F.M.Fernando Ferrari, em Marituba:
a) das 18 máquinas existentes (07 do Proinfo e 11 do Projeto Alvorada), estamos com 04 do Alvorada sem funcionamento há quase 01 ano. O técnico da USE 20 que nos dá assistência alega não poder remover as maquinas paradas em virtude das mesmas estarem presas por cabos de segurança cujas chaves ninguém sabe onde foram guardadas;
b) estamos sem impressora na sala de informática, pois a que havia foi surrupiada junto com três conjuntos de CPU, monitor e teclado, conforme BO arquivado na Diretoria.
A falta da impressora prejudica bastante o andamento dos trabalhos, pois os alunos querem ver e levar consigo as produções e pesquisas realizadas.
Conto com a tua ajuda.
Um grande abraço.
Vou entrar em contato com o suporte técnico e caso as chaves não sejam localizadas solicitarei que os computadores sejam retirados quebrando o KIT de Segurança…

Infelizmente não tenho impressora disponível, mas vou solicitar uma ao GPAM
Luis

143. Ailton Santos da Silva - 03/05/2009

Caro Marcelo ou Sr Luis Cavalcante,queria informações sobre o Projeto Radio Escola.Quando será a reunião com as escolas interessadas no Projeto? O faço para nossa escola seja contemplada? O que tem de concreto sobre o Kit da Radio Escola?
Espero notícias em breve.
Do Ailton

144. Maria do Carmo - 05/05/2009

É com imenso prazer que volto a integrar a equipe do NTE – Belém. Trabalhar com Informática aplicada à Educação é uma das minhas grandes paixões. Fiquei feliz em encontrar o NTE-Belém com nova cara e os laboratórios com novas perspectivas de uso, bem diferente de três anos atrás. Isso se dá sem sombra de dúvida ao trabalho das atuais equipes CTAE, PROINFO e NTE.
Com o desejo de que continuemos otimistas com as mudanças, até porque o pessimismo é porta aberta ao desânimo, não queremos isso, é que tomo a liberdade em nome do NTE para pedir “Socorro Urgente!” ao coordenador do CTAE (Luiz Cavalcante), providenciar para este núcleo pessoas para assumirem as funções dos funcionários: pessoal de apoio (estamos sem nenhum), técnicos e secretária, todos distratados há um mês. Sabemos que tal atitude foi em obediência ao acordo firmado entre o governo do Estado e a Justiça do Trabalho, que determina o distrato de todos os servidores temporários contratados irregularmente até 31 de julho deste ano. Os problemas em conseqüência da falta desses servidores vem aumentando, mas mesmo com todas as dificuldades demos inicio desde o dia 27 de Abril o Curso de formação continuada em Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, e está bastante interessante, as turmas se mostram bastante participativa, abertos a aprender e com a visão de que somente uma tal apropriação da utilização da tecnologia poderão sentir-se seguros para irem ao laboratório de informática dar sua aula, desenvolver seus projetos, e não deixar uma terceira pessoa fazer isso por eles. Isto leva esses educadores a fazer mais uso do laboratório e este, passe a ser um ambiente rotineiro dos alunos. É o que esperamos.
Mas, ultimamente, está muito difícil desenvolvermos nossas ações sem o apoio desses funcionários, apesar de também no momento sempre que podemos fazemos o trabalho destes, mas estar muito difícil atuar no laboratório, atender o publico, o telefone, manutenção das máquinas, limpeza do prédio, banheiros que ficam insuportáveis que às vezes temos que ficar sem intervalos por não conseguirmos sair das salas devido o mau cheiro. Pois são mais de 30 pessoas usando este espaço em cada um dos turnos. Portanto, venho fazer este apelo ao CTAE que lembre de nós aqui, pois a imagem construída pelos nossos cursistas de nosso Núcleo começa a ficar um tanto negativa.
Sei que esta equipe CTAE e PROINFO é muito competente e sempre dá um jeitinho de encontrar uma forma de administrar os problemas advindos das adversidades.

Na certeza de sermos atendidos. Desde já agradecemos.

Abraços
Maria do Carmo Acácio.NTE-Belém
_________________________________________________________________________________________________________
Oi Maria do Carmo,

Em relação a situação relatada, os distratos ocorreram em virtude de uma exigência do Ministério Público do Trabalho, o qual seus membros não devem estar reclamando por falta de funcionários para limpar banheiros do local onde trabalham ou por falta de vigilantes ou merendeiras….

Não é fácil demitir pessoas, principalmente, quando elas tem mais de 5o anos de idade e as perspectivas de conseguir um novo emprego são quase nenhuma.

Neste caso, não se ganha elogios ou votos e se acumula muito desgaste.

As pessoas não lembrarão dos que criaram esta situação que todos nós estamos vivendo agora, mas com certeza não esquecerão dos que cumpriram a lei.

Tenho visitado muitas escolas e tenho, infelizmente, encontrado situações bem piores do que você está me relatando.

Fico feliz pelo reconhecimento ao nosso esforço e comunico a você que nós solicitamos a contratação ou nomeação de novos funcionários, não apenas para o NTE-Belém, mas para todos os outros que tiveram funcionários distratados.

Mas existem trâmites burocráticos, exigências legais que precisam ser cumpridas, etc. E assim que funciona, gostaria que fosse de outro jeito!!!

Espero que está situação seja resolvida e fico feliz pelo seu empenho e sua vontade de atuar, mesmo quando as dificuldades são enormes.

Sei que você é uma multiplicadora que podemos contar porque você se incomoda com as coisas que estão erradas. Você é uma educadora capaz de perceber que é, também, errada uma prática pedagógica que não vivencia a vida de nossas escolas, o local privilegiado para realizar a formação de nossos educadores(as).

Já tinha informado em e-mail destinados a todos os NTEs dos momentos difíceis que iríamos atravessar, um momento delicado e complexo em virtude da crise financeira internacional associado ao cumprimento das determinações legais exigida pelo Ministério Público do trabalho.

Eu mesmo pensei duas vezes se gostaria de continuar Coordenando a CTAE e decidi atravessar esta pororoca…. Sei que vai ser muito difícil, mas ficarei enquanto for possível ajudar nossas escolas…

Espero contar com sua compreensão e confiança,

Atenciosamente

Luís Cavalcante
CTAE

145. Eduardo Ramos - 08/05/2009

Caro Professor Cavalcante,

É com orgulho que participo pela 1ª vez deste espaço e a razão de meu orgulhoe é a in auguração da sala de informática educativa de minha escola.

Estou e o professor Gleberson Oliveira, assumiremos a partir deste mês a sala de informática educativa da Escola Estadual Raimundo Ribeiro de Souza, localizada no Município de Tucuruí.

Nossa sala, foi construída pelo Projeto Alvorada e consta com 24 máquinas (algumas Proinfo e outras Alvorada) e já iniciará suas atividades conectada ao Projeto Navegapará.

Com os equipamentos, com a conexão de alta velocidade e uma sala bem construída temos certeza que poderemos desenvolver um excelente projeto pedagógico e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para a inclusão digital de nossos alunos e comunidade escolar em geral.

Aguarde, em breve enviaremos o link do nosso blog, o mesmo está sendo construído em parceria com os alunos.

Um abraço,

Eduardo Ramos e Gleberson Oliveira
Tucuruí-Pa
_________________________________________________________________________________________________________
Fico feliz pelo seu entusiasmo e pela sua felicidade. Tenho certeza que vocês farão um excelente trabalho e terei prazer em divulgar o blog da escola.
Luis

146. Paulo Ricardo Souza - 09/05/2009

Caro amigo, houve mudança da antena do Navega Pará na EEEFM Severiano Benedito de Souza em Sta Maria do Pará, contribuindo de forma negativa nos projetos desenvolvidos na referida escola, já que não temos conexão nos computadores. Gostaria que sua boa vontade e entusiasmo pela educação, nos fosse de auxilio na resolução deste entrave. Certo mesmo de sua benevolência para conosco agradecemos. Além disso aqui engrandeço vosso trabalho e do desempenho extraordinário do NTE-Castanhal e Cia. Abraços!!!

Preciso de mais informações. O que foi que aconteceu exatamente??? tiraram a antena ou escola da lista das atendidas pelo Navegapará..

Crie uma conta no twitter e assim poderemos nos comunicar de forma mais rápida.

Luis

Luis

147. Paulo Ricardo Souza - 10/05/2009

Bem, mesmo com as dificuldades apresentadas anteriormente, foi criado o blog da EEEFM Severiano Benedito de Souza (blogdosbs.blogspot.com) e o meu (pauloricsouza.blogspot.com), com a ajuda incondicional do NTE- Castanhal (pensa numa galera boa de se trabalhar!), incansáveis em nos ensinar.
Voltando ao assunto dos pc´s. Nós temos graças a DEUS a antena do GESAC e agora temos também do Navega Pará. Então, inicialmente foi conectado todos os pc´s na GESAC, depois chegou o Navega Pará e dividiram as conexões. So que nesta mudança os técnicos que vieram nos informaram que não poderiam modificar as configurações, que teríamos que ter paciência pois eles não poderiam fazer este trabalho. Que fazer amado guru ?

Vou encaminhar sua solicitação para o Maximino (maximino.junior@seduc.pa.gov.br), com cópia para seu e-mail, solicitando empenho em resolver o problema. É importante vocês me manterem informado sobre o atendimento da solicitação

Acrescentarei os dois blogs na lista de blogs da página da CTAE.

Luis Cavalcante

148. Ana Cecilia(Outeiro) - 10/05/2009

Hoje não vim reclamar só agradecer!!!
Agradeço a presença do professor Cavalcante, na escola no sábado passado, estou triste por não chegado a tempo,foi difícil chegar no Outeiro nesse dia, perdi o abraço, mas tudo bem espero outras oportunidades, vou querer dois. Valeu pelo carinho a nossa escola e ao nosso aluno!!

Parabéns pelo Trabalho que você vem desenvolvendo na Sala de Informática que cada dia é mais premiada!!!

Luís

149. Ediléia Ferreira - 10/05/2009

Boa tarde profº Luis estou neste cantinho para fazer uma reclamação como vc já sabe a escola Palmira está sem internet há 2 meses, estamos muito prejudicados com essa situação,além de que nossos alunos vão ficar impossibilitados de participar da pesquisa realizada MPF.

150. Paulo Ricardo Souza - 12/05/2009

Muitíssimo obrigado GUERREIRO (prof. Cavalcante) já recebi informe do Max via email, onde afirma que ainda não foi liberada a conexão do Navega Pará, estão esperando a fibra ótica. Dai perguntei pra que colocaram as antenas e PLACAS ANUNCIANTES. Já que sabiam que não há fibra ótica de Belém a Sta Maria? Só o tempo professor, só o tempo !!! Abração !!

____________________________________________________________________________________________
O blogueiro de plantão faria a mesma pergunta….

Abraços,

Luis

151. Jorge Guimaraes - 13/05/2009

Bom dia profº Luis, informaram p/ os argonautas

que durante tres meses nos receberiam mais uma bolsa

se fosse confirmado, gostaria que você me respondesse

se realmente essa bolsa vai chegar p/ os argonautas de belem

pois ele disse que os de la recebem.

Jorge(argonauta)

____________________________________________________________________________________________
As bolsas dos argonautas tem duração de 5 meses e programa prever a renovação. No Encontro realizado na estação gasômetro O MEC acenou com a possibidade de uma bolsa de 100,00 para formação, mas depende da publicação de documento de normatização pelo MEC.

Luís
_____________________________________________________________

152. Roberto Martins - 13/05/2009

Neste momento estou navegando pelo mundo via NAVEGAPARÁ.Todos o equipamentos foram instalados e o sistema está funcionando normalmente. Agradecemos a atenção com que sempre fomos recebidos pelos guerreiros Cavalcante e Marcelo. Agora é trabalho, trabalho e trabalho….
Agradecemos também a equipe do NAVEGA

Francione e Roberto Martins/ SI Dr. Freitas

153. Rosistela OLIVEIRA - 14/05/2009

Olá Prof. Cavalcanti,
Primeiramente, desculpe só estar lhe escrevendo agora.
Aqui vai a referência da impressora:
HP PSC 1410
All-In-One
Ela necessita de dois tipos de cartucho: um preto e outro colorido.
Preciso reafirmar aqui algo que já lhe disse de viva voz: obrigada ao CTAE pela Sra. que nos foi enviada para os serviços gerais de limpeza do NTE-Belém!
Sem dúvida, meus colegas do NTE se juntam a mim nesse agradecimento!
Rosistela OLIVEIRA (NTE-Belém)
__________________________________________________________________________________________

Oi Rosistela, vou verificar o cartucho.

Ligue amanhã a tarde (15 de maio) para mim que darei a posição.

Um abraço,
Luís

154. Tadeu Moreira - 16/05/2009

Amigo Marcelo Carvalho
Como vão as coisas? Já faz algum tempo que não nos comunicamos mas vai daqui, antes de tudo, um abraço.
Como você sabe, pois já foi inclusive meu tutor, sou aluno do curso Mídias na Educação e gostaria de receber informações sobre o kit da Rádio na Escola.
Atualmente estamos concluindo o módulo intermediário sob a tutoria da profa. Suzane e apesar de algumas dificuldades, sendo a principal a falta de tempo, acredito estarmos indo bem.
Espero seu contato
Tadeu Moreira (Escola João Nelson Ribeiro)

155. keila wanessa - 16/05/2009

Caro Coordenador da Ctae,
Como pedagoga a espera de minha aposentadoria conheço a dificuldade de enfrentar a burocracia. hoje lendo o que considero uma verdadeira “via Crucis” passada pelo Prof. Aguiar fiquei muito assustada.
Meu processo de aposentadoria está há 6 meses preso em um setor, pois ainda não consegui um documento solicitado que prova o recolhimento para a previdência. São apenas 14 dias de trabalho na rede particular, no início de minha carreira,que não encontro o comprovante.
Será que esse dias impedirão a minha aposentadoria?
E se eu não conseguir o documento, terei que continuar trabalhando?
Coordenador eu não suporto mais essa espera.
O meu grande objetivo de vida é a aposentadoria, não quero morrer na escola. Desculpe sei que o Sr. e o Prof Aguiar são otimistas, mas eu entrego os pontos.
Abraços

156. Eduarda Oliveira - 17/05/2009

Eduarda Oliveira Disse:
Maio 17, 2009 às 2:12 pm | Responder

A coluna do Prof. Aguiar, deste domingo, traz em suas entrelinhas um rico material para reflexão, desde aquelas fundadas nos axiomas filosóficos até a mais profunda radiografia Sociológica.

De fato, o relato do episódio vivido pelo Prof.leva o estudo para além da mera Dogmática do Direito de vez que reproduz a negação deste mesmo Estado de Direito e, ao mesmo tempo,a perceber que, mesmo vivendo sob a égide da Democracia “plena”, não se deve perder de vista que as instituições não tem sua razão de ser na prestação de serviço público, mas na submissão ao poder e às camadas dominantes.

Prof. Aguiar,seu relato percorre as vielas e becos da Burocracia Estatal, que cumpre ritos inexplicáveis, estapafúrdios, ordens desconexas, situações ilógicas, verdadeiros emaranhados.
É a Lei, os regulamentos, os trâmites intermináveis, os códigos, os critérios que não podem ser quebrados.
Prof.Aguiar, a luta contra a Burocracia é uma tarefa árdua e volto à tese weberiana de que o poder rotiniza, robotiza,corrompe as pessoas não importando as ideologias defendidas.
As ideologias por mais “puras” que pareçam, se dobram frente a este Ente Fossilizado-Poder.
O Ser humano, na sociedade burocrata passou a ser um mero número e, talvez, adiante um chip.

157. Paulo Ricardo Souza - 20/05/2009

Guerreiro, tenho conta no twitter. Boa noite !!!

158. PROFESSOR SANCHES - 22/05/2009

Amigos blogueiros, observem as revistas digitais no site http://fullcirclemagazine.org/downloads/, todas construídas utilizando o scribus.

159. Nilza Moraes - 23/05/2009

Bom dia!Cavalcante!Venho novamente relatar o MILAGRE que estou fazendo na sala de informática com apenas 5 computadores funcionando no projeto ESCOLA ABERTA.Peço sua atenção para esse fato.Estamos ainda aguardando os 10 computadores da revitalização.A diretora pediu para eu lhe perguntar sobre os 6 computadores para a secretaria da escola:Hilda Vieira!!
Obrigada!!!!Bom final de semana!!!

Nilsa ligue para mim. Podemos buscar uma solução, enquanto seus computadores não chegam.

Quanto aos computadores administrativos a Diretora precisa conversar com Silvia Seabra, Gpam…

160. José Messiano Ramos - 23/05/2009

Cavalcante,

Queremos mais uma vez agradecer a valioso colaboração do Prof. Erick, da Escola Helena Guilhon, que coordenou o primeiro dia da 2ª Oficina de Blog da Use 04. Infelizmente, no 2° dia tivemos um problema no transporte e o mesmo não pode participar pessoalmente, mas ministrou de longe, com a também grandiosa colaboração do nosso super-técnico Tiago, que muito tem contribuído na criação dessa importante ferramenta pedagógica nas nossas escolas e na própria Use.Agora, mais outras escolas abraçaram essa idéia.

Nosso próximo passo, já no começo do mês de junho, é realizar uma oficina de Linux voltada para gestores, técnicos e assistentes administrativos das nossas escolas. Nosso desejo é fazê-la por aqui, na sala de informática da Escola Edgar Pinheiro Porto, que é de excelente qualidade. Mas, segundo nosso ‘suporte técnico’ teria que alterar todo o programa dos computadores, o que daria muito problema.
Nos encontre uma alternativa viável, pois temos muitos interessados pela Oficina.

Abraços e Muito Obrigado pela confiança e na disposição de sempre somarmos esforços…

José Messiano
Diretor da Use 04

Ah, o blog da Use stá sendo um sucesso e o número de acesso tem crescido a cada dia.

use04.blogspot.com

161. Aurea - 24/05/2009

Prof. Cavalcante,
A coordenadora da Sala de Informática do Bordallo(Bragança) pediu-me para solicitar a divulgação do blog da escola aqui no blog da CTAE! Aproveitando já peço que inclua também o link para o blog do LUPAMA, que está atualizado!Eis os endereços:
bbordallo.blogspot.com e
luizpaulinomartires.blogspot.com.

Abraços,
Aurea.

____________________________________________________________________________________________
Se pedido é uma ordem e já foi atendido!!!!!!!!!!!!!!!!

Luis
____________________________________________________________________________________________

162. Eduarda Oliveira - 25/05/2009

Graças a eloquente palestra ministrada pelo Prof. Aguiar a respeito do “Caso Maisa”, o Ministério Público Federal abriu inquerito contra o SBT, por exposição da criança á situação de constrangimento, contrariando os Princípios do ECA.
Parabéns Prof. Aguiar!O Sr merece ser o nosso representante vitalício junto a UNICEF!

163. Rosangela Pinho - 28/05/2009

Prof. Cavalcante,
Aproveito meinha passagem por aqui, para lembrar-lhe sobre nossa internet, gostariamos, se fosse possivel, q o pessoal responsável pela rede fisica viesse dá uma olhada p verificar pq, de repente, estamos sem este serviço, visto q o da escola funciona normalmente. Ainda estamos cm a velox.
Rosangela Pinho

164. Prof. ANTONIO DE PAULA - 03/06/2009

Prof. Cavalcante.

Obrigado pelas orientações. Já tivemos muitos problemas de conexão, mas já foram resolvidos após inúmeras ligações para o PRODEPA (responsáveis pelo NavegaPará). Agora estamos com problemas nas máquinas. Das 11 máquinas instaladas apenas com 03 estão funcionando no laboratório de informática da Escola Inácio de Sousa Moita-Marabá. Gostaria de saber como resolver esse problema, quem devo procurar?
Grato. Antonio de Paula.

Envie para jucilene (jucilene.oeiras@seduc.pa.gov.br) que é responsável pelo suporte técnico..
Luís Cavalcante

165. José Messiano Ramos - 04/06/2009

Cavalcante e Marcelo,

Estive olhando aquela relaçao de escolas que foram contempladas com os Kits de Tv Escola e percebi no meio delas a EScola Mundo Encantado da Criança, que pertencia a USE 04 e desde 2006 o seu convênio com o Estado com extinto, ela agora é uma escola exclusivamente particular. Nesse sentido, faço-lhes duas perguntas:
1- O referido kit será instalado na citada escola?
2- Podemos substituí-la por outra escola? Se caso positivo, podemos propor a permuta para a Escola Ruth Rosita?
Obrigado e aguardo respostas.

Um grande abraço…

Messiano
____________________________________________________________________________________________
Vc é um gestor muito atento… Passe aqui para conversamos. Eu tenho uma encomenda que um certo professor deixou para vc. Obrigado pela ajuda!!!!!
Luis Cavalcante

166. Suely - 05/06/2009

Boa noite prof. Cavalcante. Estou lotada no laboratório de informatica da escola R. Vianna com carga horária de 150 h. Gostaria de saber se posso ficar com 100 h. pois sou professora de filosofia e estou atualmente com 80 h em sala de aula. o problema é que a SEDUC mandou lotar outro prof. com 20 hr. da minha carga horária de filosofia(que já é pouca)por que eles compreendem como extrapolação. Por isso, preciso saber se posso reduzir a do laboratório. Não quero reduzir o de filosofia já que só tenho 80 hr.todo professor lotado em sala de informática não tem que ter 100 h. em sala de aula? Isso não é lei?

A portaria de regulamenta a lotação dos ambientes pedagógicos define que a lotação dos professores(as) é a seguinte:

150 horas (turno da manhã)
150 horas (turno da tarde)
125 horas (turno da noite)

A carga horária do profissional lotado em sala de informática e demais ambientes pedagógicos não pode ultrapassar 200 horas, sendo 150 + 50 de regência de classe.

Atenciosamente,
Luís Cavalcante

167. José Messiano Ramos - 07/06/2009

Todos os cinco dias da Oficina de Linux, ministrada pelo Prof. Tony e principalmente pelo Prof. Valdinei, foram muito marcantes para os quase 70 participantes que lotaram a Sala de Informática da Escola Edgar Pinheiro Porto. Mas o ápice dessa grande odisséia aconteceu na cerimônia de entrega dos certificados, recheada de comidas típicas da época junina e onde estavam presentes os diretores e diretoras das 19 escolas, a equipe da Use IV, o Coordenador da Tecnologia da SEDUC, Prof. Luiz Cavalcante e a Coordenadora do NTE II, Profª Bertolina Santos. Gostamos imensamente de todo o evento, mas as palavras e especialmente os gestos do ‘menino-lobo’ demonstraram que vale a pena acreditar na força da sensibilidade e da ternura para enfrentarmos os grandes desafios na busca por uma educação de qualidade ‘Pará’ Todos.
Obrigado e Parabéns a toda a equipe do CTAE e NTE II por ropriciarem momentos de incomensurável felicidade para todos nós que acreditamos numa nova educação, com todas as tecnologias que temos direito, no Estado do Pará.
Um grande abraço.

José Messiano
Diretor da USE IV

168. ESCOLA GLÓRIA PAIXÃO - 08/06/2009

Nosso laboratório de informática, ainda não está funcionando, pois já temos todos os equipamentos necessários para o funcionamento do laboratório do PROINFO, portanto os computadores ainda não estão instalados. O QUE DEVEMOS FAZER PARA QUE OS COMPUTADORES SEJAM INSTALADOS? INFORMAMOS QUE O NOSSO MUNICÍPIO TEM TÉCNICOS DE INFORMÁTICA QUALIFICADOS NO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS. COMO DEVEMOS PROCEDER PARA QUE SEJA AGILIZADA ESSAS INSTALAÇÕES?

AGRADECE,
RILMA MOTA DE SOUSA
DIRETORA DA ESCOLA GLÓRIA PAIXÃO
AVEIRO – PARÁ
___________________________________________________________________________________________
Cara professora,

Você poderia conversar comigo???
Ligue para 96240707 ou 8866616..

É que preciso de algumas informações técnicas..

Caso esteja tudo legal comunico a empresa responsável pela instalação, caso em 8 dias ela não faça o serviço autorizo seus técnicos a instalarem os equipamentos

Luis Cavalcante

169. Marcelo Carvalho - 09/06/2009

Oficina de HQ para as Salas de Informática da SEDUC-PA.

Muitas questões podem passar pela cabeça de todo aquele que trabalha com a integração das tecnologias na educação. Uma delas – mas que não deixa de ter pontos em comum com as tantas outras existentes -, tem servido de leitmotiv para equipe do NTE-Belém: que recursos didático-pedagógicos oriundos das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) podem ser trabalhados em nossos estabelecimentos escolares a partir das Salas de informática, para potencializar tanto o ensino quanto a aprendizagem e, assim, contribuir tanto para com a questão de um aprendizado significativo, contextualizado, prazeroso, como também para o estabelecimento de melhores índices dos indicadores educacionais?

Foi nesses termos que a equipe do NTE-Belém animou-se (literalmente!) para elaborar uma Oficina para os coordenadores das Salas de Informática da SEDUC sobre Histórias em quadrinhos, as ditas HQs.

Combinando desenho e texto na forma de “quadrinhos” (espaços delimitados onde esses dois elementos estão intrinsicamente “enquadrados”), as HQs geralmente agradam à maioria de nossos alunos e têm a vantagem de já fazer parte de seu repertório de leitura fora da escola. Por que, então, não estudá-las e utilizá-las no processo de ensino e de aprendizagem das diversas disciplinas escolares?

Consideradas um gênero textual híbrido e autônomo, as HQs caracterizam-se por uma articulação própria de elementos que também aparecem na literatura, nas artes plásticas e no cinema.

Ao permitirem abordar com os alunos a noção de “narrativa complexa”, as HQs mobilizam atividades ligadas às capacidades de percepção (inclusive estética), de decodificação de símbolos e de integração e organização de informações, tão importantes para o processo geral de letramento e… tão difíceis de serem integradas nas atividades hodiernas de nossas salas de aula.

Esse apoio das HQs ao tratamento de temas escolares pode propiciar um processo de ensino e de aprendizagem lúdico, que mobilize a capacidade criativa de nossos alunos e facilite no efetivo aprendizado não só de noções, habilidades e competências como também na integração efetiva de saberes à formação de nossos alunos.

Dentre tantos programas existentes, a equipe do NTE-Belém escolheu trabalhar com o editor de histórias em quadrinhos HagáQuê, recomendado pelo MEC em suas formações e elaborado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas.

Nessa primeira oficina, realizada durante os três turnos do dia 05/06/2009 no local do NTE-Belém, os coordenadores de Sala de Informática presentes aprenderam a manusear o software e debateram, de forma introdutória, questões relativas à criação, produção e circulação do gênero textual HQ.

Á esta fase de “alfabetização digital” no gênero, esperamos que se sigam outras onde a efetiva integração dos recursos e das possibilidades criativas do programa HagáQuê enseje projetos de ensino e de aprendizagem que contribuam para a melhoria dos indicadores educacionais em nossas escolas e, quem sabe, propiciem a eclosão de muitos talentos artísticos até agora adormecidos!

Para maiores detalhes sobre a Oficina, inclusive para fazer o “download” da apostila especialmente elaborada para utilizar o programa, pedimos que acessem o Blog do NTE-Belém, no seguinte endereço: http://ntebelempa.blogspot.com/2009/06/oficina-hagaque-no-nte-belem.html

Texto: Rosistela Oliveira (Multiplicadora do NTE Belém)

Postado Por: Marcelo Carvalho

170. Ana Cecilia - 10/06/2009

Bom dia!
Professor Cavalcante vi na apresentação do concurso Edublog a importância da parceria do Navega Pará e concordo, mas eles deveriam ser avisados da posição deles, coloquei uma situação aqui e fui orientada para mandar o email para o responsavel e envie dois com prazos entre um e outro para dar tempo, pois afinal são n escolas, vai fazer um mês e nada, então volto ao senhor. Na escola ja teve internet a estrutura esta lá, por que não repara a mesma, depois da ter ceira visita constataram que o problema era o rádio, por que não resolve isso enquanto o Navega esta em outros portos, todos os projetos didáticos da escola estão prejudicados, os que acontecem são incompletos a parte da pesquisa, da busca pela informação para a construção do saber a escola não pode proporcionar, quando é necessario alguns vão em cyber’s, outros não ainda não teem o costume perdem esse momento e a escola perde uma das ações que poderia auxiliar na educação, o uso responsavel da internet, as orientações que nossos alunos precisam, faz mais de um ano que estamos nessa situação, ganhar o Primeiro Lugar em concurso de blog foi uma grande vitória, nos orgulhamos disso, mas gostariamos que esse prêmio não fosse apenas motivo de orgulho e sim que abrissem as portas do mundo para os nossos alunos, uma população carente como o senhor pode constar pesoalmente, mas com grande potencial, no blog isso é mostrado, e por ele a Nossa Escola está no Mundo, mas gostariamos que o Mundo estivesse em Nossa Escola!
____________________________________________________________________________________________
Cecília, você é sabedora que admiro muito o trabalho desenvolvido na Escola do Outeiro, justamente porque é feito em condições extremante adversas.

Alguns professores(as) usariam esta realidade pra justificar a inércia.

Vocês da SI tem mostrado que é possível produzi o sucesso quando se tem compromisso com os nossos(as) alunos(as).

Constatei na visita que fiz a SI que ela esta fora dos padrões necessários ao atendimento de nossos alunos(as).

A CTAE solicitou, com a devida autorização da Secretária Adjunta de Ensino, uma adequação da SI para que ela tenha o padrão de qualidade necessário.

Quanto a internet, a escola será atendida pelo NavegaPará, mas isto somente será realidade quando da conclusão da antena que permitirá a chegada do sinal da internet a escola do Outeiro e ao município de Ananindeua.

Não informarei o prazo, pois se não for cumprido, pode causar descrédito e frustração.

Não pedirei a vc que tenha paciência, pois estas coisas não acontecerão de forma imediata, mas peço que mantenha firme o desejo que você tem de ajudar as pessoas.

Luís Cavalcante
CTAE

171. José Messiano Ramos - 16/06/2009

Prof. Aguiar,

A Professora Rosa, da Escola Alzira Teixeira, no bairro da Condor, apaixonada pelo seu trabalho e pelo Paissandu, está ansiosa por saber das impressões que você teve ao conhecer alunos, professores e demais funcionários da querida e acolhedora escola.
Ela ficou muito feliz e agradece por tão enorme simpatia e simplicidade…

Abraços.

José Messino / USE 04

O professor Aguiar, ainda, não concluiu o texto.
Luís

172. Nilza Moraes - 17/06/2009

Bom dia!Gostaríamos de saber como está o andamento da chegada dos computadores para a revitalização da sala de informática da nossa escola: “Hilda Vieira”.
Abraços!!

173. Rosa Lia - 17/06/2009

Oi pessoal. Estou aqui para fazer uma reclamação. Em 24/03/2009 fiz um pedido de manutenção para a Escola Lauro Sodré, logo recebi um e-mail informando o o conserto estava agendado. Porém, até a presente data não recebi a visita dos técnicos para a realização do serviço. Já mandei vários e-mails e até agora nada. No laboratório da escola possuímos apenas treze máquinas,três estão paradas e fazendo muita falta. A impressora do laboratório, também é outro problema, está sem cilindro a mais de um ano,já foi feito o pedido, mas não foi atendido. A escola é de grande porte,o laboratório é muito procurado pelos alunos e professores. A ampliação seria muito benvinda. O laboratório está estruturado para receber mais sete máquinas.Então, ficaríamos com vinte computadores, o numero ideal para a nossa demanda. Seria possível essa ampliação? E o conserto dos computadores e da impressora?

Obrigada.
Rosa Lia
P.S. Temos seis monitores brancos, apenas os monitores

Quanto a ampliação no momento não é possível. Quando a manutenção enviarei seu e-mail para diretor da DITEC, pois pagamos a FADESP pelos serviços que deveriam ser prestados com rapidez e qualidade.

Luís Cavalcante

174. Iolanda Monte - 18/06/2009

Bom Dia Profº Cavalcante,
Trabalho no Instituto Felipe Smaldone.
Tenho dois problemas a relatar:

1º- Temos dois computadores sem funcionar há mais de dois meses. Já foi solicitado a visita do técnico, mas até agora nada. Será que vc poderia dar um jeito?

2º- Até agora não saiu a minha lotação para Sala de Informática. Desde o início do ano que entreguei o Projeto e a documentação pedida. O prazo era pra abril, já estamos quase no fim de junho. O que preciso fazer?

Um grande abraço!
Iolanda Monte

____________________________________________________________________________________________
Você pode passar na segunda-feira, dia 22 às 10 horas na CTAE

Luís Cavalcante

175. Ediléia Ferreira - 19/06/2009

Profº Cavalcante visite o blog do Palmira Gabriel vc vai ter uma surpresa.rsrsrs. Bjs.

176. José Messiano Ramos - 23/06/2009

Luiz Cavalcante e/ou Marcelo

Estamos aguardando uma resposta da solicitação de troca da Escola Mundo Encantado da Criança (que já extinguiu o convênio com a SEDUC) pela Escola Ruth Rosita de N Gonzales para o recebimento do kit do Tv Escola.

Abraços fraternos

José Messiano e equipe da USE IV

177. Vanja Vilhena - 25/06/2009

Profº você pode incluir o Blog da Escola Rui Barbosa
Endereço: http://escolaestadualruibarbosadopara.blogspot.com

_____________________________________________________________________________
A escola foi incluída…
Luis

178. Nilza Moraes - 26/06/2009

Querido Cavalcante!relaxe!!!!
Estou usando nosso cantinho para desejar a você e sua equipe que tiveram um carinho e competência para resolver alguns “pepinos” de nossa escola.Muito obrigada e até o próximo semestre!!!!Se Deus o permitir!!!
Feliz férias!!!!( nem sei se são suas férias…rsrsrs)

179. Nilza Moraes - 26/06/2009

Ops!!!depois que mando recado no cantinho que fui ler no início do blog que você tirará férias!!!
“Oh falta de atenção!!!um abraço!!!

180. Joseane - 29/06/2009

Esta faltando o blog da minha escola.
http://euniceweaver17.blogspot.com/

181. ana claudia - 13/07/2009

Gostaria de saber quem é o atual coordenador do CTAE? Não é mais o prof. Cavalvante, ou estou confusa?:
______________________________________________________________________________________________
Ele é Coordenador da CTAE e, também, do Proinfo.

182. Profª Nilza Moraes - 31/07/2009

Bom retorno ao nosso coordenador e aos coordenadores da S.I no semestre que se inicia!! Um abraço!!!

183. audreycers12 - 03/08/2009

Olá Prof Cavalcante. Somos da Escola Costa e Silva e estamos estudando a possibilidade de migrar nosso blog, que está atualmente no blogspot, para o wordpress. Nossa dúvida é que ferramenta pode substituir o slideshow na apresentação das fotos postadas no blog. Obrigada.

Cole o código no wordpress como você faz no blogspot…
Luís

audreycers12 - 04/08/2009

Professor, não deu certo.
=/
Eu já tinha pensado nisso. Quando eu colo o código e peço para visualisar o post, só aparece o código e nada de slideshow.

Obrigada

Envia o código para mim…
Luis

Audrey - 06/08/2009

Olá Professor, boas notícias.
Achei um blog que me mostra como colocar o slideshow, em modo de linguagem de programação. Conseguimos.

Muito obrigada.

Ei, envia a dica para mim e para os outros usuários do wordpress.
Luís Cavalcante

184. Paulo Ricardo Souza - 04/08/2009

Como anda a conexão do Navega Pará? Aqui em Santa Maria ainda estamos sem conexãoe em muitas escolas parceiras a nossa (Escola Severiano Benedito de Souza), estão com um certo prejuizo no lançamento denovos projetos de utilização do computador no processo ensino-aprendizagem. Aproveito para relatar computadores com problemas de atualização (estão com o ruindows 98) para Linux e alguns parados. Aquem devo repostar? Obrigado pela atenção. Se possivel de uma lida no blogdo Professor Paulo Ricardo.

185. Fernanda Cruz - 06/08/2009

Olá,
Trabalho na escola Salomão Matos, de Salvaterra-Marajó, e gostaria de divulgar o nosso blog: escolasalomaomatos.blogspot.com

Mudando de assunto…Fiquei muito triste por não ter sido selecionada pela PUC-Seduc.Mas sei que outras oportunidades ainda virão.
Um abraço.
____________________________________________________________________________________________
Confira a informação. Ligue para 32015146. Fale com a Rose…
Vou divulgar o blog!!!
Luis Cavalcante

186. Marcelo Carvalho - 07/08/2009

Professor a Fernanda ainda está aguardando a lotação dela na sala de informática, mas como podemos ver já iniciou seu trabalho criando o blog da escola, como diria o poeta: quem sabe faz a hora, não espera acontecer…

Marcelo Carvalho

187. carmem Bezerra - 08/08/2009

Em meio a tantos colegas que enviam suas dificuldades, quero dizer que nossa escola está bem.Fomos roubados(fios) mas, já recolocamos outros fios com recursos adquiridos pela própria escola.Finalmente abrimos a sala de informática,Agora é bola p frente.Já temos nosso blog.

Carmem e Celso.

Qual o endereço corajosos coordenadores????

Luis

188. Fernanda Cruz - 09/08/2009

“Normas para administrar a justiça:
-Não faça declarações falsas e não entre em acordo com o culpado para testemunhar em favor de uma injustiça.
Não tome partido dos poderosos para fazero o mal. E, num processo, não preste depoimento inclinando-se em favor dos poderosos, a fim de torcer o direito; nem favoreça o poderoso em seu processo.
Se você encontrar, extraviados, o boi ou o jumento do seu adversário, leve-os ao dono. Se você encontrar o jumento do seu adversário caído debaixo da carga, não se desvie, mas ajude a erguê-lo.
Não torça o direito do necessitado em seu processo.
Afaste-se da acusação falsa: não faça morrer o inocente e o justo, nem absolva o culpado.
Não aceite suborno, porque o suborno cega quem tem os olhos abertos e perverte até as palavras dos justos.
Não oprima o imigrante: vocês conhecem a vida do imigrante, porque vocês foram imigrantes no Egito.”

Êxodo: 23;1-9.

Que Deus abençoe todos nós!

189. Silene Faro - 10/08/2009

Oi, pessoal, já temos um jornal virtual, estamos na 1ª edição. Por favor, divulguem e deixem algum comentário, sugestão, … nós vamos ficar muito agradecidos. O endereço é do jornal é: http://jornaldojeq.blogspot.com/
Abraços,
Silene Faro
______________________________________________________________________________________________
Silene, acrescentei ao link de jornais virtuais do Blog da Ctae.

Luis

190. eric - 10/08/2009

sugestão: inserir uma caixa de busca no blog do ctae, tentei procurar aqueles telefones para manutenção do ar condicionada da SI. não achei.

191. presidentecostaesilva - 11/08/2009

Bom dia Professor. Nós da Escola Costa e Silva gostaríamos de informar que nosso blog está de cara nova. Migramos do blogspot para o worpress. Os desafios desta mudança tem nos impulsionado a cada dia. Nosso novo endereço é: http://escolacostaesilva.wordpress.com

Pedimos que o link do nosso blog seja alterado, por favor.

Obrigada!!

————————————————————————————

Meus parabéns pela mudança, já foi modificado o link.

abs,

ML

192. NTE Marabá - 12/08/2009

Prof. Cavalcante é do nosso conhecimento que o Sr. anda muito ocupado, por isso peço que autorize o Prof. Aguiar a atender nossa solicitação que é uma impressora, nem que seja uma daquelas do tempo dele. O NTE Marabá está iniciando o 2º semestre com o curso de 100h com uma média de 400 professores inscritos, e sem ter nenhuma impressora para imprimir uma lista de frequência fica difícil, sem falar que este ano não recebemos fundo rotativo. Vê se convence o Prof. Aguiar a atender nosso pedido. Estamos aguardando.

Vou falar com ele…

Luis

193. Fernanda Cruz - 12/08/2009

Oi Prof. Luis,
Gostaria de lhe agradecer pela aprovação do meu projeto para a sala de informática da escola Salomão Matos-Salvaterra, bem como aos amigos da CTAE (Nei, Bertolina, Marcelo e a Rose).
Assim que o técnico Handerson estiver na escola, faremos um levantamento dos equipamentos da sala de informática que estão em condições de uso.
Um abraço!

194. Fernanda Cruz - 14/08/2009

Bom dia!
O Sr. pode me informar se na nossa escola, Salomão Matos (Salvaterra-Marajó) teremos o Aluno Integrado bolsista???
Um abraço.

terão, caso enham recebido o material da rádio do projeto rádio escola…
Maiores informações: tonycunha42@gmail.com (responsável pela bolsas)
Luís Cavalcante

195. presidentecostaesilva - 14/08/2009

Boa tarde Professor.

Bem, como você havia pedido, aqui está a forma como conseguimos postar o slideshow no wordpress.

1. O slideshow deve ser montado da forma convencional, com as fotos, as animações…

2. Quanto tudo estiver pronto e pronto para copiar o código para fazer a postagem, o código deve ser copiado para um editor de texto.

3. Geralmente, na segunda ou terceira linha, haverá um numeral composto de 19 algarismos. Esta é a id do slideshow. Ela aparece id=…..

4. Esta id deve ser copiada e colada no seguinte comando

[slideshow id=*************&w=426&h=320]

5. Este comando deve ser colado no post.

Esta foi a única forma que conseguimos fazer. Se alguém tiver uma forma mais fácil, avise-nos.
Espero que dê tudo certo e que tenhamos ajudado.

Grande abraço e excelente fim de semana.

196. Jaime William Vale de Sousa - 19/08/2009

Os computadores da sala de informática da escola EEEM Profº Antonio Gondin lins foram utilizados em uma oficina do blog da USE 15, onde trocaram o BOTOSETLINUX pelo UNBUTU com a promessa de que logo após o termino da mesma retornariam com o BOTO e até hoje…Necasdepitibiribas ENTENDERAM!!! A referida oficina aconteceu antes das férias escolares. Por favor intercedam em nosso favor. abraços. Jaime

williamsousa - 26/08/2009

Agradeço ao Prof Cavalcante o empenho na resolução do problema da sala de informática da escola e aos tecnicos pelas dicas importantes. O botsetlinux já está de volta. Abs Jaime.

197. Eric - 23/08/2009

orkut da escola, o que acham da idéia? como extensão do blog? a favor ou contra?, estamos fazendo uma experiência, vamos ver no que vai dar.

Visitem

http://helenaguilhon.blogspot.com
http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Audrey - 26/08/2009

Orkut???

Ahhh, idéia boa. Nossa escola (Presidente Costa e Silva) tem uma comunidade, mas está meio parada!

Creio que esteja na hora de movimentá-la novamente!

Obrigada pela lembrança (sem intenção =D), Eric.

198. Jaime William Vale de Sousa - 26/08/2009

Profº Cavalcante, a sala de informática da escola Antonio Gondin Lins está sendo usada no censo escolar. São de 4 a 5 máquinas, todos os dias, sendo usadas e atrapalhando qualquer atividade dos professores no uso da sala. Pergunta: Qual o posicionamento que o ctae tem a este respeito? Como devo proceder nessa situação?? Este espaço também se destina a isso???? Abs. Jaime

Sala de informática e para alunos(as). Que façam o censo na Secretaria da escola.
Foi para isso que a SEDUC enviou novos computadores para parte administrativa da Escola.

Luís

199. Ediléia Ferreira - 26/08/2009

Boa noite Profº Calvacante tudo bem, obrigada pelos kites de segurança.
Mas, ainda não foi o suficiente, se for possível nos arrumar mais três ficaremos muitos gratos.
Professor estamos com intenção de realizar uma oficina de blog, espero contar sua ajuda. Irei lhe procurar para alguns esclarecimentos.
Você está visitando o blog do Palmira Gabriel?,
Gostou da modificação?
Quero encontrar seus comentários no blog?

Edileia, gostei das modificações. Verde é a cara do Palmira…
Verei se posso arranjar mais kits.
Sobre a oficina pode contar com a CTAE. Podemos ajudar na reprodução do material
Passe aqui conosco…
Luis

200. Paulo Ricardo Souza - 28/08/2009

Como anda a conexão do Navega Pará? Aqui em Santa Maria ainda estamos sem conexão e em muitas escolas parceiras a nossa (Escola Severiano Benedito de Souza), estão com um certo prejuízo no lançamento de novos projetos de utilização do computador no processo ensino-aprendizagem. Aproveito para relatar computadores com problemas de atualização (estão com o ruindows 98) para Linux e alguns parados. A quem devo reportar? Obrigado pela atenção. Se possível de uma lida no blog do Professor Paulo Ricardo.

Paulo,

A escola E E E F MAGALHAES BARATA – SANTA MARIA DO PARA, foi pré-selecionada para receber computadores preciso urgente de três fotos: 1 da fachada com nome da escola, uma da porta da sala de informática mostrando a grade e outra do interior da sala de informática mostrando a bancada.
Preciso urgente.

Sobre problema de manutenção de computadores comunique para: <jucilene.oeiras@seduc.pa.gov.br.
Navegapará: maximino.junior@seduc.pa.gov.br

Me ajude nas fotos da escolas… Vou ler o seu blog!!!

Luís

201. Nilza Moraes - 31/08/2009

Bom dia, Cavalcante,gostaria de saber se há possibilidade de realizar uma enquete de direção escolar na qual só pode votar na sala de informática, visto que a chapa concorrente argumentou que s eu colocar no blog ficaria aberto a todas as pessoas que podem e que não podem votar, com isso traria um PSEUDOIBOPE atrapalhando sua candidatura.Vc pode me ajudar?Um abraço!!!

A reclamação procede. No blog todo mundo pode votar.
Há uma saída. É possível no wordpress criar um post e colocar a enquete e liberar a senha para a pessoa que vai votar. Funciona desde que tenha mesários para liberar a senha.
Luis

Luís

202. Profª Nilza Moraes - 31/08/2009

Muito obrigada pela informação!!!
Valeu!

203. Jorge Andrade - 09/09/2009

Olá Prof. Cavalcanti
Não sou professor de sala de informática, mas meu projeto para a SI esta na SEDUC para ser analisado onde estou pleiteando uma vaga na Escola Rui Barbosa no período da manhã, mas eu gostaria de divulgar o blog que fiz da outra escola que dou aula o Preventório Santa Terezinha o endereço é http://preventoriosantaterezinha.blogspot.com/

Um abraço
____________________________________________________________________________________________
Ligue para 32015146 e fale com a Vanja sobre seu pedido de lotação.

Luís Cavalcante
______________________________________________________________________________________________

204. Rosa Lia - 17/09/2009

Professor Cavalcante. O Laboratório de Informática da Escola Lauro Sodré pede socorro. As poucas maquinas que temos estão parando. Dos treze computadores, cinco estão danificados. Já cansei de chamar o técnico responsável, também enviei e-mails para o suporte técnico e para o cantinho do coordenador, e até agora nada. Está luta estou travando desde Março. Foram remanejados seis computadores da secretaria para o laboratório, já estão aqui a um certo tempo, porém ainda não foram instalados. Por favor dê uma força para que os problemas deste Laboratório sejam resolvidos.
Atenciosamente.
Rosa Lia

Estou enviando suas justas reclamações para o Diretor da Ditec com cópia para nova Secretária de Educação.

Mantenha contato comigo.

Luís Cavalcante

205. Lena Bezerra e Rita Bentes - 21/09/2009

Caro professor Cavalcante,
Aqui na UEES Astério de Campos não estamos podendo acessar os arquivos do site EDUCAREDE, Comunidade “Minha Terra- Aprender e inovar”, onde se encontram as orientações essenciais para o desenvolvimento de um projeto que queremos implementar com nossos professores e alunos.
Acreditamos ser um problema técnico e só temos até a próxima quarta-feira, dia 23/09/09 para acessar essas informações na rede!!!
Aguardamos encaminhamento urgente.
Gratas pela atenção,
Ana Dilce (professora UESS Astério de Campos)
Lena Bezerra e Rita Bentes (coordenadoras SI)
Rosistela Oliveira (NTE-Washington Lopes)

Amanhã vou conversar com o Diretor da DITEC sobre sua solicitação.
Luis

Luís Cavalcante

206. Benedita Brasil - diretora da EEEFM JULIA G PASSARINHO - 24/09/2009

Boa Noite Professor Luiz

Gostaria de solicitar dois laboratórios para os anexos das escola, visto que estes anexos estão localizados em zonas rurais e, tomei conhecimento que existe o PROINFO RURAL para atender essas demandas.
Aguardo um retorno o mais breve possível e com boas noticias.
Estamos aguardando o senhor por aqui por Santarém!!!

Qual a escola???
______________________________________________________________________________________________

Benedita Brasil - 25/09/2009

As escolas são Anexo I Escola Julia G Passarinho – comunidade do Mararu e Anexo II Escola Julia G Passarinho – comunidade do Jacamim todas no município de Santarém.

______________________________________________________________________________________________
Estarei em Santarém no dia 06 de outubro para premiação do concurso de blog.

Luís Cavalcante

207. Ana Cecilia(Outeiro) - 14/10/2009

Bom dia !

Professor Cavalcante, vou contar uma história: A três semanas atrás, numa sexta-feira, fim de tarde, um grupo de pessoas em nome do MEC, mas representando a OI, querendo saber da internet, como não tinha nada, colocaram um fio ligado do poste até a sala de informática, e saíram dizendo que no máximo segunda-feira outra empresa ira instalar o modem e assim a internet iria funcionar, bem ainda não chegou a segunda esperada e gostaria de saber a onde buscar a solução para esse problema, qual a empresa, se procede ou estão enganando o MEC, e consequentemente a SEDUC e a escola. O que faço o Senhor sabe de nossas necessidades e quanto a falta de internet deixa alguns projetos engavetados. Desde já agradeço!
e FELIZ DIA DO PROFESSOR! QUE NOSSOS SONHOS SE REALIZEM!

____________________________________________________________________________________________
Ana venha até a CTAE para discutirmos a situação. A internet é do projeto de de banda larga nas escolas do governo federal em parceria com a SEDUC.
Vou encaminhar seu e-mail para o setor responsável para que cobre da empresa a agilização da instalação da internet na escola.

Quem sabe sua escola com banda larga seja seu presente do dia da Professora, ainda, que chegue atrasado.

Luís (Ctae)

208. Ercio Andrade - 24/10/2009

Estamos precisando consertar um monitor (não liga) e uma CPU (não liga), também consertar uma saída de rede da bancada (não está conectando internet nesta saida) além de 6 mouses, para completar a capacidade do nosso laboratório da escola Barão de Igarape Miri. Prof. Ercio

209. Marcelo Carvalho - 27/10/2009

Boa noite Cavalcante, Vanja e Menino Lobo,

Estou aqui na Escola Jarbas Passarinho, com a professora Júlia da Sala de Informática, estamos conversando para viabilizar algumas ações para o espaço.

Ela precisa de revisão em duas máquinas (não funcionam). Por favor, vamos mobilizar nosso amigo Eudison para solucionar o problema.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

210. José Messiano - 28/10/2009

Por favor, divulguem o Curso Juventude, Tecnologia e Cidadadania.

Maiores informações no blog da Use 04 e do NTE II.

Obrigado.

211. Profª Nilza - 03/11/2009

Bom dia Marcelo,não entendemos o porquê que a nossa escola não está na relação de ganhar os kits de computadores pelo proinfo? Ou ela está em outra relação? Me deixe tranquilizada, aguardo resposta!!
Obrigada!!!
Escola Profª Hilda Vieira
______________________________________________________________________________________________

Porque sua escola já foi selecionada. Estas são escolas novas…

Luis cavalcante

212. Sandra Rodrigues - 03/11/2009

Boa noite, por favor, gostaria de saber como faço para colocar os computadores em rede, sou professora da Sala de informática da Escola Sta. Maria de Belém, turno da noite, já liguei algumas vezes e solicitei, mas até agora nada, não me importo em colocar o material que os professores utilizam, mais demora instalar de um por, se puder ajudar ficarei muito agradecida. E acompanhe o BLOG da Escola, o endereço certo é: http://www.escolastamariadebelempa.blogspot.com

_____________________________________________________________________________________________

Vou enviar sua solicitação para o Supervisor do Suporte Técnico.

Luis Cavalcante

213. Lucia martins - 05/11/2009

Olá Luis Cavalcante.
Estou colocando as informações da escola de Santarem que está com problema de energia eletrica.

Escolar da Escola Estadual de 2º Grau Rodrigues Santos
R. Siqueira Campos, 126 – Santarém – PA, 68005-020
(0xx)93 3522-3128‎
Bem, vamos torcer na possibilidade de resolver esse problema.
Um abraço.
Lucinha

214. Maria da Paz - 05/11/2009

Boa noite,estou desenvolvendo minhas atividades na sala de informática da E.E.Cônego Leitão – Castanhal. No dia 21 de setembro de 2009, foi cancelado o serviço de internet fornecido pela Oi Velox. Pedimos que fosse solucionado o problema e no dia 16 de outubro apareceu um técnico e deixou a internet funcionando em apenas um computador na sala das tecnicas pedagógicas, nas demais áreas da escola ( sala de informática, secretaria e direção) estão sem esse serviço. Gostaria que esse problema viesse a ser resolvido o mais breve possível.
Atenciosamente: Maria da Paz

Desculpe,
Só pude ler seu e-mail hoje….

Mas determinei providencia urgente!!!

Luis

215. Sandra Rodrigues - 06/11/2009

Boa noite, por favor gostaria de saber como faço para encontrar o modelo de relatório para os professores da sala de informática, não consegui achar, desde já agradeço a ajuda.

216. valena dias - 06/11/2009

Boa tarde, profº Cavalcante,
Trabalho na E.E.E.F.M. PROFº DELGADO LEÃO, Cachoeira do Arari. Como faço para que a minha escola receba o kit Proinfo? Minha escola precisa muito!
Um abração!
___________________________________________________________________________________________
A escola selecionada em cachoeira é E E E F JOSE RODRIGUES VIANA. Ela tem sala de informática?

Caso tenha dever enviar as fotos seguindo a orientação contida no blog da CTAE…

Sua escola não foi selecionada, mas faça o mesmo. Vou entrar em contato com MEC para ver se consigo…

Luis Cavalcante

valena dias - 24/11/2009

Olá profº

Entrei em contato com a Diretora da Escola Sede e com a da Escola Jose R. Viana, e me informaram que a escola, apesar de apresentar salas disponíveis não apresentam sala de informática. Elas gostariam de saber se haveria a possibilidade de remeter para a referida escola o kit proinfo, antes da manutenção da sala de informática, que ocorrerá o mais breve possível, pois a diretoras têm medo de perder essa grande oportunidade.
Será solicitada junto à SEDUC a inclusão de turmas de de nível médio, cujas irão precisar muito de computadores para o aprendizado.
Um abraço

____________________________________________________________________________________________
O proinfo somente destina computadores para escola que possuem SI prontas para funcionamento.
Luis

217. Maria da Paz - 06/11/2009

Olá prof Luis. Aprecie e adicione o nosso jornal virtual da Escola Cônego Leitão – Castanhal. jornaldoconego.blogspot.com
Estamos temporariamente sem internet mas dá pra ver como é desenvolvido.
Da Paz

218. Ercio Andrade - 09/11/2009

Ainda não foi respondida a minha solicitação. Aguardo

219. Maria da Paz - 12/11/2009

Boa noite prof. Luís. Muito obrigada por encaminhar solução ao nosso problema. Toda escola agradece.

Maria,

Eu que agradeço pela confiança e tolerância, pois é nossa obrigação atender bem nossas escolas.

Luis

220. Prof. Rafael Herdy - 12/11/2009

Boa Tarde Prof. Cavalcante

Não consigo acessar como root no boto set, gostaria de modificar o arquivo hosts para bloquear o orkut, quando tento acessar como root ele dis que a senha está incorreta, porém só temos uma senha de root aqui no lab.

abraços..

Ligue para o Eudson:

88620056. Ele vai ajudar você…

Luis

221. Diretora Cristina Gonçalves - 23/11/2009

Senhor coordenador do CETAE,
No dia 27 de Novembro do corrente ano, estaremos oficialmente, inaugurando nossa Sala de Informática Prof. Agostinho Benedito Rayol Nunes Maciel, no horario das 16h30′. Gostaríamos de contar com a sua presença e, na oportunidade solicitamos o envio de pessoal qualificado para proceder a limpeza dos ar condicionados da escola como um todo, incluindo, principalmente, a sala de informática, que ainda não colocaram um novo.
Atenciosamente,
Cristina Gonçalves
Telefone para contato
Escola 32356572
Cel: 96279010.
____________________________________________________________________________________________
Obrigado
Luis

222. Jorge Andrade - 25/11/2009

Caro Professor Luís sou Coordenador S.I da Escola Rui Barbosa e estamos com problema em uma maquina pois quando o técnico do Navegapará veio configurar queimou um maquina saiu fumaça dela e deu um estouro, ligamos para o suporte e eles disseram que tinha que chamar a positivo so que estas maquinas são do pregão de 2006 e segundo a positivo a garantia já terminou peço que o Sr. me ajude a tentar solucionar este problema.

Atenciosamente

Jorge Andrade

Enviei a sua solicitação ao suporte técnico. Como o coordenador do suporte apostou um pendrive que atende toda as solicitações das escolas, aguardo sua confirmação de atendimento.

Luis

223. Jorge Andrade - 14/12/2009

Olá Prof. Cavalcante venho novamente reforçar ao sr. o problema de uma maquina S.I da E E Rui Barbosa que o computador queimou no dia da instlação do navegapará a maquina fez um barulho e saiu fumaça, eu relatei ao sr. numa postagem anterior, e o suporte foi acionado logo após a postagem que fiz, mas o técnico agendou 3 vezes e nunca apareceu, peço sua ajuda pois vou iniciar umas oficinas do uso da informática nas disciplinas, para os professores da escola e preciso das 10 maquinas funcionando.
Agradeço desde ja a sua atenção.

224. Jorge Andrade - 14/12/2009

Só lembrando para o Sr. cobrar o seu pendrive do coordenador do suporte.🙂

Um abraço

225. Jorge Andrade - 29/12/2009

Prof. Luis venho relembrar o problema da S.I da Escola Rui Barbosa onde uma maquina encontra-se queimada devido a instalação do navegapará que queimou e fez um estouro.
Peço novamente a sua ajuda.

Um abraço

226. Eric - 30/12/2009

Olá pessoal, vejo alguns colegas enviando mensagens ao Professor Cavalcante,que continua assombrando o blog do ctae, e fico refletindo sobre o impacto que teve esse diálogo do professor com as escolas, tinhamos a quem reclamar… E agora?já estamos há um bom tempo sem coordenador, pelo menos que eu saiba. Essa coordenadoria não pode quebrar o ritmo que tem desenvolvido,dialogando,ouvindo críticas e procurando soluções viáveis para as salas de informática. Ah, que tenhamos um feliz ano de 2010. Abraços.

227. Luziane Lélis - 08/02/2010

Informamos que chegaram os computadores do PROINFO na E.E.E.F.M Barão de Igarapé Miri. Solicitamos a instalação dos mesmos.

Agradeço a vossa atenção.

Atenciosamente,

228. Rosa Duarte Almeida - 07/04/2010

Sou Professora da Escola Estadual Deuzuita Pereira de Queiroa-Redenção-PA, a mesma possui um laboratório de informática com 30 micro computadores e conectados a internet. Porém, o LABORATÓRIO FICA FECHADO por não ter um professor lotado nesse espaço pedagógico. No ano passado a direção da escola fez o pedido da lotação (150 h ) e o pedido voltou alegando que eu profª Rosa só poderia ser lotada com 100 horas, assim terminou o ano letivo ninguém foi lotado no laboratório eu passei o ano de 2009 e continuo lotada com 100 horas aguardando a lotação no laboratório de informática. Enquanto isso, os 1600 alunos da escola tem que pagar lanhouse para fazer pesquisas… POR FAVOR, nós ajude a resolver essa situação.

ctaeseducpa - 13/07/2010

Professora,
Verificamos seu processo desde maio, quando a nova equipe da CTAE ingresssou, mas faltam documentos importantes e demais documentos devem ser revistos com voce. Por favor entre em contato por telefone, logo no inicio de agosto. 091-32015146, peça para falar com Vanja.

229. Rosana Furtado - 10/06/2010

Prof. Marcelo não sei se o senhor ainda comenta este blog, mas tenho algumas informações a lhe dá da Escola Mário Queiróz do Rosário-Bragança-Pa.,
Deu um grande trovão, o modem do Lab queimou, o técnico foi até o lab detectou que estava queimado, fizemos nossa coleta, compramos, isto antes da greve, no dia 27 de maio de 2010, veio outro tecnico da empresa da Oi para fazer a troca, só que ele disse que não estava queimado o modem.
Só que ele não trocou o modem novo e ainda levou o modem antigo que estava no Laboratório, agora o que fazemo? precisamos de internet, está vindo ai o projeto aluno integrado e não temos a web, fora os nossos projetos que desenvolvemos no Lab.
Já entramos em contato com o suporte técnico de Bragança e não tomaram nenhuma providência, o jeito é apelar à Vocês daí da CTAE. Aguardo sua resposta U=R=G=E=N=T=E.
Rosana Furtado

230. ctaeseducpa - 13/07/2010

O telefone é 32015146.

231. Valter Arnaud Rodrigues - 25/08/2010

Solicito a troca do endereço do Blog da escola Cristo Redentor de Abaetetuba para http://redentornet.blogspot.com
Obrigado
_________________________________________________________
Boa noite Valter,

Será atualizado imediatamente!
Aurea.

232. Augusto Martins - 08/09/2010

Sr. Coordenador, por favor subistitua a página da Escola Manoel de Jesus Moraes, divulgado neste CTAE pelo BLOG DA ESCOLA: escolamjesus.blogspot.com OBRIGADO !
Profº Augusto Martins
Coordenador Sala de Informática
Escola Manoel de Jesus Moraes

________________________________________________________
Foi substituido.

233. Sheylla Vaz - 14/09/2010

Olá,
Gostaria que colocassem nos endereços de blogs das escolas estaduais o endereço da escola em que trabalho.

http://escolamariabenta.blogspot.com
ESCOLA MARIA BENTA OLIVEIRA DE SOUSA
_________________________________________________________
Oi Sheilla,
Esta feito.
Abraços

234. Valdir Gomes das Merces - 17/09/2010

Parabéns a toda a equipe da CTAE pelo brilhante evento. Se teve algum erro é porque foi feito alguma coisa. Nunca se errou por que nunca foi feito nada e os professores coordenadores de salas de informática ficaram a ver navios.
Porém, tivemos mais acertos do que erros, e não acabou por aqui é luta é árdua e continua.
Um grande a abraço em nome da EEEM Profª Ducilla Almeida do Nascimento.

235. A loucura e a sabedoria « - 21/09/2010

[…] Comentario 1 […]

236. Cidiane Soares - 22/09/2010

Olá,

Sou professora coordenadora da sala de informática da escola Dr. Justo Chermont,Bairro da pedreira, aqui em Belém, tenho 2 excelentes alunos argonautas lotados em diferentes horários, gostaria de saber para onde e como faço a solicitação para renovação de bolsa desses alunos?
Obrigada,
cidiane Soares
P.S.Parabenizo toda a equipe CTAE pelo encontrono Hangar dos professores da sala de informática, proponho que esse evento seja anual.
____________________________________________________________________
Olá Cidiane,
Concordo com voce, o encontro deve ser anual. Faremos isto!
Quanto a bolsa do Argonautas, deve ser solicitada atraves do programa Portas Abertas. Os recursos para os Argonautas devem ser previstos ao se elaborar o Proejto na propria escola. Nos somo parceiros na formação dos alunos, fazemos acompanhamento das ações deles no laboratorio de informatica. Alias, pretendemos melhorar e aperfeiçoar este acompanhamento no proximo ano.

Atenciosamente,
Aurea

237. Paulo Ricardo Souza - 23/09/2010

Gostaria de informar que na Sala de Informática da Escola que coordeno existem mais de 20 monitores parados por falta de cpu (esta falta se dá pelo furto já informado a SEDUC). Apesar de solicitado por várias vezes substituição, ainda não foi atendida. Gostaria de solicitar sugestão para tais monitores (devolver? Como?), já que liguei para vários departamentos e colocam o problema para outros mais. Obrigado pela atenção e na oportunidade parabenilar pelo lindo evento realizado no Hangar.

238. Goet T Galvão - 28/09/2010

Visitem o blog de nossa escola. http://www.eeemruibarbosa.blogspot.com Escola Rui Barbosa em Tucuruí. Um abraço.

239. Cidiane Soares - 06/10/2010

Bom dia Profª Áurea,
Gostaria de solicitar a substituição de 8 novas máquinas na escola Justo Chermont, Pedreira, pois essas 8 máquinas são do positivo (branca) e não é compatível com as versões atuais do Linux, temos um curso em parceria com o NTE II, Introdução à Informática,com a versão atual do Linux, agendado para o dia 18/10/2010. A proposta é que essas máquinas (brancas) fossem sedidadas (após substituição)para o programa Prosseguir. Inclusive já até conversei com a Micheline sobre essa possibilidade.
Abraços,
Cidiane Soares

240. Cidiane Soares - 06/10/2010

Ops, na realidade não é a substituição de 8 novas máquinas, mas sim a substiuição 8 máquinas, por 8 novas máquinas…Ah, e também falastes no encontro no Hangar que os kits que recebemos tem 3 anos de garantia. Pois bem,quando o técnico foi instalar esse kit na escola Justo Chermont, foi no período de recesso, a vice-diretora, que o recebeu,a mesma não fez o acompanhamento da instalação, quando voltou às aulas detectei que um estabilizador novo,não havia sido instalado,pois não funcionou quando o técnico fez a instalação, e este não fez a substituição, e agora um outro estabilizador também não está funcionando. Como faço para obter 2 novos estabilizadores também?
Abraços,
Cidiane Soares

241. Paulo Ricardo Souza - 13/10/2010

Resolvi escrever pois até agora não recebi resposta no que diz respeito em reposição a computadores da EEEFM SEveriano Benedito de Souza – Santa Maria do Pará – já que estamos usando os pc’s do Telecentro… estamos com uma demanda de pelo menos 20, já que há pontos ociosos na SI. Obrigado pela atenção.

242. Paulo Ricardo Souza - 13/10/2010

o blog da escola é blogdosbs.blogspot.com

243. Escola Maria Camara Paes - 22/10/2010

Gostaria de saber como posso criar um blog para escola Maria Camara Paes neste site ?

Diretor
__________________________________________________________
Diretor,
Voces podem criar um blog usando a ferramenta wordpress ou blogspot, ambas sao livres/gratuitas, e depois no enviar o endereco para divulgarmos na lista de links na barra do lado.
Sugiro ainda, os professores de suas escola participarem de uma oficina de blogs nos NTEs(o mais proximo da escola) ou fazerem o curso de 40 h(introducao a educacao digital) que possui uma unidade que ensina passo a passo a criar um blog na internet.
A CTAE nao tem site, pois promovemos o uso de blogs nas escolas como ferramentas livres de producao de conhecimento e interacao em rede, e por isso temos tambem um blog como forma de incentivo e de divulgacao de nossas principais acoes.
Aguardo uma resposta da criacao do blog de sua escola!

Abraco
Aurea Albuquerque

244. José - 15/12/2010

Quando será a divulgação dos vencedores do educablog 2010.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: